Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DE PONTA DELGADA RECEBE DUAS ESCALAS INAUGURAIS ESTE FIM-DE-SEMANA
O Porto de Ponta Delgada será o cenário privilegiado de um assinalável movimento de navios de turismo este fim de semana, com a escala de três paquetes, dois dos quais em estreia absoluta na Região: o “National Geographic Orion”, este sábado, 3 de maio, e o “Carnival Valor”, no domingo.
Para além das escalas inaugurais, merece destaque a visita, igualmente este sábado, do “Odyssey of the Seas”, que chega a Ponta Delgada com 4.155 passageiros a bordo, fixando um novo recorde absoluto de passageiros a bordo de um único navio de cruzeiros nos portos da Região. O anterior máximo, de 4.095 passageiros, havia sido registado em abril de 2024, com a escala do “Norwegian Escape”.
Tal como referido anteriormente, o navio da Royal Caribbean International, contará nesse dia com a companhia do “National Geographic Orion”, operado pela Lindblad Expeditions, que realiza a sua primeira escala nos Açores. É particularmente significativo que, num curto espaço de tempo, mais do que um navio da frota National Geographic visite a Região, o que evidencia de forma clara a crescente atratividade dos Açores como destino de eleição para cruzeiros de expedição.
Inaugurado em 2003, o “National Geographic Orion” foi construído nos estaleiros Cassens-Werft, em Emden, Alemanha e possui 103 metros de comprimento, 14 metros de boca e uma arqueação bruta de cerca de quatro mil toneladas. Com capacidade para aproximadamente 102 passageiros e 70 tripulantes, foi concebido para operar em destinos remotos e inóspitos, como são o caso das regiões polares, destacando-se pelo seu perfil intimista e pela forte vocação para a exploração da fauna e flora locais.
Já no domingo, 4 de maio, será a vez do “Carnival Valor” fazer a sua estreia em Ponta Delgada. Este navio, que pertencente à Carnival Cruise Line, foi construído em 2004 pelo estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, Itália. Com 290 metros de comprimento, 35,5 metros de boca e arqueação bruta na ordem das 110.000 toneladas, integra a classe Conquest e pode acomodar cerca de 2.980 passageiros em ocupação dupla. Nesta escala inaugural, visita a cidade micaelense com 2743 hóspedes, cifra próxima da sua máxima lotação.