Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Samskip lança primeiro SeaShuttle de zero emissões para shortsea

O projeto anunciado em 2022 pela Samskip está a ganhar forma. Em Março a Cochin Shipyard, um fabricante indiano de navios, iniciou a construção do primeiro de dois navios autónomos de contentores com zero emissões, dedicado ao transporte de shortsea.

O Samskip Seashuttle é uma embarcação movida a hidrogénio verde, com 135 metros de comprimento, e uma capacidade para transportar 500 TEU. O motor ficou a cargo da ABB, contando cada um com uma potência de 3.2 MW células de hidrogénio combustível, e mantendo um motor a diesel para ser utilizado apenas como último recurso. Através deste sistema mais ecológico, a Samskip estima uma redução nas emissões de ambos os navios em cerca de 25.000 toneladas de CO2 por ano.

A encomenda foi feita através da Ocean Infinity, e espera-se que sejam entregues no segundo semestre e 2025, passando a operar enquanto charter de longo-prazo pela empresa nas suas rotas do oeste da Europa.

Recentemente, a empresa comentou relativamente a este investimento, apontando que “este navio inovador representa um passo importante para a tecnologia de green shipping, e reforça o nosso compromisso inabalável para um futuro mais limpo e mais verde”.

Também em 2022, a empresa conseguiu um apoio financeiro de 15 milhões de euros da ENOVA, entidade que opera sob o Ministério do Clima e do Ambiente da Noruega. À data do anúncio, Are Gråthen, CEO da Samskip Norway, comentava que “a Samskip está muito orgulhosa por liderar a iniciativa pioneira SeaShuttle, enquanto parte da sua estratégia ‘tornar a logística verde fácil’. Garantir este financiamento fornece uma plataforma para tornar o transporte de contentores livre de emissões uma realidade. Juntos, a Samskip e a Ocean Infinity irão também acelerar os seus planos de avançar as tecnologias de navios autónomos, e operações remotas de navios e equipamentos de movimentação de carga. Estes navios são a primeira parte de uma colaboração emocionante com a Ocean Infinity”.

fonte