Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

«Vamos trazer até 2025 mais navios da Carnival Cruise Line», garante Jorge Ferreira

Incrementar número de escalas com a ‘Carnival Cruises Line’, maior armador de cruzeiros do mundo, especialmente nas viagens transatlânticas é um dos grandes objetivos a curto prazo, afirmou Jorge Ferreira, diretor de operações marítimas da Blandy Shipping.

O diretor de operações marítimas da Blandy Shipping, Jorge Ferreira, enalteceu o marco e perspetivou mais vindas de navios da companhia.

Portos europeus ainda estão a recuperar da pandemia

O número de passageiros e de mercadorias que passam pelos portos europeus recuperou parcialmente em 2021, mas ficando ainda abaixo dos níveis pré-pandemia.

Os dados são do Eurostat, que confirma que Itália e Grécia lideram de forma destacada o fluxo em número de passageiros nos portos da União Europeia.

CRUZEIROS

«AidaBella» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta quinta-feira o AIDABELLA Operado pela AIDA Cruises e tal como os restantes navios da frota, é caracterizado pelos lábios o olhos gigantes pintados na proa do navio.

Chegou ao Porto de Leixões com 1.234 passageiros a bordo, na sua maioria de nacionalidade alemã que se encontram a realizar uma viagem de 26 dias com partida e chegada em Hamburgo.

«Marella Explorer» no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu esta quinta-feira o navio MARELLA EXPLORER, na sua escala semanal. A bordo estão 1851 passageiros e 779 tripulantes. Em terra movimenta mais de 60 veículos para apoio às excursões e táxis.

Chegou de Tenerife e sai sexta-feira pelas 18h00 rumo ao Arquipélago Canário, para a pequena ilha de La Palma, numa estadia no Funchal prevista de 32 horas.

CRUZEIROS

Azamara coloca à venda Volta do Mundo de 2025

A Azamara anunciou a sua Volta ao Mundo de 2025, partindo de San Diego, Califórnia, e visitando 37 países antes de concluir em Southampton, Reino Unido.

A bordo do mais recente navio da companhia, o Azamara Onward, este itinerário incluirá 15 pernoites e 31 estadias tardias no porto, dando aos passageiros mais tempo para explorar cada destino único.

MSC Cruzeiros já recebeu o seu maior navio da frota: O MSC World Europa

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l´Atlantique comemoraram a entrega do MSC World Europa, o maior navio de cruzeiro movido a LNG do mundo e um dos primeiros a incorporar tecnologia de célula de combustível.

A cerimónia constituiu o passo seguinte numa parceria bem-sucedida e de longo prazo entre as duas companhias, que resultou na construção do navio de cruzeiro mais inovador e ambientalmente avançado até hoje para a frota da MSC Cruzeiros.

CRUZEIROS

Porto do Funchal novamente cheio, depois de uma terça-feira com quatro navios e um veleiro

No Porto do Funchal estão esta quarta-feira, dia 16, acostados três navios, um deles gigante, o “Iona” e os outros, “Seadream I” e “Hamburg” mais pequenos, pertencentes ao segmento de luxo.
No total, estão a ser movimentadas mais de sete mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, mas a grande maioria, 6644 vem a bordo do “Iona”, que traz 4950 passageiros e 1694 tripulantes.

Royal Caribbean desvenda primeiras imagens do novo Icon of the Seas

A Royal Caribbean International revelou as primeiras imagens do tão esperado Icon of the Seas.
Chegando no final de 2023 antes da sua estreia em Janeiro de 2024, o primeiro navio da classe Icon será a primeira combinação do melhor de todas as férias do sector de viagens.

«Europa» e «Rapsody of the Seas» no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu este domingo os navios “Europa” e “Rapsody of the Seas” para escalas de 32 horas e 11 horas, respetivamente.
Os dois navios trouxeram um total de 2363 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Europa” veio de Casablanca, pernoita no Funchal e segue esta segunda-feira, pelas 14h00, para a ilha de La Palma, com 337 passageiros e 282 tripulantes. Depois de La Palma, o navio faz escala em El Hierro, La Gomera, Lanzarote e Tenerife, de onde partirá para uma travessia atlântica até Bridgetown. Seguem-se cruzeiros no Brasil, Argentina e outros países da América Latina.

Norwegian Cruise Line em destaque nos portos açorianos

No período compreendido entre os dias 11 e 14 de novembro, sete navios de cruzeiro devem protagonizar doze escalas no arquipélago, escalas essas distribuídas por cinco ilhas açorianas.

Inevitável destaque para o armador Norwegian Cruise Line, que neste curto espaço de tempo nos visita com três dos seus navios. A 11 de novembro, o imponente “Norwegian Escape” marcou presença no porto da capital micaelense, precisamente no dia que a ilha Terceira apresenta as boas-vindas, em escala inaugural, ao paquete “Norwegian Sun”. Este último ganha particular saliência, dado que é a primeira vez que o terceiro maior armador de cruzeiros mundial realiza escala num porto terceirense.

«Carnival Celebration» saudado por jatos de água à despedida do Funchal

O “Carnival Celebration”, que fez a primeira escala no Porto do Funchal nesta sexta-feira, na viagem inaugural que está a efetuar desde dia 06, partida de Southampton, trouxe a bordo um total de 6371 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
O navio teve como companheiro de cais o “Oosterdam” que por sua vez, movimentou um total de 2134 pessoas.

«AIDA SOL» em Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu o navio de cruzeiro AIDAsol.
Encontra-se numa viagem de 11 dias de Warnemunde (Rostock) na Alemanha até Las Palmas nas Canárias com 1.636 passageiros a bordo, sobretudo alemães.

MADEIRA

Região registou 227 escalas de navios de cruzeiro entre janeiro e outubro deste ano

São mais 31 escalas em relação a 2019, segundo dados avançados à Antena 1 pela Presidente da Administração dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, que fala numa recuperação gradual do número de passageiros e revela os números deste ano até ao último mês de Outubro.

A 15 E 16 DE NOVEMBRO

Indústria dos cruzeiros reúne em Madrid com desafios da sustentabilidade e inflação no horizonte

A 12.ª edição do International Cruise Summit vai realizar-se entre 15 e 16 de novembro, em Madrid, no Hotel Meliá Castilla, juntando os mais proeminentes profissionais da indústria dos cruzeiros.

28 dos novos navios que se irão estrear nos próximos anos vão usar o Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível de transição mais limpo, mas cujo preço duplicou em apenas um ano. Este é apenas um exemplo das dificuldades que esta indústria encontra pela frente na sua meta da descarbonização, que também envolve os portos com tomadas elétricas para abastecer os navios com energia verde quando estes estão atracados para que possam desligar os seus motores. Somente alguns portos a nível mundial têm este sistema, que exige grandes investimentos, embora haja já vários projetos em desenvolvimento

PORTO DE LISBOA

Passageiros de cruzeiros sobem 139% em outubro

No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, o número de escalas de navios em Lisboa atingiu 269, com um total de mais quase 408,8 mil passageiros. Estes número não são, contudo, comparáveis aos registados em 2021, já que devido à pandemia a actividade dos cruzeiros esteve suspensa desde o dia 14 de março de 2020 até 17 de maio de 2021.

Segmento de navios de luxo «é uma vertente de negócio que nos interessa muito»

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, que tutela o sector portuário da Madeira, incentivou o CEO e sócio fundador da The Ritz-Carlton Yacht Colletion, Douglas Prothero a conhecer melhor o nosso Registo Internacional de Navios, o Mar.

Rui Barreto foi convidado por Douglas Prothero a ir a bordo, do navio 'Evrima', propriedade da The Ritz-Carlton Yacht Colletion, que fez a primeira escala no Porto do Funchal.

ESTA QUARTA-FEIRA

No Porto do Funchal há um encontro de dois navios da TUI

No Porto do Funchal há esta quarta-feira o encontro de dois navios da TUI, o “Mein Schiff 4” que sai pelas 14h00, depois de uma escala de 39 horas e o “Mein Schiff 3” que chegou esta manhã, cedo, à Madeira, no âmbito do cruzeiro de 26 noites que está a realizar, desde o passado dia 01 de novembro.
A bordo do “Mein Schiff 3” viajam 2292 passageiros e 875 tripulantes.

Estreia do «Evrima» assinalada em visita a bordo

 A estreia do navio de cruzeiros “Evrima”, da Ritz-Carlton Yacht Collection, esta segunda-feira, no Porto do Funchal, foi assinalada na habitual visita de cumprimentos de boas-vindas a bordo, de várias entidades, incluindo a presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A. que recebeu do comandante, o inglês Steven Macbeath a garantia de que o navio passará na Madeira “sempre que se reposicionar na Europa ou no hemisfério sul.”

4 navios de cruzeiro esta segunda-feira no Porto do Funchal

Depois de no domingo ter recebido o “Odyssey of the Seas”, um dos maiores navios do mundo que pela primeira vez fez escala no Porto do Funchal, esta segunda-feira o porto acolhe quatro navios de cruzeiro, “AIDAnova”, “Azura”, “Mein Schiff 4” – só chega à noite - e outra estreia, a do navio “Evrima”, considerado um navio do segmento de ultra luxo, da Ritz-Carlton Yacht Colletion que está em viagem transatlântica.
Marca também o regresso dos cruzeiros regulares da AIDA cruises e da TUI na rota da CAI, Cruise in the Atlantic Islands.

ESTE SÁBADO, 5 DE NOVEMBRO

Porto de Lisboa recebe baptismo e viagem inaugural do cruzeiro de ultraluxo da Ritz-Carlton Yacht Collection

O EVRIMA, o mais recente cruzeiro do segmento de ultraluxo, da Ritz-Carlton Yacht Collection, vai ser baptizado no Porto de Lisboa este sábado, 5 de novembro, de onde parte para uma travessia transatlântica com destino final a Bridgetown, Barbados, e escalas no Funchal e Santa Cruz de Tenerife. Lisboa será o destino final da viagem inaugural, de onde partirá para as Caraíbas.

Total: 1555