Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Fundado a 8 de Agosto de 1937

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 Agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.

O MMI foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agromarítimas da Ria são as referências patrimoniais do Museu.


A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado ainda recente.

Na Sala dos Mares, a terceira exposição permanente do Museu, encontra-se uma variada coleção de modelos de embarcações que exprimem a diversidade do património marítimo-fluvial português e a forte ligação dos Ílhavos ao mar.

Além da riqueza das suas coleções e exposições, o edifício onde hoje habita o MMI, inaugurado a 21 de outubro de 2001, é só por si uma obra de arte pública. É um belo exemplar de arquitetura moderna, foi distinguido pela crítica em diversos momentos. Visitar o MMI é embarcar numa aventura dos sentidos; conhecimento e lazer.

CONSULTE O SITE DO MMI E PROGRAME UMA VISITA

PORTUGAL E O MUNDO EM 1937

1937 EM REVISTA SONORA - PROGRAMA "VIDA DOS SONS", EMITIDO PELA RDP












Artigos relacionados:

  • Portugal no Mar - Homens que foram ao bacalhau
  • Tudo num barco