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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Portos de Lisboa e Setúbal em destaque no MOBI 2025

 Os Portos de Lisboa e de Setúbal marcaram presença no MOBI 2025 – Fórum da Mobilidade e Logística, realizado quinta-feira no auditório do IPMA, em Algés. O evento reuniu decisores públicos, gestores portuários, operadores logísticos e representantes do setor académico e empresarial, num debate dedicado aos desafios e oportunidades da mobilidade sustentável, da digitalização, da intermodalidade e da descarbonização dos transportes — temas centrais para o futuro do sistema logístico nacional e europeu.

A sessão da tarde contou com a intervenção do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, seguida de um painel sobre integração portuária e logística, com a participação do Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal, Vítor Caldeirinha, entre outros responsáveis do setor.

Durante a sua intervenção, o Secretário de Estado destacou a importância do projeto Parque Cidades do Tejo, uma iniciativa destinada a servir as populações da Área Metropolitana de Lisboa e a reequilibrar as duas margens do Tejo. Sublinhou que o sucesso do projeto depende do investimento e da disponibilização de infraestruturas públicas críticas, fundamentais para reforçar a mobilidade e a coesão territorial.

Esta estratégia do Governo permitirá pensar o País de forma integrada, reforçando a mobilidade de pessoas e mercadorias, não apenas na Área Metropolitana de Lisboa, mas consolidando uma visão onde, por exemplo, os portos de Lisboa e Setúbal surgem como elementos interligados de um único sistema logístico nacional.

Hugo Espírito Santo destacou também o papel estratégico do Porto de Lisboa na transição energética e integração logística no eixo atlântico, salientando o projeto de transporte de carga por barcaças no rio Tejo. Este projeto será viabilizado pelas dragagens em curso, que visam melhorar a navegabilidade e permitir ligações fluviais até Vila Franca de Xira.

Na sua intervenção, Vítor Caldeirinha reforçou o impacto positivo desta iniciativa: cada barcaça poderá transportar o equivalente a cem camiões TIR. Com entre seis e dez barcaças operacionais, será possível, num horizonte de dez anos, retirar várias centenas de camiões das estradas e reduzir significativamente as emissões de CO₂ associadas à movimentação de mercadorias no Porto de Lisboa. Vítor Caldeirinha referiu também a possibilidade futura de utilização de barcaças para o last mile de distribuição logística na cidade de Lisboa, com meios de transporte leves e automatizados, a partir de plataformas logísticas no Tejo interior ou na margem Sul.”

O MOBI 2025 contou com a presença de especialistas, investigadores e representantes de empresas públicas e privadas, que abordaram temas como a logística verde, os corredores transeuropeus de transporte e a digitalização da cadeia de abastecimento. O fórum promoveu um debate alargado sobre o futuro da mobilidade sustentável em Portugal e na Europa, envolvendo gestores de infraestruturas, operadores ferroviários, industriais e representantes do setor energético.