Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APRAM quer envolver startups na descarbonização e crescimento sustentável dos portos

Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, recebeu empreendedores internacionais ligados à economia do mar

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) reforçou esta quarta-feira o compromisso ambiental da sua administração, estabelecendo como linhas orientadoras para os próximos anos, a descarbonização e o crescimento sustentável.

“É um ponto fundamental para nós que o crescimento do Porto de Cruzeiros aconteça de forma sustentada e ambientalmente comprometida”, disse a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, durante a abertura do Bootcamp @ Madeira Islands, uma organização conjunta da Startup Madeira e do Fórum Oceano, que tem na APRAM um dos principais parceiros.

Por isso, continuou Paula Cabaço, estamos a investir na descarbonização dos nossos portos, através da digitalização de processos que garantam uma maior eficiência, e de uma aposta nas energias renováveis que vão permitir produzir a nossa própria energia, e ainda fornecer ‘energia verde’ aos navios atracados.

Falando para uma plateia composta por líderes de start-ups ligadas à economia do mar, a responsável pela APRAM, destacou o “ecossistema amigo do empreendedorismo e do investimento” que caracteriza a Madeira, sublinhando que a Região concilia competência, investigação, infraestruturas, e instrumentos fiscais e financeiros competitivos.

“Precisamos de todos vocês, empreendedores, para fazermos juntos esta caminhada de inovação e sustentabilidade”, reforçou Paula Cabaço, antes de percorrer os resultados “estimulantes” que o compromisso da Madeira com a Economia Azul tem obtido: crescimento de 11% no MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira, que fechou o ano com 865 navios registados e o recorde de mais de 624 mil passageiros, registado em 2023.