Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Podcast «No País dos Arquitectos»

Carrilho da Graça. Terminal de Cruzeiros de Lisboa

No primeiro episódio do podcast No País dos Arquitectos, Sara Nunes, da Building Pictures, esteve à conversa com o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, que nos falou sobre o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e explorou a missão da arquitectura e o papel do arquitecto, os processos e as referências da obra.

Na conversa, temos a oportunidade de conhecer um arquitecto com um enorme sentido de humor, que partilha algumas das suas experiências com embarcações e a sua missão na arquitectura: “É interessante e realmente é o espírito que eu sempre tenho na arquitectura: tentar que as intervenções dos arquitectos contribuam para que a cidade seja melhor para toda a gente”.

Ficamos a saber que o projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi uma oportunidade para aproximar a cidade ao rio, e que a cobertura, de acesso livre, oferece uma vista panorâmica sobre o estuário do rio, conhecido como o Mar de Palha.

Carrilho da Graça conta ainda algumas das histórias por detrás da construção. Descobrimos, por exemplo, que utilizou o compósito de betão e cortiça, criando uma solução inovadora que confere uma maior leveza estrutural ao edifício.

Para conhecerem melhor o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e o arquitecto Luís Carrilho da Graça, ouçam a conversa na íntegra.