Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Aveiro lança concurso público para obras do projecto de autoconsumo colectivo de energia renovável
O Porto de Aveiro lançou um procedimento concursal para a execução de obras divididas em quatro lotes, com um valor base global superior a 1,4 milhões de euros. O anúncio foi publicado a11 de agosto em Diário da República, e refere-se à empreitada de construção de infraestruturas para a produção fotovoltaica para autoconsumo no Porto de Aveiro, que integra a Estratégia para a Transição Energética da infraestrutura portuária.
As propostas devem ser apresentadas até às 19h00 do dia 15 de setembro de 2025, exclusivamente através da plataforma eletrónica ANOGOV. O critério de adjudicação será o preço mais baixo.
O valor base global de 1,44 milhões de euros do procedimento concursal corresponde ao orçamento máximo para adjudicação das empreitadas, incluindo todas as despesas previstas no caderno de encargos. Esta quantia integra dois projetos distintos (Aliança para a Transição Energética e Autoconsumo Coletivo), ambos cofinanciados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.
No que diz respeito ao projeto de Autoconsumo Coletivo no Porto de Aveiro, a capacidade instalada será de 478,50 kW, enquanto o projeto Aliança para a Transição Energética prevê a instalação de 1 184,00 kW.
Com esta iniciativa, financiada pela União Europeia, o Porto de Aveiro reforça o seu compromisso com a modernização tecnológica e a transição energética, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas do Pacto Ecológico Europeu.
Consulte o anúncio publicado em Diário da República aqui.