Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DO FUNCHAL

«Marella Explorer» regressou esta quinta-feira com 2625 pessoas

O “Marella Explorer”, cliente semanal do Porto do Funchal, chegou na manhã desta quinta-feira de La Gomera, ao Porto do Funchal, para uma escala de 13 horas.
A bordo, trouxe 1880 passageiros e 745 tripulantes.

Porto do Funchal com 10 escalas na próxima semana

Ao longo da próxima semana, o Porto do Funchal vai pintar-se com as cores dos 10 navios com escalas previstas para a Região, dando assim continuidade à movimentação que tem sido registada na baía da capital madeirense nos primeiros dias do ano.
Será o AIDANova' e o 'Azura' que irão principiar as visitas da semana que segue, no dia 9. Já dia 10 de janeiro, será dia de casa cheia, com a chegada do `MSC Poesia, do 'AIDASol' e do 'Ambience, cujas visitas serão sucedidas na manhã seguinte pela escala do `MSC Magnifica'.

191 escalas previstas para 2023 nos Açores

Depois de um ano de 2022 marcado pela obtenção da marca das 200 escalas concretizadas, o que constitui um record, no ano que agora se aproxima estão já agendadas 191 escalas nos diversos portos da Região, número esse que poderá ainda ser aumentado com mais algumas escalas cujas datas ainda não foram definidas.
Trata-se de uma demonstração efectiva de que os Açores continuam a merecer a melhor atenção e interesse por parte das principais operadoras de cruzeiros, que continuam a apostar na vinda ao arquipélago dos seus navios.

ANTÓNIO CARACOL:

A liderança do turismo marítimo passa pelo Porto de Lisboa

A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa iniciou um processo de retoma e recuperação em meados de 2021, tendo vindo a consolidar essa recuperação ao longo do corrente ano e sendo expectável que as previsões iniciais venham a ser ultrapassadas. Este facto constitui um óptimo indicador do actual estado da arte desta indústria.

Porto do Funchal com bons movimentos nos três primeiros dias de 2023

Nos dois primeiros dias de janeiro, o Porto do Funchal recebeu seis navios, três no primeiro dia do ano, “Mein Schiff Herz”, “AIDAstela” e “Marella Explorer” e três no segundo dia, “Azura” e “AIDAnova”, e, ainda na noite desta segunda-feira, o “Mein Schhiff 4” que vai ficar até quarta-feira. O número de passageiros e tripulantes transportados por estes navios totaliza 22 184 pessoas.

AÇORES

Região aposta nos cruzeiros mais pequenos e luxuosos

Os cruzeiros de expedição são cada vez mais a grande aposta dos Açores neste sector. Com poucos passageiros com alto poder de compra e navios menos poluentes que escalam mais ilhas, já vão representar 50% das escalas em 2023.

Navio cruzeiro Arvia estreia-se no Porto do Funchal

O navio de cruzeiro Arvia, o mais recente e um dos maiores da frota da P&O Cruises, estreou-se esta terça-feira no Porto do Funchal.

Vindo de Southampton e com destino a Tenerife, nas Ilhas Canárias, o Arvia chegou ao Funchal *as 7 horas, tendo permanecido até cerca das 16h30.

COM VÍDEO

Porto do Funchal com sete navios no fim de ano

O Porto do Funchal tem sete navios de cruzeiro confirmados para a passagem de fim de ano. Um número reduzido em relação aos últimos anos mas superior em passageiros.
Declarações de Paula Cabaço, Presidente da APRAM.

APRAM aposta em campanha digital internacional

A APRAM, S.A. está a efectuar uma campanha digital junto da imprensa especializada e de life style internacional, divulgando numa primeira fase o prémio “Madeira, Melhor Destino de Cruzeiros 2022 ”, atribuído pelos “World Cruise Awards” e, numa segunda fase, a região como um destino mágico das Festas de Natal e de passagem de ano, a época de maior movimento do Porto do Funchal, quando os cruzeiros fazem parte da baía e trazem milhares de passageiros a bordo.

«AMERA» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta sexta-feira o último navio de cruzeiro previsto para este ano.

O AMERA chegou com 490 passageiros a bordo, sobretudo alemães. Encontra-se numa viagem de 10 dias de Hamburgo a Villefranche-sur-Mer na Riviera Francesa passando por Leixões, Lisboa, Cádis, Málaga e Barcelona.
É operado pela Phoenix Reisen desde 2019.

Açores batem record de escalas de navios cruzeiro

Os Açores bateram esta quinta-feira, com a chegada do “Arcadia” ao porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o record de 2017 de escalas de navios cruzeiros, atingindo as 200 unidades, revela a empresa Portos dos Açores.

Este número superou, em 32%, os valores de 2017, ano em que se atingiram as 152 escalas, estando associado a este novo record 128 mil passageiros.

Via Navegável do Douro recebeu mais de um milhão de passageiros em 2022

Cerca de um milhão de passageiros foi quanto a Via Navegável do Douro recebeu este ano, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), registando um aumento significativo quando comparado com os anos de 2020 e 2021.

Segundo a APDL aquela Via registou 1.095.249 passageiros em 2022, ou seja, 832.191 passageiros em cruzeiros na mesma albufeira e nocturnos, 164.481 em cruzeiros de um dia, 89.281 em barco-hotel e 9.296 em embarcações de recreio.

EM 2023

AIDA Cruises compromete-se a fazer 43 escalas na Madeira

A AIDA Cruises, companhia de cruzeiros alemã do grupo Carnival, pretende realizar em 2023, 43 escalas no Porto do Funchal, na ilha da Madeira, segundo adiantou o comandante do navio de cruzeiros AIDAnova, Marc-Dominique Tidow, durante a apresentação do arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

É um dos navios mais sofisticados do mundo, custou 1200 milhões de euros e leva 9 mil pessoas

É o maior navio de cruzeiros movido a GNL e o mais avançado em termos ambientais construído até hoje. O ‘MSC World Europa’ teve direito a cerimónia inaugural em Doha com espectáculo de cor e luz criado por 600 drones… e recados políticos sobre uma campanha de “fake news” contra o Qatar.

Ao subir a bordo, a primeira sensação que temos é de estarmos perdidos. Há elevadores que sobem e descem numa azáfama constante, corredores que não terminam, portas que vão dar a um espaço exterior, depois ao interior e depois novamente ao exterior. Tudo é grande, mas mesmo grande. O batismo da nova joia da coroa da MSC também foi celebrado com grande alarde, perante o olhar de dois mil convidados.
 

VEJA O VÍDEO

Portos da Madeira vão adquirir equipamento de transformação de energia eléctrica

Os portos da Madeira vão ter de adquirir equipamentos de transformação de energia eléctrica para facultarem aos navios de cruzeiro. O objectivo desta indústria turística é reduzir em 40% a emissão de dióxido de carbono até 2030 e zero de emissões poluentes até 2050.

PORTO DO FUNCHAL

16 mil pessoas em apenas dois dias

O Porto do Funchal recebeu, em dois dias, cinco navios de cruzeiro e um total de 16 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Nesta terça-feira, atracam os navios “Mein Schiff 4” e “Azura”. Na segunda-feira acostaram os navios “AIDAnova”, “Ventura” e “Silver Down”.
O “Mein Schiff 4”, proveniente de Tenerife, traz 2416 passageiros e 901 tripulantes, a bordo. Fica 33 horas na Madeira, onde pernoita e regressa a Canárias, à ilha de Lanzarote, às 14h00, de quarta-feira.
O “Azura” vem de Las Palmas, com 1762 passageiros e 1130 tripulantes. Faz uma escala de 16 horas no Porto do Funchal e parte às 21h30 também para Lanzarote.

CRUZEIROS

«Queen Victoria» e «Mein Schiff Herz» no Porto do Funchal

Os dois navios que estiveram acostados no Porto do Funchal, no sábado “Mein Schiff Herz” e “Queen Victoria”, movimentaram 5 244 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Queen Victoria” chegou de Vigo, com 1818 passageiros e 962 tripulantes. Ficou 11 horas na Madeira, tendo seguido às 18h00 para Las Palmas.

«Ambience» estreia no Porto do Funchal

O Porto do Funchal registou esta quarta-feira uma dupla estreia: a primeira escala do “Ambience” e a primeira vez da nova companhia Ambassador Cruise Line que opera este navio.

Com 1334 passageiros e 611 tripulantes, a bordo, o “Ambience” veio de Vigo e partiu para Las Palmas.

Pela manhã houve a habitual troca de placas entre a comunidade portuária, onde se incluiu a presidente da Autoridade Portuária da Madeira e o comandante do navio, Egil Aune.

Porto do Funchal novamente com casa cheia

O Porto do Funchal esteve novamente com casa cheia, esta terça-feira, com os navios “AIDAsol”, “Amadea” e “Borealis” que saem todos quarta-feira.
Os três navios movimentaram, entre passageiros e tripulantes, 4094 pessoas.
O “AIDAsol” foi o primeiro a chegar. Veio de Las Palmas com 1470 passageiros e 612 tripulantes. Parte dia 30, às 05h30, para Lanzarote, após uma escala de 24 horas na Madeira.
O navio está a fazer o itinerário das ilhas atlânticas, Canárias e Madeira, num cruzeiro intitulado de 12 ou 14 noites, conforme o local escolhido para desembarcar, de “Excursões pelas Canárias e Madeira”.

AIDA Cruises tem programadas 43 escalas no Porto do Funchal, em 2023

Comandante do AIDAnova assinala regresso da companhia às ilhas da Madeira e Canárias

O comandante do navio “AIDAnova”, Marc-Dominique Tidow, considerou esta segunda-feira o Porto do Funchal como um dos portos prioritários para esta companhia de cruzeiros que pretende aqui fazer 43 escalas, em 2023.

Nesta visita ao navio que reuniu entidades da comunidade portuária, onde se incluiu a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, foi apresentado o arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

Total: 1603