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Notícias
APDL abre concurso público para empreitada avaliada em 28,3 milhões
O Porto de Leixões (APDL) abriu esta quinta-feira, 30 de Dezembro, o concurso público para a empreitada “Construção do edifício do terminal de cruzeiros/pólo de mar da universidade do Porto”.
O novo terminal de cruzeiros é a face mais visível da aposta estratégica do Porto de Leixões no turismo de cruzeiros, passando a poder acolher os navios de cruzeiro até 300 metros, transformando-se assim num novo porto de escala para milhares de turistas.
A APDL refere que “agora que as obras marítimas e de construção do novo cais estão prestes a ficar concluídas, garantindo as condições técnicas para a acostagem de navios de cruzeiro de maiores dimensões, é agora possível arrancar com as obras de construção do novo edifício de acolhimento de passageiros que permitirá receber com todas as comodidades os turistas que atracarem no porto de Leixões”.
Da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, o novo edifício vai dominar a paisagem do molhe sul do Porto de Leixões e servir ainda de sede para os centros de investigação da Universidade do Porto relacionados com o mar.
Nos termos do concurso esta quinta-feira formalmente aberto, o período da obra está previsto para dois anos e o preço base da mesma foi fixado em 28,3 milhões de euros, a que acresce IVA. O prazo para apresentação das propostas pelos concorrentes é de três meses.
FONTE: CARGONEWS
"A Administração do Porto de Douro e Leixões, APDL, decidiu lançar um concurso para a construção de um novo terminal de transatlânticos. Pretende-se uma aposta forte neste filam de mercado que movimenta anualmente 14 milhões de passageiros. Procura-se tornar o Porto de Leixões capaz de receber os melhores e maiores navios, levando-o a tornar-se um ponto de paragem obrigatório nos circuitos entre o Báltico e o Mediterrâneo. Um objectivo ambicioso em que ficam a ganhar não só o Porto de Douro e Leixões, mas sim todo o Grande Porto e Região Norte.
O resultado do concurso superou todas as expectativas. Uma nova infraestrutura de carácter arrojado e com um programa muito ambicioso foi a escolhida.
A obra apoia-se num conceito de rótula, em que se procura condensar num ponto todas as dinâmicas presentes no local. O que começou como um mero esquiço rapidamente começou a ganhar forma.Funcionalmente, pretende-se uma infraestrutura capaz de exercer as funções portuárias mas que ao mesmo tempo seja uma porta aberta tanto para quem chega de fora, mas também para quem é de cá… o Porto de Douro e Leixões propõe, dentro de parâmetros bem definidos, a sua abertura à cidade.
Nesta infraestrutura/equipamento são agrupados o terminal de transatlânticos, o circuito técnico privado das funções portuárias e uma componente comercial e de lazer, composta pela marina e por espaços de comercio e restauração.
Tudo se organiza em torno de um eixo central, em volta do qual se circula e que culmina no grande terraço/bancada voltada para a cidade do porto.
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