Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
PROJECTO LIDERADO PELA APS
Avanços do primeiro ano de NEXUS apresentados na 2.ª edição das «Agendas Mobilizadoras no Alentejo»
Decorreu, a 19 de Janeiro, a 2.ª edição do evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) em Évora e sob a responsabilidade da PACT e CCDR Alentejo. Esta iniciativa voltou a reunir os líderes dos consórcios das agendas mobilizadoras com investimentos na região do Alentejo, numa sessão que pretendeu apresentar os principais avanços e resultados do 1º ano de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Neste âmbito, e enquanto líder da Agenda NEXUS, a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., apresentou o ponto de situação do projeto, cujo principal objetivo é o de criar um ecossistema de inovação e promoção para a transição verde e digital do setor dos transportes e da logística, com especial enfoque nos corredores multimodais de Sines, e através do desenvolvimento de 28 produtos e serviços.
No centro deste ecossistema, o NEXUS OPEN DATA COLLABORATION PLATFORM, compreende um conjunto de aplicações e serviços que exploram princípios de IoT e promovem importantes sinergias entre a plataforma colaborativa de dados abertos e as demais aplicações e serviços destinados a melhorar a performance das operações logísticas.
Este evento de acompanhamento dos principais desenvolvimentos do PRR no Alentejo contou ainda com a presença do Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Professor Pedro Dominguinhos, IAPMEI e as principais entidades com investimentos previstos na região, representantes de diversos agentes regionais e respetivos municípios.