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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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ODE MARÍTIMA

Esposende recorda a sua história

O edifício, sobranceiro ao rio Cávado, marca a paisagem, com as letras, a vermelho, da Estação de Socorros a Náufragos, a vincar antigos (e atuais) serviços. Estava entregue ao abandono quando, por iniciativa da Associação Fórum Esposendense e celebrado protocolo com a Marinha, foi completamente recuperado para albergar, em parte, o Museu Marítimo de Esposende.
Inaugurado em julho passado, pretende contar uma história significativa deste concelho, desde a construção naval à pesca.

 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Fundado a 8 de Agosto de 1937

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 Agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
O MMI foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agromarítimas da Ria são as referências patrimoniais do Museu.

ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA

Sabe quem é «ELA»?

Situada na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, a Estação Litoral da Aguda (ELA), nasceu em 1999 e engloba o Museu das Pescas, o Aquário e o Departamento de Educação e Investigação.
A exposição do Museu das Pescas ELA mostra apetrechos e artes tradicionais da pesca artesanal, que têm vindo a ser usados ao longo dos tempos. Tem ainda uma miniatura da frota da praia da Aguda no final dos anos 1980. No Aquário a ELA mostra a fauna e flora aquáticas locais, sobretudo marinhas.

MUSUBMAR

Navios para fazer recife no Alvor cedidos a custo zero pela Marinha

Os quatro velhos navios que somam quatro mil toneladas de aço vêm da Marinha portuguesa. Os explosivos que os afundarão a partir do final de Setembro vêm dos EUA. E da União Europeia virá a fatia principal do dinheiro para pôr a sucata militar a fazer de recife.
Ficará a 30 metros de profundidade ao largo da costa, perto de Alvor, em Portimão.

ETNOGRAFIA MARÍTIMA EM EVIDÊNCIA

Museu Dr. Joaquim Manso inaugurado a 6 de Junho de 1976

Inaugurado a 6 de Junho de 1976, é um Museu de carácter regional, com colecções muito heterogéneas (etnografia, arqueologia, pintura, escultura, fotografia e outras) e exposições temporárias. O Museu está instalado numa moradia do início do século XX, antiga casa de veraneio do escritor e jornalista, Dr. Joaquim Manso – fundador do “Diário de Lisboa”- e doada ao Estado pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio.
Numa envolvência documental e artística, o actual percurso museológico, evidencia sobretudo a etnografia marítima, através da exposição dos vários tipos de embarcações de pesca artesanal da Nazaré e o traje tradicional. Não esquecendo a arqueologia, a história da Vila e o culto mariano da Senhora da Nazaré.

ESTARREJA, 20 DE MAIO DE 1948

A fúria do arrematante das ervas das encostas do canal de acesso ao cais

"Nesta altura recuou atrás, e pondo a mão ao bolso disse que dava dois tiros a mim e aos trabalhadores das duas barcas se pusessem uma pá de lama para fora e proferindo-me nomes ofensivos. Para evitar mais alterações mandei chamar um polícia e mesmo na frente dele protestou novamente"...

PASTA 76 E 76-A - PARTICIPAÇÕES DOS GUARDAS DA JARBA E AVULSOS – 1925-1949

Do denunciado Imaginário ao João que era da Jacinta

Havia denunciados, denunciantes, testemunhas. O João Naia da Jacinta trabalhava na J.A.R.B.A. , testemunha; o padeiro João Casqueira foi denunciado, assim como Alberto Gomes da Luz (O Imaginário). Assim como José Labareda. Maria da Glória surge como transgressora; Manuel Lopes Fião é o camarada do arraes...

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO

BICICLETA APREENDIDA - O infractor ameaçou cortar uma perna ao guarda do porto

O infractor ameaçou cortar uma perna ao guarda do porto caso este o impedisse de passar e, ainda, desrespeitou o chefe do Porto. Como consequência do seu acto, foi apreendida a bicicleta como garantia de pagamento da multa tendo-se verificado que o veículo pertencia a Alberto Ferreira Martins, também da Gafanha da Cal da Vila, que se responsabilizou pelo pagamento da coima em caso de incumprimento do infractor.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Marégrafo

A Junta Autónoma Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado adquiriu, em 1927, o marégrafo da marca alemã A.Ott à empresa Pimental & Casquilho, Lda, representante do fabricante em Lisboa, pelo valor de 5.347$29.
O equipamento permitia registar o nível das águas no Porto de Setúbal, dados que posteriormente e com regularidade eram enviados para o Instituto Hidrográfico.

SUGESTÃO DE VISITA

Museu do Mar-Rei D. Carlos

O Museu do Mar-Rei D. Carlos está sediado no espaço do antigo Sporting Club de Cascaes, fundado em 1879, por iniciativa do então Príncipe Carlos (futuro D. Carlos I). Durante várias décadas do século XX, este edifício, também conhecido por Clube da Parada, foi palco de muitos acontecimentos sociais, lugar de lazer e de divertimento.

 

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Visite o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro

Fundado em 1931, este museu reflecte a história do mar e a importância que este teve para a comunidade.
Desde a pesca aos descobrimentos, existem inúmeros artefactos de interesse cultural e tradicional.
Existe uma exposição da fauna marinha e o quanto esta foi importante para o desenvolver das pescas na região.
 

PARTICIPAÇÕES DOS GUARDAS DA JARBA

Desventuras de um surdo-mudo

"Exmo. Snr. Enginheiro Diretor dou conhecimento a V. Exa. de que o arrematante Manuel Barbosa da quinta do Loureiro trazia homens no corte das ramagens de amieiro e frança de choupo um dêles que era mudo e surdo não ouvindo os outros falar cortou duas pontas de choupo sêcas a onde eu cheguei e perguntei ao encarregado do Snr. Barbosa quem ao trizou cortar as pontas onde êle me disse que tinha sido o mudo depois eu foi ter com o Barbosa e contei-lhe o resoltado..."

Guarda das margens do Rio Novo do Príncipe é um nome bonito.

A função de António Dias da Silva e dos outros guardas da J.A.R.B.A. talvez não. Só gosta dos guardas quem deles se socorre e eram poucos; muitos mais os denunciados, autuados, despedidos.

A Junta Autónoma era ao tempo gorda de poderes, era da Ria e da Barra de Aveiro.
Os guardas escreviam cartas contando os sucessos da jorna, denunciando albertos com alcunha de espantar – “O Imaginário”.
Arregimentavam blademiros para atazanar a vida ao Labareda e ao Espeta. Havia os que eram delas, também: o João da Jacinta, o Manoel da Laura.
Havia murros e houve tiros de susto: cresceram para mim todos os três indivíduos | descarreguei um tiro | atira para o meu cú.

MUSUBMAR - PORTIMÃO

Primeiros dois navios preparados para afundar em três a quatro meses

Responsáveis pela empresa portuguesa NavalTrading, com vasta experiência na manutenção e reparação de navios – mesmo de alguns da Marinha Portuguesa – esperam que os trabalhos de preparação das primeiras duas embarcações – a corveta «Oliveira e Carmo» e o patrulha «Zambeze» – estejam prontos dentro de «três a quatro meses», para que possam ser afundados em «Julho».
«Se tudo correr bem e a burocracia não atrapalhar», como disse Manuel da Luz. «Já sabemos o que a casa gasta, mas desta vez não queremos que o projecto morra por razões administrativas e burocráticas», acrescentou.

DESTINO: SER AFUNDADA

Corveta «Oliveira e Carmo» já chegou ao Porto de Portimão

A corveta “Oliveira e Carmo”, o primeiro dos quatro navios cedidos pela Marinha de Guerra Portuguesa para integrarem o parque subaquático Ocean Revival, a criar a cerca de 5,5 quilómetros da costa, chegou sexta-feira, 10 de Fevereiro, ao fim da tarde, ao Porto de Portimão.
A antiga corveta da Marinha de Guerra Portuguesa foi rebocada desde Lisboa, tendo a viagem demorado mais cerca de oito horas que o inicialmente previsto.
O Ocean Revival é apresentado pela Câmara de Portimão como sendo um «ambicioso e original projecto que permitirá criar um espaço museológico subaquático, vocacionado para o turismo de mergulho».

Descontaminação dos navios para afundar em Portimão custa 2,4 milhões de euros

As operações de descontaminação dos quatro navios que deverão ser afundados ao largo de Alvor, para criar o parque subaquático de mergulho «Ocean Revival», vão custar 2,4 milhões de euros, revelou ao Sul Informação Luís Sá Couto, presidente da Musubmar – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, que promove o projecto.
O primeiro dos navios, a corveta «Oliveira e Carmo», chegou a Portimão na sexta-feira ao fim da tarde, puxada por um potente rebocador, depois de uma viagem algo atribulada de 26 horas desde o Alfeite, no estuário do Tejo. É que, por já não ter leme, a corveta «atravessou-se» várias vezes, dificultando a navegação e a sua progressão.

SUÉCIA

Museu do VASA

O Museu do Vasa (Vasa Museet) é um museu histórico temático localizado em Estocolmo, na Suécia. Trezentos e trinta e três anos mais tarde, na década de 1950, o navio foi encontrado imerso no lodo do fundo do porto, que teve a virtude de conservar relativamente intacta a estrutura da embarcação.
Iniciou-se assim um dos mais importantes trabalhos de resgate e restauração do nosso tempo, apresentado ao público num museu histórico temático, onde os visitantes podem observar os diversos aspectos construtivos e de resgate, limpeza, preservação e restauração da embarcação, assim como aspectos da vida quotidiana da Suécia no início do século XVII.

15.02.1843

Arquivo Histórico e Arquivo Central da Marinha

A 15 de Fevereiro de 1843, por decreto, é reunida em Arquivo a documentação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. O Arquivo da Marinha conserva registada a memória da Marinha, nas suas múltiplas actividades - pessoal, navios, organismos, infra-estruturas e legislação - em áreas geográficas diversificadas, ao longo dos últimos 250 anos.

Museu Virtual do Porto de Setúbal: Uma memória presente

O Museu Virtual do Porto de Setúbal é um álbum online, de consulta livre, com acesso através da página do Porto de Setúbal. Tem o objectivo de recolher e divulgar memórias do porto através de fotografias, livros, folhetos, publicações periódicas, grafismos e outros documentos que testemunhem o seu passado nos aspectos económicos e sócio-culturais.

Navio-Museu Santo André comemora hoje o décimo aniversário

O Município de Ílhavo assinala hoje, 23 de Agosto, o 10.º aniversário da inauguração do Navio Museu Santo André; vai ser possível visitar o Navio, entre as 10h00 e as 23h00, conhecendo as características de uma embarcação de Pesca de Bacalhau, bem como toda a história associada a essa nobre arte, percebendo o processo e os mecanismos de cura do Bacalhau.
Pelas 18h00 terá lugar a Sessão Solene evocativa do 10.º Aniversário, com a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, seguida da inauguração da exposição Memórias de uma “Vida de Mar”.

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