Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
ESTA TERÇA-FEIRA
Porto de Lisboa recebe MSC Euribia, navio que fez a primeira viagem com zero emissões
O Porto de Lisboa recebe esta terça-feira o MSC Euribia, o primeiro navio de cruzeiro a realizar uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa. Foi um pequeno trajecto de quatro dias entre Saint-Nazaire e Copenhaga, mas um enorme salto para uma nova era na indústria.
Essa viagem histórica de mais de mil milhas alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa, pela utilização do combustível bio-LNG (Gás Natural Liquefeito) e pela aplicação da abordagem de balanço de massa, demonstrando, assim, que os cruzeiros com zero emissões são possíveis.
A primeira escala em Lisboa do MSC Euribia faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Gran Canaria, Espanha, e termina em Hamburgo, na Alemanha.
Para assinalar a passagem pela capital portuguesa, a Administração do Porto de Lisboa vai presentear o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, com o navio a ser escoltado por rebocadores da empresa Portugs.
O Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, sublinha que “não poderíamos começar o ano da melhor forma e é um orgulho para o Porto de Lisboa receber o MSC Euribia, o navio de cruzeiros com maior eficiência energética de todos os tempos e um dos navios mais avançados do ponto de vista ambiental. Este navio é a prova que os stakeholders da indústria de cruzeiros estão alinhados quanto ao objetivo comum, a redução das emissões dos navios e adoção de tecnologia verde para atingir a meta de carbono zero até 2050.”
“As companhias de cruzeiro no geral, e a MSC Cruises em particular, têm vindo a investir e a experimentar tecnologias ambientais inovadoras, e a desenvolver combustíveis alternativos e mais limpos, com vista a conceber navios energicamente mais eficientes. Por seu turno, o Porto de Lisboa continua a trabalhar no processo de eletrificação do Terminal de Cruzeiros de Lisboa para mitigar tanto quanto possível os impactes ambientais desta atividade” sublinha ainda Carlos Correia.
Este é o segundo navio de cruzeiros da MSC Cruises movido a LNG, que elimina virtualmente os óxidos de enxofre e partículas, para além de reduzir os óxidos de nitrogénio em 85% e de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 20%.
O MSC Euribia tem o nome da antiga deusa Eurybia que, diz a mitologia, controlava os ventos, as correntes e as estrelas para dominar o mar, reforçando a missão do navio, que é dominar a implantação de tecnologias sustentáveis de última geração para proteger e preservar o precioso ecossistema marinho.