Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRUISES DIVISION, DO MSC GROUP, É A PRIMEIRA GRANDE COMPANHIA DE CRUZEIROS A JUNTAR-SE AO GREEN MARINE EUROPE LABEL

A Cruises Division, do MSC Group, anunciou o seu compromisso em juntar-se à Green Marine Europe Label, tornando-se a primeira companhia global de cruzeiros a fazê-lo. Este é um programa voluntário de certificação ambiental para a indústria marítima.

Após o sucesso do programa de certificação ambiental norte-americano Green Marine, a iniciativa Europeia foi lançada em 2020 para criar um mecanismo que apoie os proprietários dos navios na demonstração do seu desempenho ambiental à escala Europeia. Isso apoiará a promessa da Cruises Division, do MSC Group, em atingir zero emissões líquidas até 2050.

AÇORES

«Mein Schiff 3» esta segunda-feira em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe esta segunda-feira, pela segunda vez no corrente ano, a escala do navio de cruzeiros MEIN SCHIFF 3, um dos navios que compõem a frota da luxuosa operadora alemã Tui Cruises.

Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um itinerário de 14 noites, iniciado no dia 3, em Santa Cruz de Tenerife, e que contempla para além de Ponta Delgada, escalas na Praia da Vitória, Funchal, Arrecife, Puerto del Rosário e Gran Canaria, antes do regresso ao seu porto base em Santa Cruz de Tenerife no próximo dia 17.

Costa Cruzeiros retoma operações com toda a frota em 2022

A Costa Cruzeiros continua o seu plano de recomeço gradual das operações em 2022. A partir de 5 de março, data em que o novo Costa Toscana, estrela da recente edição do Festival de Música de Sanremo, partirá para o seu primeiro cruzeiro, um número crescente de navios da empresa regressará ao serviço, juntando-se aos que já estão a navegar. No Verão, toda a frota da empresa retomará as operações, com os quatro novos navios entregues nos últimos meses – Costa Toscana, Costa Smeralda, Costa Firenze e Costa Venezia – posicionados no Mediterrâneo.

Semana arranca com casa cheia no Porto do Funchal

Três navios de cruzeiro compuseram uma casa cheia que embelezou a baía funchalense no arranque desta semana no Porto do Funchal.

Os dois gigantes Aida Nova e Queen Elizabeth, assim como o Viking Star, atracado no cais norte, emolduraram a Pontinha na manhã de segunda-feira.

«Spirit of Adventure» este sábado em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe este sábado, dia 26, a escala do SPIRIT of ADVENTURE, um dos dois navios que compõem actualmente a operadora britânica Saga Cruises.
Esta escala em Ponta Delgada é a primeira de um cruzeiro denominado “35 nights a Caribbean Spring” e que contempla diversas escalas em alguns dos principais e mais interessantes portos das Caraíbas, nomeadamente St Johns, na Antigua, Tortola, nas Virgin Islands, Anguilla, Basseterre, em St Kitts, Fort de France, em Martinique, Castries, em St Lucia, Port Royal, na Jamaica, e Grand Turk.

Costa Cruzeiros com toda a frota para 2022 incluindo os 4 navios mais recentes no Mediterrâneo

A Costa Cruzeiros continua o seu plano de recomeço gradual das operações em 2022. A partir de 5 de março, data em que o novo Costa Toscana, estrela da recente edição do Festival de Música de Sanremo, partirá para o seu primeiro cruzeiro, um número crescente de navios da empresa regressará ao serviço, juntando-se aos que já estão a navegar.

A PARTIR DESTE SÁBADO

Porto de Lisboa é o homeport para o estreante «Seabourn Encore»

A partir deste sábado, 19 de Fevereiro, o Porto de Lisboa vai ser homeport do novo navio de cruzeiros "Seabourn Encore", que chegou a Lisboa pela primeira vez no dia 13 de fevereiro, vindo de Gibraltar apenas com tripulação.

Depois de permanecer alguns dias na cidade de Lisboa, o Seabourn Encore inicia um cruzeiros de 10 noites pelas ilhas atlânticas com chegada à capital portuguesa a 1 de março, dia em que zarpa novamente para a mesma região para um cruzeiro de 11 noites. No dia 12 de março, o Seabourn Encore parte novamente de Lisboa com destino às ilhas atlânticas para outro cruzeiro de 11 dias com chegada a 2 de abril, data em que inicia um cruzeiro com destino ao mediterrâneo.

ESTA QUARTA-FEIRA

Navio de cruzeiros «Spirit of Discovery» em estreia nos Açores

O Terminal das Portas do Mar recebe esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, a escala inaugural no arquipélago do “Spirit of Discovery”, navio de cruzeiros da britânica Saga Cruises. O paquete encontra-se a realizar um cruzeiro de 30 noites, designado Rythm of the Caribbean.
Proveniente de Basseterre, na ilha de St. Kitts, é aguardado pelas 7:15 horas. A bordo viajam 695 passageiros, na sua maioria de nacionalidade britânica e 514 tripulantes. A estadia na ilha deve-se prolongar até às 17:00 horas, altura em que ruma a Southampton e termina o presente cruzeiro.

A 14 de fevereiro, Dia de São Valentim

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu o AIDAsol

O Terminal de Cruzeiros vestiu-se de festa para receber os passageiros e tripulantes do AidaSOL no Dia de São Valentim.
Esta escala revela-se de maior importância por ser a primeira, após a entrada em vigor do despacho que veio permitir o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos nacionais continentais, sem a obrigatoriedade de apresentação de testes covid 19.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

«Mein Shiff 3» em Ponta Delgada com mais de 1000 passageiros e 700 tripulantes

Esta segunda-feira, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do navio de cruzeiros Mein Schiff 3, um dos navios que compõem a frota da luxuosa operadora alemã Tui Cruises.
Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um itinerário de 14 noites iniciado no dia 10 em Santa Cruz de Tenerife, e que contempla, para além de Ponta Delgada, escalas na Praia da Vitória (dia 13), Funchal, La Palma, La Gomera e Gran Canária antes do regresso ao seu porto base em Santa Cruz de Tenerife no dia 24.

Regras para desembarque em Portugal alargadas aos cruzeiros

Os passageiros dos navios de cruzeiro já podem desembarcar em Portugal continental sem teste à covid-19, se estiverem vacinados ou recuperados da doença e forem portadores de certificado digital.

CRUZEIROS

Porto Santo mantém crescimento

O Porto Santo deve receber este ano 25 escalas de cruzeiros, sendo que sete delas são estreias na ilha e dessas, duas são mesmo escala inaugural na Região Autónoma da Madeira.

Em março, dia 8, estreia-se o “Vasco da Gama”, no Porto Santo. A 19, pela primeira vez, vai haver duas escalas em simultâneo naquele porto, o “World Voyager” e o “Hamburgo”.

Porto do Funchal: Perspectivas para 2022

2022 promete ser um ano record ao nível do movimento de cruzeiros nos Portos do Funchal e Porto Santo, com um total de 350 escalas (325 no Funchal e 25 no Porto Santo). As actuais perspectivas, só comparáveis a 2012, quando os portos da Madeira registaram 339 escalas.

De salientar as escalas com turnaround no Porto do Funchal do “Hanseatic Inspiration”, com percursos que incluem também visitas às Selvagens, Desertas e Porto Santo.

MADEIRA

Cruzeiros - os números de 2021

Os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) concluíram o ano de 2021 com um total de 125 escalas e um movimento de 117 289 passageiros, números conseguidos praticamente no último trimestre, apesar do primeiro navio do ano, o “World Voyager” ter feito escala inaugural em junho.
A presidente do Conselho de Administração dos Portos, Paula Cabaço ressalva o facto de o sector ter arrancado “com mais movimento do que o esperado, apesar de todas as limitações impostas pela pandemia. Tivemos 13 turnarounds, completos e parciais que movimentaram 3126 passageiros e 44 pernoitas de navios, um indicador que mantém a tendência de crescimento.”

Açores poderão receber mais de 200 escalas de cruzeiros este ano

Os Açores têm vindo a merecer a melhor atenção e interesse por parte das principais operadoras de cruzeiros, que olham com cada vez maior apetência para o arquipélago.
É nesse contexto que, em 2022, todas as ilhas irão receber escalas de operadoras que possuem navios de expedição e cruzeiros temáticos, e que neste arquipélago encontram um conjunto de ilhas capazes de despertar o maior interesse e curiosidade junto de um segmento de alto poder económico e que, regra geral, prefere este tipo de cruzeiros.

Entrevista a Kelly Craighead

«Portugal tem um grande potencial para evoluir como destino de cruzeiros»

A CLIA - Cruise Lines International Association é a maior organização mundial da indústria de cruzeiros, integrando mais de 60 dos maiores operadores globais deste sector e mais de 50 mil agências de viagens em todo o Mundo.

Fundada em 1975, marca também presença como organização não governamental consultora da IMO - International Maritime Organization, uma agência da ONU - Organização das Nações Unidas. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, a presidente e CEO da CLIA, Kelly Craighead, detalha o forte impacto negativo da pandemia nesta indústria, mas confia na recuperação da atividade em 2022 e anos seguintes. E considera que Portugal tem um forte potencial para crescer no sector, desde que prolongue a época de cruzeiros a todo o ano, apetrechando os portos nesse sentido.

Porto de Lisboa com balanço positivo na actividade de cruzeiros em 2021

O Porto de Lisboa registou um total de 97 escalas de navios de cruzeiro e 115 984 passageiros durante o ano de 2021. Após mais de um ano sem escalas comerciais de navios de cruzeiro, o dia 26 de julho de 2021 registou o recomeço com a chegada do World Navigator ao Porto de Lisboa, o primeiro navio de cruzeiros em escala comercial na era COVID-19.
Do total de escalas, 57 estavam em trânsito, 27 em turnaround e 13 em interporting, sendo 21 273 passageiros em turnaround e 94 711 em trânsito.
 

ESTA SEXTA-FEIRA

Queen Elizabeth visita Lisboa pela primeira vez este ano

O Porto de Lisboa recebe esta sexta-feira a primeira escala deste ano do emblemático Queen Elizabeth.
O navio da Cunard chega à capital portuguesa pelas 7h, procedente de Southampton, e parte às 17h para Cádis, segundo informações do Porto de Lisboa recolhidas pelo PressTUR.

Estes são os destinos preferidos dos Cruzeiristas em todo o mundo

Um estudo realizado pela CLIA (Associação Internacional de Companhia Cruzeiro) datado de 2019 (o último antes da pandemia) revelou os destinos mais procurados pelos cruzeiristas.

Quase 29 milhões de passageiros realizaram um cruzeiro em 2019, e destes, 12 milhões preferiram as Caraíbas como destino, incluindo as Bahamas e as Bermudas. É o destino favorito para 42% dos cruzeiristas.

MADEIRA

325 cruzeiros com 17 estreias até ao final do ano na Região

Se as reservas de cais se mantiverem, os portos da Madeira vão receber 325 cruzeiros até ao final de dezembro. São 17 as estreias previstas, a começar pelo luxuoso Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, que tem chegada prevista para 21 de fevereiro.

Total: 1555