Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Passageiros desembarcados nos portos dos Açores em julho aumentam 30%

Em Julho, desembarcaram nos Açores 82.008 passageiros provenientes de transportes marítimos, o que representa um crescimento de 30% face aos números verificados no mesmo mês em 2021 (63.098), de acordo com os dados disponibilizados na página da Internet do SREA, consultados pela Lusa.

MADEIRA

Agosto trouxe 20.500 pessoas a bom porto

Madeira e Canárias atravessam desde Junho a designada época baixa dos navios de cruzeiro no corredor do Atlântico. São meses marcados tradicionalmente por poucas reservas de cais, mas a verdade é que chegaram a bom porto, neste mês de Agosto, cerca de 20.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, nas oito escalas entretanto verificadas.

Naturalmente satisfeita, a Presidente da APRAM, Paula Cabaço, faz um balanço "muito positivo" deste mês para os Portos da Madeira, destacando inclusivamente uma escala em Porto Santo, "o que também foi inédito se tivermos em conta os últimos 10 anos". Aliás, na última década apenas o ano de 2015 se aproxima dos indicadores agora alcançados, com sete escalas.

Cruzeiros registam crescimento de 15% na Madeira

O sector dos navios de cruzeiros teve um crescimento de 15% na Madeira, no primeiro semestre, quando comparado com o período de pré-pandemia, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

O crescimento verificou-se nos navios atracados nos portos da região, que chegaram aos 175, mais 24 quando comparado com o período de pré-pandemia.

COM EMBARQUE EM LISBOA

Navio de Cruzeiro português fará Volta ao Mundo de 183 dias

O navio de cruzeiro português Vasco da Gama, pertencente à Mystic Cruises e ao serviço da alemã Nicko Cruises, está a preparar-se para uma épica jornada de 6 meses ao redor do mundo.

Entre 10 de Outubro de 2023 e 8 de Abril de 2024 o Vasco da Gama partirá de Lisboa para 183 dias por destinos maravilhosos em África, Madagascar, Maurícias, Seychelles e Maldivas. O navio continuará por grandes metrópoles e praias paradisíacas do Sudeste Asiático para, depois, cruzar o equador para a diversidade da Austrália, incluindo a Grande Barreira de Corais, e Nova Zelândia, antes de seguir para os mares do Sul e América Central em direção às Caraíbas. Por fim, o Vasco da Gama atravessa o Oceano Atlântico com paragens em Cabo Verde, Madeira e Canárias, de regresso ao velho continente. A viagem de uma vida terminará onde começou: em Lisboa.

Escalas de navios de cruzeiro aumentaram 5% no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa registou, durante o primeiro semestre do ano, um total de 154 escalas de navios de cruzeiro, o que representa um crescimento de 5% face às 147 escalas contabilizadas no período homólogo de 2019. Este aumento do número de escalas foi determinado pelo crescimento de 43% das operações em turnaround (viagem iniciada ou terminada no porto de Lisboa).

Empresas de cruzeiros recrutam em Lisboa a 20 de Outubro

A Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se no dia 20 de Outubro, no Parque das Nações, em Lisboa. Este evento, líder em Portugal e Espanha na promoção de emprego em cruzeiros, iates, ferries e carga, conta com a presença de várias companhias de navios de todo o mundo, e tem como objectivo promover o trabalho em navios e transmitir informação sobre carreiras marítimas.

Eles têm o vício dos cruzeiros

(...) O vício dos cruzeiros que Fernando refere é real; é, aliás, tendência mundial na hora de marcar férias.
Entre 2009 e 2019, o volume global de passageiros passou de 17,8 milhões por ano para 29,7, de acordo com a associação que junta as maiores companhias do mundo, a Cruise Unes Intemational Assoclation.
A bordo de um cruzeiro, é de noite que Fernando mais se diverte, mas não pelos motivos que podem parecer evidentes (leia-se: os jantares, os espetáculos e as festas). "É quando a maioria dos hóspedes está recolhida nos seus camarotes que eu consigo sentir o navio." É nessa altura que se passeia pela embarcação como se estivesse a visitar um museu, demorando-se mais numas secções do que noutras, atento aos pormenores como se fossem obras de arte.

62 Dicas Essenciais para quem vai fazer um Cruzeiro pela Primeira Vez

Um cruzeiro pode ser uma experiência para pessoas de todas as idades e para todos os tipos de viajantes - solteiros, casais, séniores, grupos de amigos, etc…!

Este guia é para todas as pessoas que vão fazer um cruzeiro pela primeira vez e para que tenham uma experiência inesquecível e pelas razões certas: as vistas magníficas, o conforto do quarto, o serviço de alimentação e entretenimento, o tempo passado com os seus entes queridos e os amigos que fazem na viagem.

Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa

Os portos europeus deverão receber, já em 2023, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados pela Cruise Lines International Association (CLIA).

O estudo da CLIA estima que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já em 2023, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.

Luxuoso «Deutschland» visita três ilhas açorianas

O terminal de cruzeiros da Portas do Mar recebe esta sexta-feira a escala do Deutschland, um dos navios que opera para a conceituada companhia alemã Phoenix Reisen, que regressa aos Açores depois de uma ausência de cerca de quatro anos.

Esta escala em Ponta Delgada está inserida num interessante cruzeiro de 20 noites, iniciado no dia 2 na cidade alemã de Bremerhaven, e que contempla escalas em Leixões, Lisboa, Porto Santo, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo, Vigo na Espanha, Guernsey e Dover na Grã Bretanha e Ljmuiden nos Países Baixos , antes do regresso a Bremerhaven no dia 22.

LEIXÕES

REVISTA FORBES COLOCA O TERMINAL DE CRUZEIROS COMO UM DOS MAIS BONITOS NO MUNDO

A prestigiada revista norte-americana Forbes acaba de distinguir o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões como um dos mais bonitos do mundo.

Grupo Costa avança para a utilização de biocombustíveis a bordo dos seus cruzeiros

O Grupo Costa, principal operador europeu de cruzeiros com as suas duas empresas Costa Cruises e AIDA Cruises, e membro da Carnival Corporation & plc, pouco tempo após anunciar a criação de um departamento dedicado à descarbonização, deu um passo importante na sua estratégia de descarbonização ao anunciar que vai testar a utilização de biocombustíveis a bordo de um dos navios da AIDA Cruises.

Turistas de cruzeiro gastam em Lisboa uma média de 82 euros por pessoa

Os passageiros de cruzeiro que visitam Lisboa gastam na cidade uma média de 82 euros por pessoa na totalidade da sua permanência, sobretudo em alojamento e restauração, indica um estudo agora divulgado.

Segundo o estudo, divulgado pela Administração do Porto de Lisboa (APL), são os passageiros que iniciam o cruzeiro em Lisboa quem mais contribui para este valor médio de 82 euros, ao despenderem, em média, 367 euros por pessoa antes do embarque (em hotelaria, restauração ou outros consumos).

«Queen Victoria» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu na sexta-feira o QUEEN VICTORIA da Cunard, que se encontra numa viagem de 10 dias desde Southampton, com passagens por St. Peter Port (Guernsey), Corunha, Leixões e Lisboa.

Navega com 1.500 passageiros a bordo, na sua grande maioria de nacionalidade britânica, que durante o dia tiveram a oportunidade de visitar o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Portos da Madeira com o melhor Agosto dos últimos 10 anos

O Porto do Funchal recebe esta sexta-feira o luxuoso navio de cruzeiro “Nautica”, a primeira das oito escalas previstas para este mês de agosto nos Portos da Madeira, o agosto com mais escalas dos últimos 10 anos.

Só em 2015, o Porto do Funchal registou sete escalas. De resto, em 2012, verificaram-se três, 2013 quatro, 2014 cinco, 2016 seis e em 2017, 2018 e 2019 apenas três escalas. Em 2020 e 2021, devido à pandemia, não houve qualquer escala em agosto (tal como em outros meses desses anos, pois a retoma nos Portos da Madeira teve lugar, praticamente, só a partir de outubro de 2021).

«CARNIVAL PRIDE» em Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira mais uma visita do CARNIVAL PRIDE.
Chegou com cerca de 2.200 passageiros a bordo, na sua maioria dos EUA e que se encontram a realizar uma viagem de 12 dias com embarque e desembarque no porto de Dover.
Deste itinerário fazem parte os portos da Corunha, Leixões, Lisboa, Bilbau, La Rochelle, Le Havre, Zeebrugge e Ijmuiden.

DISNEY CRUISE LINES PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DE LEIXÕES

O Terminal de Cruzeiros recebeu no  dia 26 de julho a escala inaugural do DISNEY MAGIC.

O DISNEY MAGIG é um fabuloso navio de cruzeiro detido pela The Walt Disney Company e operado pela Disney Cruise Line que fez igualmente a sua estreia em operações em Leixões.

Foi construído nos estaleiros navais de Fincantieri (Itália) e lançado em 1998 com 294 metros de comprimento por 32 metros de boca, com capacidade para cerca de 2.700 passageiros e 1.000 tripulantes

Porto de Lisboa concorre a melhor da Europa no sector dos cruzeiros

O Porto de Lisboa está de novo a concorrer para os World Travel Awards (WTA) e também para os World Cruise Awards (WCA), um galardão lançado em 2021. Nos World Travel Awards, o Porto de Lisboa faz parte das entidades que se candidataram a Melhor Porto de Cruzeiros Europeu e Melhor Destino de Cruzeiros Europeu. Já nos World Cruise Awards, foram incluídos nas categorias Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa e Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.

«Ventura» no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O navio de cruzeiros «Ventura», da P&O Cruises, esteve esta terça-feira no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
A visita faz parte do seu actual itinerário de sete dias com embarque e desembarque em Southampton.
Antes de chegar a Leixões passou por St. Peter Port (ilha de Guernsey) e tem ainda previstas visitas a Lisboa e Vigo.
Navega com 2.612 passageiros a bordo, na sua quase totalidade de nacionalidade britânica.
O Ventura tem ainda sete escalas previstas para Leixões até final deste ano.

Douro Azul faz parceria com IEFP para formação e recrutamento para os seus cruzeiros

A Douro Azul, empresa líder em cruzeiros fluviais em Portugal, está a lançar “uma campanha inédita de formação e recrutamento em todo o país, incluindo Açores e Madeira, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia – com o objetivo de reforçar as equipas de bordo dos cruzeiros fluviais no Douro”.