Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal investe na actividade de cruzeiros e marca presença na Seatrade Cruise Global em Miami

O Porto de Setúbal participa na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que está a ter lugar no Miami Beach Convention Center, nos EUA, entre 8 e 11 de abril.

Este ano, a Seatrade Cruise Global tem como tema “A Evolução do Cruzeiro” e recebe mais de 600 expositores, cerca de 80 linhas de cruzeiros e milhares de visitantes oriundos de 120 países. O Porto de Setúbal participa nesta edição sob a marca “Cruise Portugal”, juntamente com os portos de Lisboa, Leixões, Portimão, Açores e Madeira, e é representado pelo vogal do Conselho de Administração da APSS, António Caracol.

O Porto de Setúbal pretende posicionar-se como porto vocacionado para receber pequenos navios de cruzeiros, inseridos em rotas europeias, que permitirá desenvolver a região e potenciar sinergias com outras áreas económicas, tais como o turismo, a marítimo-turística, a pesca e a aquicultura.

De acordo com António Caracol, «a aposta na atividade de cruzeiros justifica-se pela procura crescente do porto por parte dos operadores e pelo interesse que manifestam em incluí-lo nos seus itinerários. Para além das experiências com escalas anteriores, uma 2019 e outra em 2021, estão já previstas quatro para 2024. Estima-se que, em poucos anos, seja alcançada uma “velocidade de cruzeiro” de quarenta navios por ano.»

Atualmente, a APSS está a ultimar o projeto para um edifício modular, de apoio à atividade de cruzeiros, a construir em zona portuária, junto à Doca dos Pescadores, cujo desenho e requisitos têm vindo a ser articulados com as entidades que efetuam o controlo operacional e têm envolvimento nas escalas, concretamente com a Autoridade Aduaneira, a GNR e Capitania / Polícia Marítima.