Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTE SÁBADO
«MSC Magnifica» de novo no Porto do Funchal
O “MSC Magnifica” volta este sábado com 2204 passageiros e 900 tripulantes ao Porto do Funchal, de onde partiu no dia 23 de outubro para um cruzeiro de 13 noites.
Dos 229 embarques registados na altura, a grande maioria foi de madeirenses que aproveitaram a comodidade de poderem embarcar e desembarcar na ilha, sem ter de recorrer em nenhuma fase, ao transporte aéreo.
![]() |
Uma «rainha» no Porto do Funchal
O “Queen Victoria” voltou esta quinta-feira ao Porto do Funchal para uma escala de 11 horas. Proveniente de Southampton, a bordo viajam 1821 passageiros e 972 tripulantes.
O “Queen Victoria” está a fazer um cruzeiro de 12 noites. Depois do Funchal e La Palma, o navio faz escala em Tenerife, Arrecife, Lisboa e regressa a Southampton, onde termina o cruzeiro a 11 de novembro.
![]() |
«Amera» de regresso ao Funchal, num cruzeiro de 20 dias
O “Amera” atracou na manhã desta quarta-feira no cais norte do Porto do Funchal, numa escala que durou 11 horas.
Proveniente de La Palma, o navio trouxe a bordo, 649 passageiros e 393 tripulantes.
Saiu às 18h00, com destino a Brest.
![]() |
Porto do Funchal com uma semana movimentada
O Porto do Funchal recebe até domingo nove navios de cruzeiro, numa semana movimentada, típica da época alta e do mês de novembro, um dos mais fortes, em número de navios.
“Silver Moon”, “Emerald Princess”, “Amera”, “Queen Victoria”, “Costa Pacifica”, “Seabourn Sojourn”, “MSC Magnifica”, “Crystal Symphony” e “Odissey of the Seas” são os navios previstos até domingo.
![]() |
«Ambiance» em escala inaugural no Porto de Leixões
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu esta semana o cruzeiro AMBIENCE em escala inaugural. É operado pela Ambassador Cruise Line que também se estreou em Leixões.
Encontra-se numa viagem de 32 dias de ida e volta desde Tilbury (Londres) com 1.265 passageiros a bordo, sobretudo britânicos.
![]() |
Uma conta «Virtuosa»: 6.300 pessoas no Porto do Funchal
O 'MSC Virtuosa' que esteve dia 28 no Porto do Funchal movimentou mais de 6.300 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Proveniente de Lisboa, a bordo trazia 4689 passageiros e 1630 tripulantes.O navio saiu depois para Las Palmas, após uma escala de 11 horas.
O 'MSC Virtuosa' está a fazer um cruzeiro de 12 noites, com origem em Southampton. Seguiu-se Lisboa, agora Funchal, depois Grã-Canária, Tenerife, Arrecife, Vigo e Southampton, onde termina o cruzeiro a 4 de novembro.
![]() |
Estaleiros de Viana vão construir navio de emissões zero para a Noruega
Estaleiros navais que estão a ser explorados pela West Sea, do grupo Martifer, foram escolhidos pela Northern Explorer para desenvolver o primeiro navio de cruzeiro do mundo com zero carbono.
A West Sea, empresa do grupo Martifer que assumiu há cerca de oito anos a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, assinou no mês de setembro uma “carta de intenções” com a Northern Explorer para desenvolver o primeiro navio de cruzeiro com zero carbono. Destinado a operar nos fiordes da costa norueguesa, terá capacidade para 250 passageiros e deve estar pronto na época de cruzeiros 2025/26.
![]() |
Porto do Funchal lotado
O Porto do Funchal teve nesta terça-feira “casa cheia”, com quatro navios atracados, “AIDAluna”, “Silver Moon”, “Sky Princess” e “Royal Clipper” e um movimento de quase 7 700 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
De salientar a estreia do “Silver Moon”, o navio mais novo da Silversea, construído em 2020 que alia o luxo, tal como a restante frota, às questões ambientais. O navio possui mesmo um certificado Green Star 3 Design, atribuído a navios que são projetados, construídos e equipados numa ótica de preservação do ambiente.
![]() |
Indústria de cruzeiros comprometida em atingir meta de emissões carbónicas nulas até 2050
A Cruise Lines International Association (CLIA) divulgou os resultados do seu Relatório Global de Tecnologias e Práticas Ambientais da Indústria de Cruzeiros de 2022, o qual evidencia progressos no sentido de, até 2050, alcançar a meta de emissões carbónicas nulas, em termos líquidos, nas viagens de cruzeiro a nível global.
O relatório de 2022 reforça as credenciais da indústria de cruzeiros no que diz respeito ao seu espírito inovador e ao seu pioneirismo na adoção de tecnologias ambientais. Entre os exemplos apontados, refira-se o aumento do número de navios lançados nos últimos anos que terão capacidade de incorporar um sistema de propulsão com emissões nulas, quando este estiver disponível, bem como o crescente investimento para equipar navios que possam receber energia diretamente da rede elétrica terrestre, nos casos em que esta ligação esteja disponível.
![]() |
PORTO DO FUNCHAL
Dois turnarounds parciais da MSC neste fim de semana, envolvendo 620 pessoas
O Porto do Funchal acolheu este fim de semana os navios da MSC “Fantasia”, no sábado, e “Magnifica” no domingo, paquetes que efectuaram turnarounds parciais envolvendo um total de 620 passageiros.
O “MSC Magnifica” efectuou o penúltimo dos seis turnarounds programados pela companhia, de setembro a novembro.
![]() |
FUNCHAL
Primeira escala do «Valiant Lady» assinalada a bordo
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., deu as boas-vindas ao Comandante do “Valiant Lady” que fez, sexta-feira, a primeira escala no Porto do Funchal, naquela que foi não só uma estreia do navio como da própria companhia.
Paula Cabaço lembrou que o navio está em viagem transatlântica – partiu às 20h00 para Miami – “ e a captação de mais navios no reposicionamento europeu ou no hemisfério sul é um dos objetivos da APRAM que pretende mesmo recuperar escalas neste segmento.”
![]() |
Lisboa encerra viagem inaugural do novo navio da Mystic Cruises
O Porto de Lisboa recebeu segunda-feira o navio World Traveller, a mais recente embarcação da Mystic Cruises, que terminou na capital portuguesa o seu itinerário inaugural, que passou por Marrocos.
![]() |
Obras no Porto e Marina do Porto Santo ascendem aos 1,8 milhões de euros
As obras de beneficiação das infraestruturas portuárias da ilha dourada, nomeadamente o Porto e Marina do Porto Santo, representam um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros a cargo do Governo Regional.
Duas entre as quatro intervenções a cargo da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira encontram-se em fase de conclusão, nomeadamente a primeira fase da reabilitação da Marina do Porto Santo (449.495,00 euros) e a remodelação do sistema de iluminação e redes associadas do Porto do Porto Santo (229.300,00 euros).
![]() |
Porto do Funchal já recebeu perto de 200 escalas em 2022
Nos primeiros nove meses deste ano, o Porto do Funchal recebeu 193 escalas, 13 delas foram inaugurais. Até setembro deste ano, a Administração dos Portos já contabilizou 200 mil passageiros que passaram pela Madeira. Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM, diz que até ao final do ano o objetivo é ultrapassar as 300 escalas, registadas em 2019.
![]() |
Primeira escala do «Zaandam» no Porto do Funchal
A primeira escala do “Zaandam”, da Holland America Line, nesta terça-feira, foi assinalada a bordo, com a habitual cerimónia de boas-vindas e a troca de placas alusivas, entre o Comandante do navio e um grupo de entidades da comunidade portuária, incluindo a presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., Paula Cabaço.
O “Zaandam” está em viagem transatlântica, proveniente de Fort Lauderdale, e a bordo, viajam 1077 passageiros e 584 tripulantes.
![]() |
Valor de mercado do sector de cruzeiros deve ultrapassar 15 mil milhões de dólares até 2028
O sector global dos cruzeiros marítimos e fluviais deve chegar a 15,1 mil milhões de dólares de valor de mercado até 2028, de acordo com o relatório Grand View Researchs. Actualmente, a avaliação em 2022 situa-se nos 7,67 mil milhões de dólares. O estudo realça que este crescimento está a ser impulsionado pela crescente popularidade dos cruzeiros temáticos.
![]() |
«Hanseatic Nature» no Porto do Funchal, o segundo porto do cruzeiro de 13 dias iniciado sábado
A chegada do navio de expedição, de luxo, "Hanseatic Nature" ao Porto do Funchal, na tarde deste domingo, onde fica acostado até à meia-noite desta segunda feira, quando navega para a ilha de Porto Santo.
O navio faz uma escala de 31 horas no Porto do Funchal. Proveniente de Leixões, a bordo traz 148 passageiros e 167 tripulantes.
![]() |
CRUZEIROS
Porto do Funchal muito movimentado
O "MSC Magnifica" esteve esta sexta-feira no Porto do Funchal para uma escala de oito horas e realizou um turnaround parcial, envolvendo 215 desembarques e 194 embarques.
Proveniente de Tenerife, o navio chegou com 909 tripulantes e 2275 passageiros a bordo. Com o turnaround parcial de desembarques e embarques, à saída, partiu com 2254 passageiros.
![]() |
A 7 E 8 DE OUTUBRO
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu a a escala inaugural do navio de cruzeiro português WORLD TRAVELLER.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu a 7 e 8 de outubro a escala inaugural do navio de cruzeiro português WORLD TRAVELLER.
O WORLD TRAVELLER é o quarto navio de expedição Português construído pela West Sea nos Estaleiros Navais localizados no Porto de Viana do Castelo.
![]() |
«Iona» voltou ao Porto do Funchal com 6359 pessoas a bordo
O «Iona» chegou bem cedo na manhã desta quarta-feira, ao Porto do Funchal, com 4677 passageiros e 1682 tripulantes, para uma escala de 11 horas.
O navio veio de Southampton e às 16h30 rumou a Tenerife. O “Iona”, operado pela P&O Cruises, uma subsidiária da Carnival Corporation, foi lançado em outubro de 2020 e é o primeiro navio de cruzeiros britânico movido a GNL (gás natural liquefeito) e o mais ecológico da frota. A sua tecnologia moderna reduz substancialmente a pegada de carbono.