Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EDUARDO CABRITA:

MSC Cruzeiros teve em 2023 um aumento de mais de 50% de passageiros em Portugal face a 2019

“Terminámos 2023 perto dos 50% da ocupação que teremos para 2024 e estamos muito contentes. São números muito simpáticos para começar o ano, não digo descansados, mas mais alegres”, revelou Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros aos jornalistas, esta terça-feira, 23 de janeiro, à margem da visita inaugural do novo navio da companhia, MSC Euríbia, a Lisboa.

O responsável avançou ainda, em relação aos resultados de 2023, que “estão praticamente finalizados”, tiveram um aumento de “mais de 50% de passageiros do que em 2019” em Portugal, ou seja, no total registaram “perto de 52 mil passageiros, o que é extraordinário”.

ESTA TERÇA-FEIRA

Porto de Lisboa recebe MSC Euribia, navio que fez a primeira viagem com zero emissões

O Porto de Lisboa recebe esta terça-feira o MSC Euribia, o primeiro navio de cruzeiro a realizar uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa. Foi um pequeno trajecto de quatro dias entre Saint-Nazaire e Copenhaga, mas um enorme salto para uma nova era na indústria.

Essa viagem histórica de mais de mil milhas alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa, pela utilização do combustível bio-LNG (Gás Natural Liquefeito) e pela aplicação da abordagem de balanço de massa, demonstrando, assim, que os cruzeiros com zero emissões são possíveis.

Os 5 Novos Navios de Cruzeiro mais Excitantes de 2024

O ano de 2024 traz, mais uma vez, uma série de novos e excitantes navios para o mercado. Das principais companhias mundiais apenas a Royal Caribbean e a Princess terão novidades (e das boas) neste novo ano.

Ao contrário do habitual, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e Norwegian Cruise Line não têm nenhum novo navio previsto para 2024, sendo que os próximos serão o MSC World America e o Norwegian Aqua, ambos para 2025.

MSC Euribia estreou-se no Porto do Funchal

O MSC Euribia fez, nesta quinta-feira, a primeira escala no Porto do Funchal, assinalada pela ida a bordo de um grupo de entidades da comunidade portuária e marítima e pelo secretário Regional de Economia, Mar e Pescas, Rui Barreto, que tutela a APRAM, S.A.

A MSC Portugal preparou todo o evento que incluiu uma palestra sobre sustentabilidade, apresentada pelo diretor de Sustentabilidade e Comunicação do navio, Andras Pappas, chamando a atenção para as características únicas em termos de tecnologia ambiental do MSC Euribia, um navio inovador e o mais avançado da atualidade, sob o ponto de vista de preservação do ambiente.

TERÇA-FEIRA, 23 DE JANEIRO

Escala inaugural do «MSC Euribia» no Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O MSC Euribia é o navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos.

É o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível em escala, apresentando uma variedade de tecnologias e soluções ambientais de vanguarda que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo sistemas avançados de tratamentos de águas residuais e gestão de resíduos. Foi também concebido com o futuro em mente, permitindo incorporar facilmente futuras inovações no âmbito da sustentabilidade, tais como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos, logo que estejam disponíveis em escala.
 

EM 2023

Cruzeiros no Porto de Lisboa superam pela primeira vez os 700 mil passageiros

O Porto de Lisboa anunciou, esta segunda-feira, que bateu vários recordes na actividade de cruzeiros em 2023, superando, pela primeira vez, a barreira dos 700 mil passageiros e a dos 200 mil passageiros no segmento turnaround (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital).

Ao todo, o Porto de Lisboa contabilizou 758.328 de passageiros de cruzeiros, mais 54% do que em 2022, ultrapassando o anterior recorde de 2018 com 577.603 passageiros de cruzeiro.

Feitas as contas, o maior destaque vai para o segmento turnaround que atingiu os 204.004, um aumento exponencial de 131% quando comparado com esse mesmo ano, com 102.680 passageiros embarcados e 101.324 desembarcados. Já o número de passageiros em trânsito atingiu os 554.324, um crescimento de 37% em relação a 2022, calculou o Porto de Lisboa, em comunicado.

A 18 DE JANEIRO

MSC Euribia estreia no Porto do Funchal

O Porto do Funchal recebe no próximo dia 18 de Janeiro o navio de cruzeiros “Euribia”, o mais recente da frota MSC, com a maior eficiência energética de todos os tempos.

É o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível marítimo mais limpo actualmente disponível em escala, apresentando uma variedade de tecnologias e soluções ambientais de vanguarda que minimizam o impacto atmosférico e no ambiente marinho, incluindo sistemas avançados de tratamentos de águas residuais e gestão de resíduos.

Porto do Funchal com dois navios

O Porto do Funchal teve dois navios no dia 10, os habituais “Marella Explorer” e o “Mein Schiff 1”, que chegou na noite de segunda-feira, e que movimentaram um total de 6 751 pessoas, sendo que 4 947 são passageiros.

Os dois navios estão a fazer o itinerário da CAI, Cruise in the Atlantic Islands, com escalas nas ilhas da Madeira e Canárias e, no caso do “Mein Schiff 1,” também em Cabo Verde.

Passageiros desembarcados nos Açores de janeiro a novembro superam 2022

Nos primeiros 11 meses de 2023, desembarcaram na região 540.111 passageiros por via marítima, número que superou o valor total de 2022 (506.143) em 6,7%, segundo dados divulgados na página da Internet do SREA e consultados pela Lusa.

Em comparação com o período homólogo, em que se registaram 485.572 desembarques, o arquipélago contabilizou mais 54.539 passageiros, que representaram um aumento de 11,2%.

MADEIRA

Dois transatlânticos da P&O encontraram-se no Funchal neste domingo

Um encontro no Porto do Funchal de dois navios da P&O Cruises, Aurora e Ventura, dois transatlânticos que ficaram 12 horas na Madeira e trouxeram um total de 6 435 pessoas, a bordo.
Os dois navios saíram de Southampton no dia 03 de janeiro e o Funchal foi a primeira escala dos respectivos itinerários.

«Ambition» no Terminal de Cruzeiros de Leixões

O Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira o primeiro navio de cruzeiro de 2024.
O "Ambition", da Ambassador Cruise Lines, chegou ao Terminal de Cruzeiros com quase 1.200 passageiros.

Os 19 itinerários da MSC Cruzeiros com partida e chegada a Lisboa de Abril a Novembro de 2024 (e 2 do Funchal)

O grande destaque no mercado português serão os 19 cruzeiros de 10 noites com partida e chegada a Lisboa a partir de Abril até Novembro de 2024. O MSC Orchestra partirá de Lisboa e fará itinerários com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e fará ainda duas “empty legs” com partida de Génova e desembarque em Lisboa.

As 8 Grandes Novidades do novo Icon of the Seas

Depois de mais de 7 anos de um projeto e 900 dias de construção por milhares de especialistas, a Royal Caribbean deu as boas-vindas ao tão aguardado Icon of the Seas, numa importante cerimónia nos estaleiros de Meyer Turku, na Finlândia, a apenas dois meses da estreia, em Miami.

FUNCHAL, MADEIRA

AidaCosma passou Natal na Região e trouxe mais de 7.500 pessoas

O navio AidaCosma passou o dia de Natal na ‘Pontinha’, tendo trazido ao Funchal mais de 7.500 pessoas, numa escala de 18 horas.

O navio de cruzeiro chegou na madrugada de dia 25 ao Porto do Funchal, com 7.692 pessoas a bordo, sendo que 6.267 são passageiros. Veio de Las Palmas e ficou na Madeira durante 18 horas.

Mein Schiff 3 trouxe 3283 pessoas ao Funchal

O “Mein Schiff 3” acostou, na manhã de dia 23, no Porto do Funchal, trazendo a bordo 2 393 passageiros e 890 tripulantes. Proveniente de Le Havre, o navio ficou na Madeira durante 11 horas.

Deixa o Porto do Funchal às 18h00, com destino a Cabo Verde.

Portos europeus receberam perto de 350 milhões de passageiros em 2022

O transporte marítimo de passageiros continuou a recuperar fortemente, em 2022, com os dados do Eurostat a indicar um crescimento de 30% face a 2021 e 51% relativamente a 2020. Contudo, a indústria dos cruzeiros está ainda 17% abaixo dos níveis de 2019. Portugal aparece, em 2022, com perto de 1,4 milhões de passageiros.

«AVALON ALEGRIA» NO DOURO

NAVIO HOTEL EM VIAGEM INAUGURAL NA VND

Já chegou ao Douro o AVALON ALEGRIA. O novo navio hotel da AVALON WATERWAYS partiu segunda-feira, 18 de dezembro, dos estaleiros navais da WEST SEA no Porto de Viana do Castelo, onde foi construído.

O novo navio, com 80 metros de comprimento e 11,40 metros de boca, conta com 51 cabines divididas por dois decks, tendo capacidade para 102 passageiros e 33 tripulantes. Este é o 12º navio-hotel de rio construído e entregue pela WEST SEA, desta feita para a AVALON WATERWAYS, uma empresa de cruzeiros fluviais que opera na Europa, China, Sudeste asiático, América do Sul, Índia e Ilhas Galápagos.

TUI River Cruises estreia-se no Douro em 2025 com o TUI Alma

Com capacidade para 123 passageiros, o TUI Alma, assim se chamará aquele que será o primeiro navio mandado construir pela TUI River Cruises, companhia de cruzeiros do universo do Grupo TUI, irá navegar pelo rio Douro a partir da primavera de 2025. Os cruzeiros foram colocados à venda a 14 de dezembro.

FUNCHAL

Dois navios movimentaram 6480 pessoas

Os dois navios da rota da CAI (Cruise in the Atlantic Islands), Marella Explorer e Mein Schiff 1, estiveram toda a manhã de dia 14 no Porto do Funchal, a movimentar 6 480 pessoas.

MADEIRA

Esperados mais passageiros nos cruzeiros da passagem de ano

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) tem a expetativa de que na passagem de ano existam perto de 20 mil passageiros, acima dos 18 mil que já tinha sido avançada pela presidente, Paula Cabaço, na edição de novembro do Económico Madeira

Total: 114
1 2 [3] 4 5 6