Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MELHOR ANO DE SEMPRE NA ACTIVIDADE DE CRUZEIROS NO PORTO DE LEIXÕES

Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da actividade de cruzeiros em Leixões. Estes números representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais 4 navios comparativamente com o ano anterior. Comparando com 2018 que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%.

VIA NAVEGÁVEL DO DOURO CONTINUA A REGISTAR RESULTADOS MUITO PROMISSORES

Após o período pandémico, a Via Navegável do Douro (VND) continua no seu trajecto de retoma, efectuando uma verdadeira interligação territorial, como uma das mais belas vias navegáveis interiores do mundo.

No que diz respeito aos movimentos de navios de passageiros, o ano de 2023 registou aumentos comparativamente a 2022, nas diferentes tipologias, representando que o setor continua a contribuir para uma dinâmica e execução cada vez com menor sazonalidade e com dispersão territorial ao longo dos quase 210 km de extensão da VND.

«Mein Schiff 1» de novo no Funchal trazendo 4 mil pessoas

O “Mein Schiff 1” regressou dia 5 à noite ao Porto do Funchal para uma escala de 39 horas. O navio traz a bordo 2 943 passageiros e 1 022 tripulantes.

Proveniente de Grã-Canária, o navio pernoitou novamente na Madeira, partindo depois para a ilha de La Palma, próximo destino do itinerário iniciado em Grã-Canária, com escalas na Madeira, La Palma, Tenerife, Fuerteventura e novamente, Grã-Canária, onde termina o cruzeiro a 11 do corrente mês de Fevereiro, informa a APRAM.

Dois navios e mais de 5 mil pessoas no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebeu terça-feira os navios de cruzeiro AIDAstella e Marella Explorer que traziam a bordo um total de 5 435 pessoas, sendo 4011 passageiros.

Os dois navios, clientes habituais deste porto, estão a fazer cruzeiros semanais, com escalas nas ilhas da Madeira e Canárias.

Porto do Funchal bate records no movimento de passageiros de cruzeiro e do ferry

Em 2023, Porto do Funchal, registou um movimento de 1.031.704 passageiros dos navios de cruzeiro e da ligação do ferry Lobo Marinho para o Porto Santo.

A informação, avançada pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), adianta que ao record de 624.400 passageiros de cruzeiro, registado em 2023, (+51% do que o apurado no ano anterior), somam-se mais 241.042 tripulantes, “o que significa um total de 864.478 pessoas que chegaram à Madeira nas 273 escalas, (-10% que em 2022) dos navios que vieram ao Funchal no ano que passou”.

E Portugal não falha esta lista

Estes são os melhores cruzeiros fluviais do mundo

Uma viagem de barco é uma excelente forma de conhecer um destino, proporcionando-nos paisagens e perspetivas não alcançáveis de outra forma.
Uma experiência para ser saboreada a um ritmo lento, sem pressas de chegar ao destino, aproveitando tranquilamente a jornada.

EDUARDO CABRITA:

MSC Cruzeiros teve em 2023 um aumento de mais de 50% de passageiros em Portugal face a 2019

“Terminámos 2023 perto dos 50% da ocupação que teremos para 2024 e estamos muito contentes. São números muito simpáticos para começar o ano, não digo descansados, mas mais alegres”, revelou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros aos jornalistas, esta terça-feira, 23 de janeiro, à margem da visita inaugural do novo navio da companhia, MSC Euríbia, a Lisboa.

O responsável avançou ainda, em relação aos resultados de 2023, que “estão praticamente finalizados”, tiveram um aumento de “mais de 50% de passageiros do que em 2019” em Portugal, ou seja, no total registaram “perto de 52 mil passageiros, o que é extraordinário”.

ESTA TERÇA-FEIRA

Porto de Lisboa recebe MSC Euribia, navio que fez a primeira viagem com zero emissões

O Porto de Lisboa recebe esta terça-feira o MSC Euribia, o primeiro navio de cruzeiro a realizar uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa. Foi um pequeno trajecto de quatro dias entre Saint-Nazaire e Copenhaga, mas um enorme salto para uma nova era na indústria.

Essa viagem histórica de mais de mil milhas alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa, pela utilização do combustível bio-LNG (Gás Natural Liquefeito) e pela aplicação da abordagem de balanço de massa, demonstrando, assim, que os cruzeiros com zero emissões são possíveis.

Os 5 Novos Navios de Cruzeiro mais Excitantes de 2024

O ano de 2024 traz, mais uma vez, uma série de novos e excitantes navios para o mercado. Das principais companhias mundiais apenas a Royal Caribbean e a Princess terão novidades (e das boas) neste novo ano.

Ao contrário do habitual, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e Norwegian Cruise Line não têm nenhum novo navio previsto para 2024, sendo que os próximos serão o MSC World America e o Norwegian Aqua, ambos para 2025.

MSC Euribia estreou-se no Porto do Funchal

O MSC Euribia fez, nesta quinta-feira, a primeira escala no Porto do Funchal, assinalada pela ida a bordo de um grupo de entidades da comunidade portuária e marítima e pelo secretário Regional de Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto, que tutela a APRAM, S.A.

A MSC Portugal preparou todo o evento que incluiu uma palestra sobre sustentabilidade, apresentada pelo diretor de Sustentabilidade e Comunicação do navio, Andras Pappas, chamando a atenção para as características únicas em termos de tecnologia ambiental do MSC Euribia, um navio inovador e o mais avançado da atualidade, sob o ponto de vista de preservação do ambiente.

TERÇA-FEIRA, 23 DE JANEIRO

Escala inaugural do «MSC Euribia» no Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O MSC Euribia é o navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos.

É o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível em escala, apresentando uma variedade de tecnologias e soluções ambientais de vanguarda que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo sistemas avançados de tratamentos de águas residuais e gestão de resíduos. Foi também concebido com o futuro em mente, permitindo incorporar facilmente futuras inovações no âmbito da sustentabilidade, tais como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos, logo que estejam disponíveis em escala.
 

EM 2023

Cruzeiros no Porto de Lisboa superam pela primeira vez os 700 mil passageiros

O Porto de Lisboa anunciou, esta segunda-feira, que bateu vários recordes na actividade de cruzeiros em 2023, superando, pela primeira vez, a barreira dos 700 mil passageiros e a dos 200 mil passageiros no segmento turnaround (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital).

Ao todo, o Porto de Lisboa contabilizou 758.328 de passageiros de cruzeiros, mais 54% do que em 2022, ultrapassando o anterior recorde de 2018 com 577.603 passageiros de cruzeiro.

Feitas as contas, o maior destaque vai para o segmento turnaround que atingiu os 204.004, um aumento exponencial de 131% quando comparado com esse mesmo ano, com 102.680 passageiros embarcados e 101.324 desembarcados. Já o número de passageiros em trânsito atingiu os 554.324, um crescimento de 37% em relação a 2022, calculou o Porto de Lisboa, em comunicado.

A 18 DE JANEIRO

MSC Euribia estreia no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebe no próximo dia 18 de Janeiro o navio de cruzeiros “Euribia”, o mais recente da frota MSC, com a maior eficiência energética de todos os tempos.

É o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível marítimo mais limpo actualmente disponível em escala, apresentando uma variedade de tecnologias e soluções ambientais de vanguarda que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo sistemas avançados de tratamentos de águas residuais e gestão de resíduos.

Porto do Funchal com dois navios

O Porto do Funchal teve dois navios no dia 10, os habituais “Marella Explorer” e o “Mein Schiff 1”, que chegou na noite de segunda-feira, e que movimentaram um total de 6 751 pessoas, sendo que 4 947 são passageiros.

Os dois navios estão a fazer o itinerário da CAI, Cruise in the Atlantic Islands, com escalas nas ilhas da Madeira e Canárias e, no caso do “Mein Schiff 1,” também em Cabo Verde.

Passageiros desembarcados nos Açores de janeiro a novembro superam 2022

Nos primeiros 11 meses de 2023, desembarcaram na região 540.111 passageiros por via marítima, número que superou o valor total de 2022 (506.143) em 6,7%, segundo dados divulgados na página da Internet do SREA e consultados pela Lusa.

Em comparação com o período homólogo, em que se registaram 485.572 desembarques, o arquipélago contabilizou mais 54.539 passageiros, que representaram um aumento de 11,2%.

MADEIRA

Dois transatlânticos da P&O encontraram-se no Funchal neste domingo

Um encontro no Porto do Funchal de dois navios da P&O Cruises, Aurora e Ventura, dois transatlânticos que ficaram 12 horas na Madeira e trouxeram um total de 6 435 pessoas, a bordo.
Os dois navios saíram de Southampton no dia 03 de janeiro e o Funchal foi a primeira escala dos respectivos itinerários.

«Ambition» no Terminal de Cruzeiros de Leixões

O Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira o primeiro navio de cruzeiro de 2024.
O "Ambition", da Ambassador Cruise Lines, chegou ao Terminal de Cruzeiros com quase 1.200 passageiros.

Os 19 itinerários da MSC Cruzeiros com partida e chegada a Lisboa de Abril a Novembro de 2024 (e 2 do Funchal)

O grande destaque no mercado português serão os 19 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa a partir de Abril até Novembro de 2024. O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa.

As 8 Grandes Novidades do novo Icon of the Seas

Depois de mais de 7 anos de um projeto e 900 dias de construção por milhares de especialistas, a Royal Caribbean deu as boas-vindas ao tão aguardado Icon of the Seas, numa importante cerimónia nos estaleiros de Meyer Turku, na Finlândia, a apenas dois meses da estreia, em Miami.

FUNCHAL, MADEIRA

AidaCosma passou Natal na Região e trouxe mais de 7.500 pessoas

O navio AidaCosma passou o dia de Natal na ‘Pontinha’, tendo trazido ao Funchal mais de 7.500 pessoas, numa escala de 18 horas.

O navio de cruzeiro chegou na madrugada de dia 25 ao Porto do Funchal, com 7.692 pessoas a bordo, sendo que 6.267 são passageiros. Veio de Las Palmas e ficou na Madeira durante 18 horas.

Total: 121
1 2 [3] 4 5 6 7