Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios embelezam Porto do Funchal ao raiar da manhã

O AidaMar, vindo de Tenerife, chegou ao Porto do Funchal ainda antes das 08h00 da manhã desta terça-feira, ficando acostado na pontinha até dia 10, de onde sai pelas 05h30, rumo a Málaga.

Quando o navio acostou, já o World Voyager ocupava o seu lugar no cais. Navio que chegou dia 9 e que zarpou pelas 18h00 e rumo a Ponta Delgada, nos Açores.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

«SKY PRINCESS» pela primeira vez nos Açores

Na sequência do crescente dinamismo que a indústria de cruzeiros conheceu nos últimos meses, o arquipélago açoriano tem assumido uma posição de relevo no tão desejado regresso à normalidade, o que se tem vindo a traduzir nos diversos paquetes que têm visitado estas paragens.

Nesta semana deve manter-se essa afluência aos portos dos Açores; das dez escalas previstas, assume particular relevância a estreia, agendada para esta segunda-feira, dia 8 de novembro, de um dos mais recentes navios da prestigiada frota da Princess Cruises, o “Sky Princess”.

Porto do Funchal continua a registar assinalável movimentação de navios

O porto do Funchal continua a manter um movimento assinalável de navios de cruzeiro, contrastando com o que se passou durante um longo período, devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19.

Dia 4 chegaram mais navios de cruzeiro de grande porte, nomeadamente o Mein Schiff 4, proveniente de Lisboa e tendo como destino Lanzarote, e que atracou no cais sul.

Aprovado estudo de aumento do Porto do Funchal em 400 metros

Na cerimónia de inauguração, o Presidente do Governo Regional da Madeira elogiu a obra no Cais 6, considerando que esta foi realizada em "tempo record".
O líder do executivo acrescentou que quer o Porto do Funchal como o principal em Portugal no que diz respeito aos dos navios cruzeiro, sustentando que este é um mercado "imprescindível e fundamental" para a economia regional. Neste sentido os estudos preliminares para o aumento do porto em 400 metros já foram aprovados.

Costa Toscana termina testes de mar e está quase pronto para a entrega em Dezembro de 2021

Prosseguem os trabalhos de construção do Costa Toscana, o novo navio da Costa Cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). No estaleiro Meyer em Turku (Finlândia), realizou-se a segunda fase da “cerimónia da moeda“, tradição na indústria marítima, com a presença do capitão do navio Pietro Sinisi, de executivos da empresa e do estaleiro.

Passageiros marítimos desembarcados nos Açores até Setembro superam os de 2020

Entre janeiro e setembro, desembarcaram nos portos dos Açores, 362.938 passageiros, mais 61,7% do que no período homólogo (224.400), indicam os números consultados pela Lusa.
Os números registados nos primeiros nove meses de 2021 já superaram os contabilizados durante todo o ano de 2020 (301.062).

DGRM a bordo do navio «World Voyager»

Uma equipa da DGRM esteve a bordo do navio de cruzeiros World Voyager, durante a sua estadia em Lisboa e antes de partir para o Funchal com 160 passageiros a bordo.

Este navio, tecnologicamente dos mais avançados e dos mais amigos do ambiente, é o segundo da gama Explorer, da empresa Mystic Cruises, tendo sido construído nos estaleiros de Viana do Castelo em novembro de 2020, tal como já tinha acontecido com o seu irmão gémeo, o World Explorer. Com posicionamento para o segmento Premium nos cruzeiros, tem capacidade para 200 passageiros e 117 tripulantes, e está preparado para realizar cruzeiros transatlânticos e viagens temáticas para destinos exclusivos em todo o mundo.

Cruzeiro estreia-se no Porto Santo

O "Club Med 2" fundeou, pela primeira vez, no Porto do Porto Santo, dia 30, para uma escala de 11 horas. A bordo viajam 85 passageiros e 213 tripulantes.
O "Club Med 2" esteve o dia anterior no Porto do Funchal, tendo partido para o Porto Santo pelas 22 horas. Às 18 horas de sábado saiu da "ilha dourada" rumo a Tenerife.

«Your Safe Port» é a nova assinatura dos Portos da Madeira

"Your Safe Port" é a nova assinatura da marca Portos da Madeira, que reflete o mais recente posicionamento da APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, SA. no mercado turístico de cruzeiros.
O novo claim pretende reforçar o compromisso da APRAM em oferecer um “Porto Seguro”, uma mensagem curta e direta, que transporta uma forte componente emocional, e que expressa a ambição da APRAM em reconstruir a confiança dos turistas a voltarem a viajar para a Madeira e Porto Santo através dos Portos da Madeira.
 

Açores na rota do estreante «Rotterdam»

O mais recente navio da centenária Holland America Line tem previsto realizar esta quarta-feira, dia 27 de outubro, escala inaugural no Porto de Ponta Delgada. Esta visita ganha acrescida relevância e visibilidade em virtude de ser a primeira viagem que aquele mediático navio de cruzeiros está a efetuar, desde que foi entregue pelos estaleiros ao armador, no passado mês de julho.

Aidaluna e Britannia iluminam Pontinha do Funchal

Chegaram, na manhã desta terça-feira, ao porto do Funchal mais dois navios de cruzeiro, que pintaram a baía madeirense de luz e cor.

O primeiro a atracar no cais funchalense foi o Aidaluna, que chegou por volta das 6h30 e se despediu da Região pelas 18 horas, tendo como destino Kitts. Já pelas 7h15, foi a vez do Britannia dizer ‘olá’ à Madeira, vindo de Southampton, rumando depois para St. Jonhs, às 17 horas desta quarta-feira.

MSC Cruzeiros regista maior embarque de portugueses nos cruzeiros Lisboa-Lisboa

A MSC Cruzeiros tem vindo a registar números record de embarque de passageiros portugueses nos cruzeiros à partida e chegada a Lisboa. O MSC Virtuosa, navio que está a operar este outono no mercado português (setembro a novembro), tem tido uma média de 900/950 passageiros em cada embarque na capital, dos quais 95% são de nacionalidade portuguesa.

COM VÍDEO

«Regal Princess» despediu-se do Porto do Funchal ao som de «The Love Boat»

O 'Regal Princess', com 3604 pessoas a bordo, esteve atracado no Porto do Funchal para uma escala de nove horas. Na hora da saída despediu-se ao som do tema musical ‘The Love Boat’.

O momento encantou vários entusiastas que se encontravam na baía da capital madeirense.

LEIXÕES

Terminal de Cruzeiros acolhe o SPIRIT OF ADVENTURE em escala inaugural

Encontra-se numa viagem de 14 dias que começou em Dover a 10 de outubro e que terminará em Southampton a 24 de outubro. Deste itinerário fazem parte os portos de Brest, Saint-Nazaire, La Rochelle, Santander, Leixões, Huelva e Vigo. Navega com 768 passageiros a bordo sobretudo de nacionalidade britânica, servidos por uma tripulação composta por 530 elementos.

Chegou a Leixões no domingo, 17 de outubro, em escala inaugural e, como habitual nestas ocasiões, foi realizada uma cerimónia de troca de placas entre a Autoridade Portuária e o Comandante do navio, comemorativa da sua primeira visita ao Porto de Leixões.

Dois navios da MSC Cruzeiros vão dar a volta ao mundo em 2023

Dois navios da MSC Cruzeiros – o MSC Magnifica e o MSC Poesia – vão realizar cruzeiros de volta ao mundo em 2023, acaba de anunciar a companhia, que acrescenta que foi forçada a cancelar esta mítica viagem em 2022 devido à indisponibilidade de vários portos.

Assim, para além do já programado MSC Poesia, o MSC Magnifica será adicionado para permitir que os passageiros do cruzeiro cancelado possam manter as suas férias de sonho em 2023. As reservas para o cruzeiro Volta ao Mundo 2023 a bordo do MSC Magnifica já abriram.

COM VÍDEO

Imagens de drone mostram dimensão dos paquetes «Iona» e «Europa 2» no Porto do Funchal

O drone de Paulo Vasconcelos Freitas captou imagens aéreas da baía funchalense, exibindo a dimensão dos dois ‘gigantes’ dos mares, o ‘Iona’ e o ‘Europa 2’, embelezando a capital madeirense.

FUNCHAL

Dez paquetes no fim do ano

Dez navios já fizeram reserva para a passagem de ano no Funchal. Este domingo foi a vez do MSC Splendida que trouxe 2.200 passageiros, com 199 a desembarcar no Funchal e outos 340 a dar inicio à viagem a partir da Madeira.

Lisboa na primeira escala de navio de exploração polar híbrido

O Porto de Lisboa assinala a escala do Le Commandant Charcot, o primeiro navio de exploração polar híbrido em Lisboa, este sábado, em primeira visita, com zero emissões para a atmosfera!
O Le Commandant Charcot, um navio classificado como “Polar 2”, é símbolo de um importante passo em frente no compromisso da indústria com o turismo sustentável, na medida em que no mesmo palco encontramos o navio de cruzeiros e o laboratório de investigação científica.

MADEIRA

Funchal recebe este domingo primeiro «turnaround» e turistas «em bolha»

O Porto do Funchal recebe este domingo o navio de cruzeiro "MSC Splendida", no primeiro e maior 'turnaround' da retoma desta actividade, com o desembarque de 199 passageiros e o embarque de outros 342.

"Trata-se do primeiro 'turnaround' com alguma dimensão na retoma da atividade de cruzeiros que recomeçou neste mês de outubro nos Portos do Funchal e Porto Santo", depois do interregno provocado pela pandemia de covid-19, segundo a Administração dos Portos da Madeira (Apram).

POR PAULA CABAÇO, PRESIDENTE DA APRAM

Outubro da nossa esperança

Confirmou-se o que todos desejávamos: os navios de cruzeiros regressam a partir deste mês aos portos da Região. O que era esperança passou a quase certeza, um quase que se deve ao facto de a pandemia ainda estar por aí!
Prevemos que esta retoma seja gradual e progressiva e tudo aponta que, em 2023, estaremos perto de alcançar os números anteriores a 2020.

Total: 1555