Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Empreitada de 7,8 milhões vai reforçar rede eléctrica do Porto de Aveiro

 A Administração do Porto de Aveiro publicou em Diário da República o concurso público para a Empreitada de Construção da Rede de Média Tensão – 1.ª fase, um investimento considerado estratégico para o futuro do Porto e para a concretização dos objetivos de transição energética.

O procedimento, com um preço base de 7,81 milhões de euros, tem um prazo de execução de 300 dias e enquadra-se na estratégia de transição energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021.

A empreitada permitirá o reforço da capacidade de fornecimento de energia elétrica do Porto de Aveiro, assegurando maior robustez e estabilidade no abastecimento, condições essenciais para o desenvolvimento e expansão das atividades portuárias. Esta ligação constitui uma infraestrutura fundamental, ao garantir a satisfação das crescentes necessidades energéticas do Porto de Aveiro, bem como para suportar outros projetos estratégicos dependentes da sua capacitação energética.

Trata-se, portanto, de um investimento essencial para aumentar a competitividade do Porto de Aveiro e de um passo determinante no cumprimento das metas europeias em matéria de sustentabilidade ambiental, que impõem a redução de 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e a neutralidade carbónica até 2050.

Este investimento está igualmente alinhado com a estratégia Portos 5+, lançada recentemente pelo Governo, que define cinco eixos prioritários para reforçar a competitividade, sustentabilidade e inovação do sistema portuário nacional, entre os quais se destaca a transição energética e a descarbonização do setor.

Esta intervenção insere-se no projeto ATE – Aliança para a Transição Energética, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

As propostas poderão ser apresentadas até 22 de setembro de 2025, às 19h00, através da plataforma eletrónica ANOGOV.

Consulte o anúncio publicado em Diário da República aqui.