Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MUSEU FAZ APELO AO PÚBLICO PARA O SUCESSO DESTA INICIATIVA

Nova exposição do Museu de Marinha dedicada aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial

Para assinalar os 80 anos do fim da II Guerra Mundial, em 2025, o Museu de Marinha encontra-se a organizar a exposição “Salvando Vidas do Mar / Saving Lives from the Sea”, que pretende destacar a intervenção portuguesa no conflito marítimo, com especial destaque nos salvamentos efetuados por navios portugueses.

​Neste sentido, o museu convida a comunidade a contribuir com diários, cartas, fotografias, memórias, objetos e relatos da época, que serão inventariados e digitalizados pro bono para a construção de uma plataforma digital.

A plataforma digital proposta pretende criar um arquivo online de acesso gratuito, proporcionando a qualquer pessoa a possibilidade de explorar e aprender mais sobre a participação de Portugal na II Guerra Mundial.

Durante o conflito, aproximadamente seis mil pessoas foram salvas por navios portugueses ou encontraram refúgio em território nacional. Apesar da posição de neutralidade, mais de uma dezena de navios portugueses foram afundados, e muitos portugueses estiveram envolvidos em navios mercantes dos países envolvidos no conflito, tendo alguns deles sido aprisionados em campos de concentração alemães.

A cidade de Lisboa desempenhou um papel crucial como ponto de saída para milhares de refugiados, bem como na troca de diplomatas e soldados entre os Aliados e o Eixo.

A exposição também abordará a importância dos portos nacionais, como o de Lisboa, no resgate de refugiados e na troca de diplomatas e militares.

Convidamos todos a juntarem-se a esta iniciativa e a descobrir mais sobre a participação de Portugal durante o conflito.

Dê voz a esta história!​​

Envie as suas memórias e objetos para o endereço de email salvamentosww2@marinha.pt e participe na exposição “Salvando Vidas do Mar”, celebrando os 80 anos do fim do conflito.​