Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Azamara Pursuit» no Porto de Leixões

A Estação de Passageiros recebeu esta quarta-feira a visita do Azamara Pursuit. Encontra-se numa viagem de 10 dias de Lisboa a Estocolmo e, para além de Leixões, tem visitas previstas a Guernsey, Honfleur, Amesterdão, Kiel, Copenhaga e Visby.

Navega com 592 passageiros a bordo, sobretudo de nacionalidade Norte-Americana, Britânica e Sueca, destacando-se ainda a presença de 12 Portugueses.

Celibrity Beyond, nova estrela dos cruzeiros: por favor, não lhe chamem barco

É um navio, o que é muito diferente de ser um barco. Ao leme segue uma mulher, a comandante Kate McCue, que prefere que a tratem assim e é uma estrela das redes sociais. O Celebrity Beyond, acabado de inaugurar, já navega no Mediterrâneo, por onde vai andar até Outubro. Não é mais um. Todo ele é arte e design. E é para todos.

«VIKING MARS» E «COSTA FASCINOSA» ESTREIAM NO PORTO DE LEIXÕES

A 2 de junho, a Estação de Passageiros em Leça da Palmeira acolheu a escala inaugural do VIKING MARS. Encontrava-se numa viagem de 14 noites sob o tema ‘Rotas comerciais da Idade Média’ de Barcelona a Bergen e navega com 840 passageiros a bordo, sobretudo dos E.U.A. Deste itinerário fazem parte visitas a Cartagena, Málaga, Leixões, Falmouth, Portsmouth, Le Havre, Zeebrugge e Amesterdão.

A 3 de junho foi a vez da estreia em Leixões do COSTA FASCINOSA da COSTA CROCIERE que se encontrava a realizar uma viagem de 10 dias de Savona (Itália) até Ijmuiden (Países Baixos).
 

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões marca presença na 60.ª Assembleia Geral da MedCruise

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões marcou presença na 60.ª Assembleia Geral da MedCruise, a Associação de Portos de Cruzeiros Mediterrânicos, da qual o Porto de Leixões é associado, e que decorreu em Castell-Platja d’Aro e s’Agaró, na Costa Brava, Espanha, de 24 a 27 de Maio.

Os principais temas na agenda desta assembleia, que contou com a participação de portos, empresas de cruzeiros, operadores turísticos, entre outros, num total de 183 participantes inscritos, foram as últimas tendências no Mediterrâneo da atividade de cruzeiros, sob o tema central da sustentabilidade do negócio, com o compromisso assumido pelos portos de 145 membros de se adaptarem aos critérios de sustentabilidade.

PORTOS DA MADEIRA

Abril: números antecipam cenário traçado na Seatrade

Os números de Abril, que são excelentes para os Portos da Madeira, vão também ao encontro de uma das principais conclusões das conferências que decorreram na Seatrade Cruise Global, que teve lugar de 25 a 28 de abril, em Miami: 2020 e 2021 foram anos de resiliência, 2022 é um ano para reconstruir e posicionar os cruzeiros para um 2023 que se espera muito forte, com movimentos de passageiros superiores a 2019, antes do período pandémico.

Porto de Leixões reeleito para a Vice-Presidência da região da Europa Atlântica da CRUISE EUROPE

Realizou-se no dia 17 de maio a Assembleia Geral anual da CRUISE EUROPE, em Edimburgo, Escócia, onde decorreram as Eleições Europeias Regionais, tendo a Dr.ª Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL, sido reeleita como Vice-Presidente da região da Europa Atlântica, pelo período de 4 anos, até à AGM de 2026, data em que os seus oito anos consecutivos na mesma posição terminam.

Portugal segue tendência mundial de recuperação da indústria de cruzeiros

Portugal está "a acompanhar a tendência mundial de recuperação da indústria" de cruzeiros, devendo Lisboa receber 450 mil passageiros e 320 navios este ano, acima dos 310 de 2019, segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA).

"As projecções para este ano são muito boas. A nível global e, também, na Europa, esperamos que todos os nossos navios voltem a operar a 100% até ao final do verão", afirmou a diretora-geral da CLIA para a Europa, Marie-Caroline Laurent, em entrevista à agência Lusa.

Açores espera bater record de escalas de navios cruzeiros em 2022

Os Açores registaram mais de 100 escalas de navios de cruzeiros em 2022, e devem atingir um record até ao final do ano, podendo chegar perto das 200, revela o responsável do sector na Portos dos Açores.

“Se as coisas continuarem assim, vamos bater o record de escalas, agora vamos ficar longe do recorde de passageiros”, adiantou, em declarações à Lusa, André Velho Cabral Moura, responsável do departamento de cruzeiros da Portos dos Açores, empresa que gere as infraestruturas portuárias na região.

SEA CLOUD SPIRIT EM ESCALA INAUGURAL NO PORTO DE LEIXÕES

A Estação de Passageiros em Leça da Palmeira acolheu a estreia do Sea Cloud Spirit proveniente de Lisboa com 78 passageiros a bordo, na sua grande maioria de nacionalidade alemã. Durante a manhã foram realizadas as operações de desembarque de passageiros que terminaram em Leixões a sua viagem. Da parte da tarde tiveram lugar as operações de embarque de passageiros para uma nova viagem desde Leixões.

Candidatura do Porto de Lisboa ganha evento internacional para 2023

Lisboa recebe pela primeira vez conferência internacional da Cruise Europe

No primeiro trimestre de 2023, a cidade de Lisboa recebe pela primeira vez a Cruise Europe Conference, depois da candidatura do Porto de Lisboa ter sido a escolhida pela Cruise Europe para organizar este evento internacional de três dias que reúne os principais stakeholders do setor e envolve mais de 150 participantes de 20 países.

A notícia chega numa altura em que o mercado de cruzeiros passa por profundas alterações qualitativas e em que o Porto de Lisboa, alinhado com as melhores práticas do setor, se encontra a implementar um conjunto de soluções de qualificação ambiental das operações portuárias e de reforço da relação com os núcleos urbanos vizinhos.
Isto enquanto, progressivamente, a atividade retoma a sua atividade normal um pouco por todo o mundo.

CRUZEIROS

Porto Santo: Um abril excelente

Abril foi o melhor mês para a ilha do Porto Santo, no que se refere ao turismo de cruzeiros, que em apenas um mês somou 9 escalas.

A ilha tem despertado o interesse dos chamados navios temáticos e de luxo que procuram destinos paradisíacos, sobretudo numa óptica ambientalista.

Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano

O número de navios a atracar na capital continua a aumentar. Lisboa deverá receber 320 navios de cruzeiro este ano, mais 10 do que em 2019, segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros (CLIA), e quase o triplo que em 2017, no Terminal de Cruzeiros, em Santa Apolónia. Há cinco anos, a cidade recebia menos de metade dos cruzeiros (115) que receberá em 2022 e já era a cidade europeia que mais navios de cruzeiro recebia, de acordo com um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, divulgado em 2019.

MADEIRA | COM VÍDEO

Ampliação da Pontinha pode custar 150 milhões

Até ao final de 2024, a Administração de Portos da Madeira espera ter concluído o projecto final de ampliação do molhe da Pontinha, para lançar a empreitada. A obra vai custar perto de 150 milhões de euros e há uma equipa de trabalho na APRAM que estuda fontes de financiamento. Nos últimos meses a procura de navios de cruzeiros voltou a crescer e houve casos em que foram rejeitadas escalas.

MADEIRA

Cruzeiros de Abril: escalas superaram abril de 2019

Os Portos da Madeira totalizaram no passado mês de abril 62 escalas de navios de cruzeiro, o que acontece pela primeira vez, nas estatísticas dos meses de abril.
Em comparação com o ano de 2019, antes da pandemia, houve mais 09 escalas no Porto do Funchal (44) e mais 07, em Porto Santo (02).
 

Paquete parte da Madeira para cruzeiro pelas ilhas açorianas

O navio de cruzeiros Hanseatic Spirit partiu do Funchal para uma viagem de 14 noites às nove ilhas dos Açores. Antes faz escala no Porto Santo
Pela terceira vez consecutiva, este navio, do operador alemão Hapag-Lloyd, inicia um cruzeiro na Madeira numa operação de embarque e desembarque.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu mais duas escalas inaugurais: o MSC POESIA e o SILVER MOON

O MSC POESIA chegou a Leixões com 1.400 passageiros a bordo, de várias nacionalidades, e encontrava-se numa viagem de 14 dias de Civitavecchia (Roma) até Warnemunde (Rostock), na Alemanha. Desta viagem fazem ainda parte os portos de Génova, Marselha, Barcelona, Lisboa, Ferrol, Southampton, Le Havre, Gotemburgo e Copenhaga.

Sector de cruzeiros em retoma

Na Seatrade Cruise Global em Miami, Flórida, a Cruise Lines International Association (CLIA) partilhou novos dados que evidenciam a resiliência da comunidade envolvida nas viagens de cruzeiro.

“À medida que o sector vai retomando as operações, espera-se que o volume de passageiros recupere e que, até ao final de 2023, ultrapasse os níveis de 2019, prevendo-se que, até ao final de 2026, o volume de passageiros venha a ultrapassar em 12% os níveis pré-pandémicos“, declarou Kelly Craighead, diretor e CEO da CLIA. “As viagens de cruzeiro são acessíveis, responsáveis e vivenciais, constituindo a melhor forma de conhecer o mundo para pessoas de todas as idades e com todo o tipo de interesses. Com o apoio de uma comunidade dotada de uma extraordinária resiliência, a indústria de cruzeiros tem um futuro brilhante à sua frente.”

MADEIRA

Escalas de navios no último mês de Abril superou o mês homólogo de 2019

O movimento de escalas de navios nos Portos da Região no último mês de Abril já superou o mesmo mês de 2019, antes da pandemia, com mais de 60 escalas. Continua também a tendência de estreias de navios na Madeira. Só na última semana foram duas.

PORTO DO FUNCHAL

Seis cruzeiros em fim de semana de Festa da Flor

"Festa da Flor" cativa também os passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro que neste fim de semana estão no Porto do Funchal.
Desde sexta e até este domingo, somam-se seis navios de cruzeiro neste porto: o estreante "MSC Virtuosa", "Europa", "Britannia", "Vasco da Gama", "Jewel of The Seas" e "Balmoral", com um total de 12745 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Neste último navio há já 300 passageiros com bilhete comprado para assistir ao Cortejo da Flor.

ESTE DOMINGO

«Anthem of the Seas» no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar

Numa semana de assinalável movimento de cruzeiros nos principais portos açorianos, o dia 8 de maio fica reservado para uma das principais escalas inaugurais do ano, quando o “Anthem of the Seas” atracar pela primeira vez no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar.

Com 347 metros de comprimento, 48 metros de boca e 8,8 metros de calado, possui 168 666 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 22 nós. Com lotação máxima para 4900 passageiros e 1500 tripulantes, disponibiliza 16 decks para passageiros, por onde se distribuem as 2090 cabines.

Total: 1603