Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Por Artur Manuel Pires

Cais quadrados, navios triangulares e combustível às cores

No futuro, os navios correm o risco de iniciarem viagens desconhecendo se vão encontrar o seu combustível no caminho., ou, natural e consequentemente, optarem apenas por rotas que garantam o seu abastecimento...

Há tempos atrás, tive o enorme prazer de ver publicado pelo excelente Jornal da Economia do Mar, um trabalho intitulado Cais triangulares, navios quadrados e contentores redondos.

Uma sua leitura feita agora, não apenas permite identificar as imperfeições de que já padecia, e que o tempo realçou, como, no entanto, permite igualmente constatar a sua oportunidade, e a conservação da situação então retratada.

Situação que, tal como aquelas imperfeições, o tempo se encarregou de agravar, justificando agora uma nova manifestação de preocupação, mas desta vez retirando a nota dos contentores, porque na realidade o problema é transversal a qualquer tipo de modalidade de transporte marítimo.

Na altura daquele artigo, a sua principal particularidade recaia na eventual incompatibilidade entre a geometria – mais do que entre as dimensões – que estavam a adquirir os navios, os cais e as cargas, tipificada na constatação de que a empreitada de alargamento do canal do Panamá, terminou quase em simultâneo com a de construção de navios, cuja configuração tornavam inacessíveis ao trânsito por aquela infraestrutura.

Ora, este estado de coisas não apenas se mantém no geral, como se agravou especificamente, com a atual questão do combustível do futuro para os navios.

Hidrogénio verde, com ou sem produção de metanol, fuel oil, amónia, energia nuclear, etc, e um misto de etc. com etc.

para ler na íntegra aqui







Artigos relacionados:

  • O Almirante descalço