Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Na Nazaré, o barco do candil, a rede da neta...
Homens e crianças varam um barco do candil, ao cair da tarde; mais ao longe, homens e mulheres de crianças ao colo, alam a característica rede da neta. Era uma Nazaré pobre, mas autêntica. Alavam-se redes e varavam-se embarcações de dia e de noite. O movimento era ininterrupto.
Esta Nazaré era um alforge de imagens para consagrados fotógrafos estrangeiros, onde colhiam “clichés” que já não encontravam noutra parte do mundo.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Praia da Barra - Fotos de outros tempos
Há um hidroavião rasando a Meia Laranja, que o temporal quase abocanha noutro dia, o povo vendo veleiro de pesca a entrar, outro que sai a reboque, outro que para já não sai, preso à areia está, há o farol mais alto de Portugal quando ainda não era mas lá chegaria, meninas comendo a bucha na praia, outra que já foi menina e agora se acomoda para a foto num side-car e o que mais se verá neste vídeo de fotos e postais antigos, selecção do Clube Natureza e Aventura de Ílhavo.
![]() |
Praia dos Tesos I
A Praia dos Tesos foi engolida pela voragem do progresso. Ficava situada em Coimbra, à saída para a Lousã. A Ponte da Portela fornecia sombra quanto baste. Segundo a lenda, era frequentada por gente pobre, sem carro para se deslocar até às praias da Figueira da Foz.
Era também o paraíso de muitas lavadeiras.
![]() |
DÉCADA DE 50-60 DO SÉCULO XX
Descarregando o sal em Darque
Mulheres descarregam sal transportado em barcos para a seca do bacalhau em Darque. São fotos belíssimas, da autoria de Manuel da Fonte. A descarga do sal feita poesia em fotos.
![]() |
Barco que voa, ou avião que navega?
É um hidroavião convertível com dois motores duplos Nissen & Brasseur, cada um com duas hélices. No modo de avião pode atingir os 390 km/h. Foi projectado por Yelken Octuri e é fabricado pela empresa Aerocoché.
![]() |
ÁLBUM COM 40 FOTOS NO FLICKR
Porto de Aveiro | Ferrovia
Álbum com 40 registos fotográficos da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro. Tomas efectuadas em Abril de 2019.
![]() |
ÁLBUM COM 55 FOTOS NO FLICKR
Terminal Norte do Porto de Aveiro | Abril de 2019
Álbum com 55 fotografias reportando a actividade no Terminal Norte do Porto de Aveiro. Tomas efectuadas em Abril de 2019.