Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Ventura» é o primeiro gigante no Porto do Funchal em ano e meio

Com capacidade para quase 3.600 passageiros, nos seus mais de 288 metros de comprimento e 116.017 tonelagens de arqueação bruta, o navio de cruzeiro 'Ventura' atracou esta quinta-feira no Porto do Funchal, tornando-se assim o maior de todos os navios que escalaram a Madeira no último ano e meio.

SIGNIFICATIVO MOVIMENTO DE NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES, NO CORRENTE MÊS DE OUTUBRO

Na segunda fase da retoma de actividade de cruzeiros nos Açores, o mês que agora teve início afigura-se como o mais movimentado do ano. Neste contexto, os armadores germânicos assumem uma posição de destaque arquipélago açoriano, ao assegurar 30 das 35 escalas já agendadas. Na primeira semana de outubro será visível este dinamismo, com os portos açorianos dando as boas-vindas a dois estreantes.

MADEIRA

O regresso dos cruzeiros

Outubro marca o regresso dos cruzeiros aos portos da Madeira, estando previstas neste mês 29 escalas, cinco delas no Porto Santo, e algumas operações de turnaround com significado.
Destacam-se as operações com o “MSC Splendida”, a primeira no dia 10 de outubro, seguindo-se mais cinco até 1 de dezembro. Duas estão previstas para o mês corrente, três para novembro e uma para dezembro.
 

Star Legend parte de Lisboa para primeira viagem depois de renovação

O Star Legend, embarcação da companhia de cruzeiros Windstar Cruises, partiu de Lisboa rumo a Barcelona para a sua primeira viagem depois de ter sido submetido a um projecto de renovação que aumentou em 100 passageiros a sua capacidade. O itinerário inclui ainda escala em Portimão, Cádiz, Gibraltar, Málaga, Cartagena e Palma de Maiorca.

PORTO DE LISBOA

Turismo de Cruzeiros no Dia Mundial do Turismo

A APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A. aproveitou o Dia Mundial do Turismo, que se assinalou esta segunda-feira, para destacar a presença pela segunda vez, em Lisboa, do navio de cruzeiros MSC Virtuosa, um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados da atualidade. Com embarque e desembarque previsto de 1.500 turistas no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, com todas as garantias de segurança, o MSC Virtuosa é o exemplo de que a indústria do turismo de cruzeiros é, cada dia mais, uma atividade sustentável em todos os pilares: económico, social e ambiental.

Cruzeiro Island Sky faz escala na Figueira da Foz

O cruzeiro “Island Sky”, vindo de Leixões, faz escala no Porto da Figueira da Foz no dia 28 de outubro, seguindo viagem para Lisboa.. Este navio, com 91 metros de comprimento, 15 metros de boca e 4,2 metros de calado, construído em 1991, tem capacidade para 114 passageiros e 86 tripulantes. Nas escalas de navios de cruzeiro na Figueira da Foz, os passageiros, estrangeiros, visitam sítios de interesse turístico da cidade e da região.

MSC VIRTUOSA COM 6 ESCALAS NO PORTO DA CAPITAL

Lisboa recebe um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados

O MSC Virtuosa, um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados, esteve dia 18 em Lisboa, um dos destinos de uma viagem de 9 noites com escalas em Barcelona, Marselha, Génova Málaga e Casablanca.

É a primeira vez que a MSC Cruises coloca em Lisboa um navio da classe Meraviglia a realizar escalas de interporting, oferecendo a possibilidade de embarque e/ou desembarque de passageiros em Lisboa. O navio tem programadas mais 5 escalas até novembro, reforçando Lisboa como um porto de turnaround (27 de Setembro e 6 de Outubro são as próximas duas escalas).
 

PORTO DE LEIXÕES RECEBEU NAVIO DE CRUZEIRO VIKING SKY

O Porto de Leixões recebeu este domingo, 12 de setembro, a escala do luxuoso navio de cruzeiro Viking Sky, da prestigiada companhia de cruzeiros Norueguesa Viking Ocean Cruises.

O Viking Sky chegou ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões bem cedo pela manhã, com 256 passageiros a bordo na sua grande maioria de nacionalidade americana, partindo ao final da tarde.

«Top Five II» na Madeira, em viagem inaugural

O Porto do Funchal recebeu, no domingo, o super-iate 'Top Five II', que faz a viagem inaugural de saída do estaleiro.

Construído nos estaleiros Hakvoort, na Holanda, foi desenhado pela Yacht Architecture & Design e não foi noticiado qual o seu primeiro proprietário. Com 61 metros de comprimentos, associa a mais recente tecnologia naval ao luxo dos iates desta categoria.

MADEIRA

Navios de cruzeiro voltam a fazer escala no Porto do Funchal

O navio de cruzeiro 'Norwegian Breakaway' acostou esta sexta-feira no porto do Funchal, efetuando a primeira escala técnica na Madeira, sem turistas, o que marca o regresso das grandes embarcações à região, interrompidas devido à pandemia da covid-19.

Segundo a informação disponibilizada pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM), este navio transporta 1.542 tripulantes e 19 passageiros.

A PARTIR DE 15 DE SETEMBRO

AIDAluna regressa ao activo em Kiel

O AIDAluna, embarcação da AIDA Cruises, subsidiária da Carnival Corp, vai ser o sétimo navio da companhia a retomar operações em 2021, com dois itinerários alternados à saída de Kiel, na Alemanha, a partir de 5 de Setembro.
Um dos itinerários será de quatro dias, com passagem pelo porto de Gdynia, na Polónia e pela ilha de Gotland, enquanto que o itinerário de três dias passa pela cidade sueca de Gotemburgo. O AIDAluna vai realizar estes cruzeiros até 14 de Outubro.

ATÉ AO FINAL DO ANO

Portos açorianos devem registar 100 escalas de navios de cruzeiros

Os últimos quatro meses de 2021 deverão registar um significativo movimento de navios de cruzeiro nos Açores. Embora persistam as naturais interrogações inerentes à concretização desta programação, certo é que, face ao atual contexto, as cruise lines redefiniram rotas, criaram novos circuitos e muitas privilegiaram inequivocamente o destino Açores, motivo que nos leva a inferir a clara notoriedade que esta Região tem vindo a alcançar junto dos principais players do setor.

Porto do Funchal com 111 escalas em agenda a partir de outubro

O Porto do Funchal tem agendadas 111 escalas de navios de cruzeiro entre outubro e o final do ano, revela o secretário regional da Economia, salientando que se trata de um "sinal animador" para a retoma da atividade.

"O mercado de cruzeiros praticamente é inexistente [devido à crise pandémica], embora haja sinais positivos, porque, a partir de outubro, há 111 marcações para acostagem de navios", disse Rui Barreto, durante uma visita às obras de impermeabilização da cobertura da gare marítima e de reabilitação de gabinetes de serviço.
 

Podcast «No País dos Arquitectos»

Carrilho da Graça. Terminal de Cruzeiros de Lisboa

No primeiro episódio do podcast No País dos Arquitectos, Sara Nunes, da Building Pictures, esteve à conversa com o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, que nos falou sobre o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e explorou a missão da arquitectura e o papel do arquitecto, os processos e as referências da obra.
Ficamos a saber que o projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi uma oportunidade para aproximar a cidade ao rio, e que a cobertura, de acesso livre, oferece uma vista panorâmica sobre o estuário do rio, conhecido como o Mar de Palha.
 

CRUZEIROS

«Le Bellot» estreou-se no Porto de Lisboa

O navio de cruzeiros ‘Le Bellot’ estreou-se na cidade de Lisboa, um dos destinos de uma viagem de nove noites com início em Saint-Malo, escala em Marselha e fim em Nice (França).

O navio de cruzeiros ‘Le Bellot’ foi entregue em Março de 2020, e o seu nome é uma homenagem a Joseph René Bellot, o oficial naval francês e explorador do Árctico. Foi construído em Alesund, na Noruega, e em Tulcea, na Roménia.

Porto de Tallinn abre novo terminal de cruzeiros mais sustentável

O Porto de Tallinn, na Estónia, inaugurou um novo terminal de cruzeiros que pretende reduzir o impacto ambiental da sua actividade, recorrendo a painéis solares e energia marítima.
O novo terminal tem painéis solares adaptados ao clima nórdico e é aquecido por energia marítima através de uma bomba de calor.

Carnival prevê ter 75% dos seus navios a fazer cruzeiros até ao final do ano

A Carnival Corporation, maior empresa de cruzeiros do mundo, planeia ter quase 75% dos navios de cruzeiros das suas marcas a navegar com passageiros até ao final de 2021, depois de mais de um ano de restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

A empresa anunciou que espera retomar as operações de cruzeiros “com 65% da frota até ao final de 2021 em oito das suas marcas”, a que se junta ainda a Carnival Cruise Line, que planeia ter toda a sua frota a navegar até ao final de 2021, “o que aumenta ainda mais a capacidade operacional total da Carnival Corporation para quase 75% até o final do ano”.

Norwegian Cruise Line retoma cruzeiros

A Norwegian Cruise Line (NCL) comemorou oficialmente o seu antecipado regresso com uma estreia dupla: o Norwegian Jade não foi apenas o primeiro de 17 navios da frota a dar as boas vindas aos passageiros depois de 500 dias, mas também fez história como o primeiro navio a partir de Atenas (Piraeus).

Novo navio da Virgin Voyages, de Richard Branson, inclui Portugal nos seus itinerários

Já estão abertas as reservas para o segundo navio da classe Lady da Virgin Voyages, a companhia de cruzeiros de Richard Branson. O Valiant Lady, nome pelo qual foi baptizado o novo navio da companhia, vai fazer a sua estreia na Europa na primavera de 2022.

O navio partirá do Reino Unido na próxima primavera para itinerários na Bélgica, Espanha e Portugal, incluindo escalas em Málaga, Palma de Maiorca, Ilhas Canárias, Lisboa e Bélgica.

MSC, FINCANTIERI E SNAM

PARCERIA PARA O PRIMEIRO NAVIO DE CRUZEIRO MARÍTIMO DO MUNDO A HIDROGÉNIO

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Fincantieri e a Snam, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), para determinar, em conjunto, as condições para o projecto e construção do que tornar-se-á no primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo.

Total: 1555