Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Funchal estima que taxa turística nos portos possa render perto de 1,2 milhões de euros em 2025

A Câmara Municipal do Funchal e a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) assinaram um protocolo no âmbito da Taxa Turística municipal, que passará também a ser cobrada aos passageiros dos navios de cruzeiro a partir de janeiro de 2025.

No decorrer da formalização do protocolo, a presidente da Câmara do Funchal, Cristina Pedra, disse que é expectável que a taxa venha a render perto de um milhão e duzentos mil euros em 2025.

A taxa será aplicada aos passageiros que desembarquem no porto do Funchal. Todavia, se o passageiro tiver como destino final o Funchal, o valor não lhe será cobrado. A taxa turística nos portos tem o custo de dois euros.

"A taxa turística é uma receita camarária e a Câmara solicita à APRAM a sua colaboração do ponto de vista institucional para, no fundo, ser uma intermediária na cobrança dessa mesma taxa. Face à proximidade aos armadores, através dos agentes de navegação, nós assumimos o papel de cobradores da taxa junto dos armadores e que depois devolveremos à Câmara Municipal ao abrigo do previsto neste protocolo", explicou Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM.

fonte