Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CMAR monitorizou mais de 60.000 viagens de navios em 2023 na costa portuguesa

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que o Centro de Controlo do Mar (CMAR), através do serviço de controlo de tráfego marítimo do continente, monitorizou a passagem de mais de sessenta mil (60.000) viagens de navios na costa portuguesa durante o ano de 2023, muitos deles com carga perigosa, nos Esquemas de Separação de Tráfego do Cabo da Roca e do Cabo de São Vicente.

A DGRM refere ainda que durante o ano passado foram acompanhadas as viagens associadas a 16.000 escalas de navios que demandaram os portos portugueses.

José Carlos Simão, diretor-geral da DGRM, destaca que «o CMAR é uma infraestrutura critica nacional e o serviço de controlo de tráfego marítimo desempenha um papel essencial na segurança marítima e na simplificação da navegação, no âmbito dos instrumentos legais aplicáveis, cujos valores superiores a proteger são a salvaguarda da vida no mar e a proteção e preservação do meio marinho ao longo da costa continental portuguesa em águas territoriais e extraterritoriais».

O CMAR, que beneficiou de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros (1,9 milhões dos quais provenientes do programa MAR 2020), foi inaugurado em outubro de 2023. Esta infraestrutura é um grande centro de controlo que veio robustecer a capacidade nacional ao nível da vigilância e monitorização da navegação e das diferentes atividades da economia azul, bem como do apoio à frota de bandeira portuguesa e à supervisão e controlo das áreas marinhas protegidas.

O controlo do tráfego marítimo e acesso aos portos (VTS), o controlo e vigilância da pesca (CCVP), a monitorização das Áreas Marinhas Protegidas, e a resposta a situações de crise e apoio à busca e salvamento marítimo, são algumas áreas de atuação do CMAR, em articulação com as entidades nacionais e internacionais competentes, em particular com as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Marinha, Força Aérea, GNR/Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Tributária, Sanidade Marítima, Autoridades Portuárias, Agência Europeia de Segurança Marítima e Agência Europeia de Controlo das Pescas .