Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Portos de Lisboa e Setúbal crescem em 2024 e reforçam papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa
Os Portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa. Juntos, os dois Portos movimentaram um total de 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEUs.
O Porto de Lisboa encerrou o ano com um crescimento de 3,6% no volume de carga movimentada, em relação a 2023, totalizando 11,3 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, e 460.746 TEU, representando um aumento de 9,8% em comparação com o ano anterior. A recuperação de linhas de contentores e a introdução de novas rotas comerciais, ligando Lisboa a mercados estratégicos como o continente americano, foram fatores decisivos para este desempenho.
Já o Porto de Setúbal obteve um aumento de 3,7% no volume de carga movimentada, atingindo 6,5 milhões de toneladas. Este resultado reflete os investimentos na melhoria das infraestruturas portuárias, acessibilidades e equipamentos, além do empenho de toda a comunidade portuária. Apesar de um ligeiro decréscimo de 0,8% no segmento de carga contentorizada, com 155.872 TEU movimentados, o Porto de Setúbal continua a desempenhar um papel fundamental nas exportações portuguesas, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país.
Carlos Correia (na foto), Presidente dos Conselhos de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, sublinha que «os Portos de Lisboa e Setúbal desempenham um papel central no apoio às cadeias logísticas nacionais e internacionais, servindo a Área Metropolitana de Lisboa e o seu hinterland, e garantindo uma conexão estratégica com mercados globais. Os resultados alcançados são o reflexo do trabalho desenvolvido por cada um dos portos no sentido de se consolidarem como motores de desenvolvimento económico e social do País».
Para o Presidente dos Portos de Lisboa e Setúbal, «existe um compromisso de continuar a investir na modernização das infraestruturas, na diversificação de rotas e no reforço da eficiência operacional. Estas iniciativas são essenciais para manter a competitividade dos dois Portos e tornar Lisboa e Setúbal numa referência global no setor marítimo.»