Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«AIDAbella» inaugura escala em Ponta Delgada com mais de 1.700 passageiros

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebeu esta quinta-feira, dia 23, a escala inaugural do navio de cruzeiros AIDAbella, um dos navios da popular e famosa operadora alemã Aida Cruises.

Esta escala está inserida num extenso cruzeiro de 44 noites, iniciado no dia 20 de Janeiro na cidade alemã de Hamburgo, que levou aquele navio a visitar um dezena de portos das Caraíbas, com paragens igualmente em La Coruna e Tenerife antes da travessia para as Caraíbas, parando no regresso em Hamilton, nas Bermudas, Ponta Delgada, Lisboa, Leixões, Zeebrugge, na Bélgica, e Roterdão, antes do seu regresso a Hamburgo no dia 5 de Março.

Os 17 Melhores Cruzeiros pelo Mediterrâneo, Fiordes da Noruega, Ilhas Gregas e Emirados Árabes

Estamos no início do ano e nada como espreitar os melhores itinerários para 2023!

De todos os itinerários previstos para o Mediterrâneo, Fiordes da Noruega, Ilhas Gregas e Médio Oriente, Nuno Ribeiro escolheu aqueles que considera serem os melhores tendo em consideração o custo/benefício, novos navios e portos de escala.

Todos os Itinerários de 2023 da MSC Cruzeiros com partida e chegada a Lisboa

Em Portugal, a aposta da MSC Cruzeiros continua no próprio Verão – Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro – são 13 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa. O MSC Divina fará duas partidas de 11 noites com partida e chegada ao Funchal.

MADEIRA

Crescimento dos turnarounds leva a APRAM a adquirir equipamentos de RX

O último equipamento de RX adquirido pela APRAM para o Porto do Funchal está já instalado, estando neste momento, supridas as atuais e futuras necessidades, no âmbito dos turnarounds, operação que faz a interface com o aeroporto e que permite que o passageiro usufrua do destino antes de embarcar ou ao desembarcar de um navio de cruzeiro.

O Porto do Funchal dispõe agora de 6 máquinas de bagagem de mão, 2 máquinas de bagagem de porão e 4 pórticos, um investimento feito nos últimos dois anos que atingiu quase os 350 mil euros. Durante algum tempo, estes equipamentos foram alugados, mas o crescimento das operações de embarque e desembarque neste porto, justificou a aquisição.

Viagens de cruzeiro internacionais já podem contar com biocombustíveis Prio

Para ajudar a descarbonizar o transporte marítimo, a Prio fez uma nova parceria com a empresa de cruzeiros Norwegian Cruise Line Holdings que lhe permitiu desenvolver um novo combustível verde com 30% de biocombustível. Este produto já foi usado para abastecer dois navios graças à colaboração da World Fuel Services.

Estreia da Ambassador Cruise Line nos Açores

O Porto de Ponta Delgada recebeu no sábado o navio de cruzeiros “Ambience”, paquete que se encontra ao serviço da recém- criada Ambassador Cruise Lines. A estreia do operador e navio em mares açorianos aconteceu no final de uma viagem transatlântica entre St. John’s, na ilha de Antigua, e o porto de Tilbury, em Londres.

Passageiros desembarcados nos portos dos Açores aumentam 13,2% em 2022

Os Açores registaram 506.143 desembarques de passageiros em portos no ano de 2022, mais 13,2% do que em 2021, mas menos 10,1% do que em 2019, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

Entre janeiro e dezembro de 2022, o SREA contabilizou 506.143 passageiros desembarcados provenientes de transportes marítimos nos Açores, mais 58.832 do que no ano anterior (13,2%).

«Spirit of Adventure» esteve sábado no Porto do Funchal

O “Spirit of Adventure” regressou sábado, ao Porto do Funchal, com 762 passageiros e 502 tripulantes, salienta a APRAM.

Proveniente de La Palma, o navio permaneceu durante 9 horas na Madeira e saiu às 17h00, com destino a Portsmouth.

O Porto de Leixões bateu record nas escalas de navios de cruzeiros em 2022

O Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo no que a escalas de navios de cruzeiro diz respeito. Os dois terminais de cruzeiro receberam 112 escalas de navios de cruzeiro, superando as 101 escalas registadas em 2018 e 2019, e que fizeram chegar 108.626 passageiros ao Porto e Norte de Portugal através do nosso porto.

Porto de Lisboa recebe GreenPort Congress & Cruise em Outubro

No âmbito da celebração do 135.º aniversário, o Porto de Lisboa vai receber o GreenPort Congress & Cruise, uma conferência internacional dedicada à sustentabilidade e inovação, que decorrerá de 18 a 20 de Outubro.
A escolha do anfitrião para o evento internacional foi anunciada esta semana pelo director executivo da Mercator Media, Andrew Webster, que adianta: “Aguardamos com expectativa a importante visão e o conhecimento que o Porto de Lisboa trará para a conferência”.

PORTO DO FUNCHAL

Janeiro com mais escalas e mais do triplo de passageiros

O Porto do Funchal terminou o mês de janeiro com um total de 35 escalas (+6), um movimento de 88 475 passageiros, mais do triplo do verificado no mesmo mês do ano passado e uma ocupação média por navio, na ordem dos 2528 passageiros, o que percentualmente significa quase 87%.

8ª FEIRA DE EMPREGO & CARREIRAS TRABALHAR NUM NAVIO

A 8ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se em Lisboa, no dia 16 de março 2023.

Está confirmada a presença de várias companhias de navios e de ensino e formação marítima, antecipando a repetição do sucesso das edições anteriores.

Royal Caribbean pede ajuda para escolher nome do 2.º navio da classe Icon

O surpreendente Icon of the Seas ainda não foi lançado mas a Royal Caribbean já procura nome para o segundo navio da classe Icon, que será lançado em 2025. Antes ainda vai estreado o Utopia of the Seas, 6.º navio da classe Oasis.

A companhia americana utilizou a sua conta do Twitter, onde tem mais de 350 mil seguidores, criando uma sondagem com 4 nomes propostos.
 

EM 2022

Porto de Leixões bateu record nas escalas de navios de cruzeiros

O Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo no que a escalas de navios de cruzeiro diz respeito. Os dois terminais dedicados receberam 112 escalas de navios de cruzeiro, superando as 101 escalas registadas em 2018 e 2019, e que fizeram chegar 108.626 passageiros ao Porto e Norte de Portugal através do nosso porto.

O total do movimento de passageiros em Leixões foi superior ao total de 2019 (mais 22.5% do que o registado em 2019, pré pandemia) e apenas inferior ao máximo registado em 2018 (apenas -7%), tornando-se assim o 2º melhor ano de sempre para a atividade.

CRUZEIROS

Porto de Lisboa bate record no segmento turnaround

O Porto de Lisboa bateu o record de escalas e passageiros de cruzeiro no segmento turnaround, ou seja, nos cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa. Em 2022 ulltrapassou-se, pela primeira vez a centena de escalas em turnaroud (103) e registaram-se 88 292 mil passageiros neste segmento.
Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros.

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios e mais de 8 000 pessoas

Os dois navios que esta quinta-feira acostaram no Porto do Funchal, o “MSC Virtuosa” e o cliente das quintas-feiras, “Marella Explorar” movimentaram 8 006 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Marella Explorer” trouxe 11 822 passageiros e 762 tripulantes, a bordo. Ficou na Madeira durante 13 horas, partindo às 21h00 para Lanzarote, prosseguindo o cruzeiro de 07 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias.

Portos da Madeira com record de escalas em 2022, relativamente aos últimos 10 anos

O ano de 2022 foi o melhor dos últimos 10 anos dos Portos da Madeira - Funchal e Porto Santo – a nível de escalas, tendo registado 323 escalas, mais 25, em comparação com 2019, o que representa um crescimento de mais de 8% relativamente ao ano pré-pandemia, quando houve um total de 298 escalas.

O número de escalas em 2022 poderia ainda ter sido melhor, não fossem os 17 cancelamentos, devido às condições de tempo ou de mar.
O movimento de passageiros é que ainda não atingiu os números da pré-pandemia. Mas, mesmo assim, no ano passado, foram 417 730 os passageiros que passaram pelos Portos da Madeira, além de 226 987 tripulantes.
 

Porto do Funchal com dois navios que trouxeram quase 9 500 pessoas

Os dois navios das segundas-feiras, “Azura” e “AIDAnova” movimentaram um total de 9 478 pessoas.

Os dois navios estão a fazer a rota da CAI, Cruise in the Atlantic Islands, com cruzeiros de 14 e 07 noites, com origem em Tenerife, caso do “Azura” – com visita a 5 ilhas das Canárias e à Madeira – e em Las Palmas, no caso do “AIDAnova”, com escalas em 4 ilhas das Canárias e na Madeira.

Douro Azul recruta 250 pessoas em Viseu, Guarda e Lamego para navios-hotel

Douro Azul organiza, de 10 a 12 de janeiro, um roadshow de recrutamento em municípios como Viseu, Guarda e Lamego. Quer recrutar 250 colaboradores para a época de cruzeiros de 2023.

Porto de Lisboa acolheu o mais recente navio de cruzeiros do mundo movido a gás natural liquefeito

O Arvia, segundo navio de cruzeiros britânico movido a gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil de menor emissão disponível na indústria naval, estreou-se em Lisboa, onde fez escala no dia 3 de janeiro, durante a sua viagem inaugural de 14 dias, com início e fim em Southampton.
A par da capital portuguesa, o cruzeiro contempla passagens pelo Funchal, por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cádis.

Total: 1603