Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Directora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa assume coordenação do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe
Ana Lourenço, Directora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa, é a nova Coordenadora do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe, associação que representa portos e destinos de cruzeiro da costa Atlântica e Norte da Europa.
Esta importante função, que Ana Lourenço assumiu, permitirá também ao Porto de Lisboa integrar o Conselho da Cruise Europe, organização internacional que representa cerca de 120 portos, promovendo-os como destinos turísticos para cruzeiros.
O Comité de Sustentabilidade é formado por representantes de diversos portos membros, além do Porto de Lisboa, incluindo o Passenger Terminal Amsterdam (Países Baixos), Porto de Oslo (Noruega), Porto de Aberdeen (Escócia), Porto de Aarhus (Dinamarca), Porto de Gotemburgo (Suécia) e pelo Comandante Michael McCarthy, atualmente consultor e ex-Chairman da Cruise Europe.
Com o principal objetivo de promover práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de cruzeiros, o Comité de Sustentabilidade colabora estreitamente com as companhias de cruzeiro para criar comportamentos padrão através da identificação e disseminação de boas práticas entre os portos associados.
Estas práticas abrangem a gestão de resíduos, controlo de emissões de carbono, uso consciente de energia e água, e iniciativas sociais, entre outros. A partilha de informação facilita a uniformização de procedimentos e permite às companhias de cruzeiro conhecer as melhores práticas ambientais e sociais implementadas pelos portos, identificando áreas de melhoria e novas abordagens.