Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
PORTO DO FUNCHAL
Novas mangas a funcionar já em Março
As novas mangas de embarque e desembarque dos passageiros dos navios de cruzeiro que atracam no Porto do Funchal deverão estar a funcionar em pleno no próximo mês de Março, decorrendo neste momento uma acção de formação para 15 funcionários da APRAM.
Os funcionários envolvidos são manobradores, agentes de cais e pessoal do serviço de manutenção que estão a ter formação teórica e prática com a equipa de técnicos da empresa espanhola Ingenierias Tecnicas Portuarias, ITP. Esta empresa foi a responsável pelo fabrico das mangas na sequência do concurso público internacional para fornecimento e instalação de dois sistemas de embarque e desembarque de passageiros na Gare Marítima da Madeira, promovido pela Administração dos Portos da Madeira e ao qual concorreram duas empresas.
As mangas encontram-se na Região desde Outubro último e têm sido objecto de diversos testes e afinações, no local. Esta fase de preparação para a entrada em funcionamento deste sistema está também a ser acompanhada pela empresa de Higiene e Segurança no Trabalho que presta serviço à APRAM, de modo a serem feitas as adaptações necessárias neste âmbito, seguindo os princípios da Ergonomia.
As mangas foram projectadas e construídas tendo em conta a amplitude máxima e mínima das marés do Porto do Funchal, o que garantirá a sua utilização em todas as situações.
Com a entrada em funcionamento deste sistema no Porto do Funchal, toda a Gare Marítima da Madeira vai ser utilizada em pleno, uma vez que as mangas ligam directamente ao passadiço superior, o que fará com que os passageiros tenham de utilizar o primeiro piso desta gare, onde se situam os diferentes espaços comerciais que se encontram actualmente, a concurso público.