Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL VAI PROMOVER A MODERNIZAÇÃO E REORDENAMENTO DAS VIAS PORTUÁRIAS DO PORTO LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai avançar com o projeto de modernização e reordenamento das Vias Portuárias do Porto de Leixões.

Este projeto assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões, abrangendo a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.

Esta obra, com conclusão prevista para outubro de 2027, envolve um investimento aproximado de 6,82 milhões de euros. O projeto está a ser candidatado ao Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, no âmbito do Aviso Infraestrutura Portuária (RTE-T) – Porto de Leixões 1º Aviso, cuja taxa máxima de comparticipação ascende aos 85%.

Este constitui um dos seis projetos de investimento que a APDL pretende realizar no âmbito do Sustentável 2030, objetivando melhorar as condições de operação e de realização de atividades logísticas do Porto de Leixões, apoiar a transição energética do setor portuário, reforçando ainda a resiliência da infraestrutura e promovendo a intermodalidade para as mercadorias na área portuária, bem como a expansão da capacidade marítimo-portuária.