Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Lisboa e Setúbal crescem em 2024 e reforçam papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa

Os Portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa. Juntos, os dois Portos movimentaram um total de 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEUs.

O Porto de Lisboa encerrou o ano com um crescimento de 3,6% no volume de carga movimentada, em relação a 2023, totalizando 11,3 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, e 460.746 TEU, representando um aumento de 9,8% em comparação com o ano anterior. A recuperação de linhas de contentores e a introdução de novas rotas comerciais, ligando Lisboa a mercados estratégicos como o continente americano, foram fatores decisivos para este desempenho.

Já o Porto de Setúbal obteve um aumento de 3,7% no volume de carga movimentada, atingindo 6,5 milhões de toneladas. Este resultado reflete os investimentos na melhoria das infraestruturas portuárias, acessibilidades e equipamentos, além do empenho de toda a comunidade portuária. Apesar de um ligeiro decréscimo de 0,8% no segmento de carga contentorizada, com 155.872 TEU movimentados, o Porto de Setúbal continua a desempenhar um papel fundamental nas exportações portuguesas, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país.

Carlos Correia (na foto), Presidente dos Conselhos de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, sublinha que «os Portos de Lisboa e Setúbal desempenham um papel central no apoio às cadeias logísticas nacionais e internacionais, servindo a Área Metropolitana de Lisboa e o seu hinterland, e garantindo uma conexão estratégica com mercados globais. Os resultados alcançados são o reflexo do trabalho desenvolvido por cada um dos portos no sentido de se consolidarem como motores de desenvolvimento económico e social do País».

Para o Presidente dos Portos de Lisboa e Setúbal, «existe um compromisso de continuar a investir na modernização das infraestruturas, na diversificação de rotas e no reforço da eficiência operacional. Estas iniciativas são essenciais para manter a competitividade dos dois Portos e tornar Lisboa e Setúbal numa referência global no setor marítimo.»