Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE PONTA DELGADA RECEBE DUAS ESCALAS INAUGURAIS ESTE FIM-DE-SEMANA

 O Porto de Ponta Delgada será o cenário privilegiado de um assinalável movimento de navios de turismo este fim de semana, com a escala de três paquetes, dois dos quais em estreia absoluta na Região: o “National Geographic Orion”, este sábado, 3 de maio, e o “Carnival Valor”, no domingo.

Para além das escalas inaugurais, merece destaque a visita, igualmente este sábado, do “Odyssey of the Seas”, que chega a Ponta Delgada com 4.155 passageiros a bordo, fixando um novo recorde absoluto de passageiros a bordo de um único navio de cruzeiros nos portos da Região. O anterior máximo, de 4.095 passageiros, havia sido registado em abril de 2024, com a escala do “Norwegian Escape”.

Tal como referido anteriormente, o navio da Royal Caribbean International, contará nesse dia com a companhia do “National Geographic Orion”, operado pela Lindblad Expeditions, que realiza a sua primeira escala nos Açores. É particularmente significativo que, num curto espaço de tempo, mais do que um navio da frota National Geographic visite a Região, o que evidencia de forma clara a crescente atratividade dos Açores como destino de eleição para cruzeiros de expedição.

Inaugurado em 2003, o “National Geographic Orion” foi construído nos estaleiros Cassens-Werft, em Emden, Alemanha e possui 103 metros de comprimento, 14 metros de boca e uma arqueação bruta de cerca de quatro mil toneladas. Com capacidade para aproximadamente 102 passageiros e 70 tripulantes, foi concebido para operar em destinos remotos e inóspitos, como são o caso das regiões polares, destacando-se pelo seu perfil intimista e pela forte vocação para a exploração da fauna e flora locais.

Já no domingo, 4 de maio, será a vez do “Carnival Valor” fazer a sua estreia em Ponta Delgada. Este navio, que pertencente à Carnival Cruise Line, foi construído em 2004 pelo estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, Itália. Com 290 metros de comprimento, 35,5 metros de boca e arqueação bruta na ordem das 110.000 toneladas, integra a classe Conquest e pode acomodar cerca de 2.980 passageiros em ocupação dupla. Nesta escala inaugural, visita a cidade micaelense com 2743 hóspedes, cifra próxima da sua máxima lotação.