Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
COM VÍDEO
Covid-19: Reabertura do Porto do Funchal implica investimento de 400 mil euros na gare marítima
O manual de gestão foi aprovado pela autoridade de saúde regional e prevê regras apertadas para garantir condições de segurança.
Todas as escalas previstas para este mês foram canceladas e os prejuízos ultrapassam já os 4 milhões de euros.
![]() |
MSC Cruzeiros regressa ao Mediterrâneo
A MSC Cruzeiros revelou que o seu navio emblemático MSC Grandiosa e o MSC Magnifica retomarão as operações no Mediterrâneo a partir dos dias 16 e 29 de Agosto de 2020, respectivamente, disponibilizando aos hóspedes uma experiência completa de férias de cruzeiro com a oportunidade de descobrir cinco destinos diferentes ao longo de um itinerário de 7 noites.
Os dois navios serão os primeiros a terem implementados um novo e abrangente protocolo de higiene e segurança, que foi aprovado pelas autoridades nacionais relevantes dos países onde os navios vão realizar nos seus itinerários pelo Mediterrâneo Oriental e Ocidental, neste Verão.
![]() |
MS WORLD VOYAGER
Segundo navio oceânico «made in Viana» já navega no Atlântico
O segundo navio oceânico de fabrico inteiramente português – MS World Voyager – já zarpou dos estaleiros da West Sea (subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e realiza os primeiros testes de navegação que vão ocorrer ao longo de quatro dias, anunciou Mário Ferreira, dono da empresa Douro Azul.
![]() |
Leixões tem plano de investimento de 700 milhões de euros
O Douro vai ter um terminal de cruzeiros. O projeto da APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assentará numa plataforma de 25 mil metros quadrados na marginal de Gaia, em cima do rio, e está a ser pensado como um espaço multifunções, pronto a receber 12 navios em simultâneo e dar resposta às necessidades do mercado.
![]() |
COM VÍDEO
Costa Favolosa pode ser o primeiro navio de cruzeiro a regressar à Madeira na retoma
A manter-se a atual programação, o paquete da empresa italiana Costa Crocerie, do Grupo americano Carnival, deverá fazer escala no Funchal, a 26 de setembro.
![]() |
Cruzeiros tiveram primeiro semestre «melhor que a desgraça prevista», diz Mário Ferreira
A Mystic Invest, holding que detém a Douro Azul, teve um primeiro semestre “melhor que a desgraça prevista”, esperando agora faturar 90 milhões de euros este ano, mas um terço do orçamentado antes da pandemia, afirma Mário Ferreira.
O empresário explica que na holding que gere o turismo de cruzeiros estavam preparados para duas situações: o cenário zero, que representaria faturação zero até ao final do ano, e o cenário 15 de julho, nas quais existiam várias variáveis, entre as quais, retomar a atividade nesta altura, mas com taxas de ocupações inferiores.
![]() |
Carnival anuncia planos para a sua frota e confirma 2º navio da Classe Excel
A Carnival Cruise Line anunciou novos planos para a sua frota com a confirmação de um navio adicional movido a GNL que chegará em Novembro de 2022. Quatro navios serão vendidos ou colocados em pausa de longo prazo e outros navios serão transferidos para novos portos de embarque.
![]() |
WONDER OF THE SEAS
Royal Caribbean atrasa entrega do maior navio do mundo
A Royal Caribbean atrasou a entrega do Wonder of the Seas, o seu próximo navio da classe Oasis, a partir de 2021. O novo navio está actualmente em construção nos estaleiros franceses de Saint-Nazaire.
“A construção do novo Wonder of the Seas da classe Oasis foi adiada devido ao impacto da operação no estaleiro. A Royal Caribbean teve que adiar a chegada do navio ao mercado asiático. No entanto, estamos ansiosos pela chegada do Wonder of the Seas após a epidemia estar sob controlo o mais rápido possível“, explica a companhia em comunicado.
![]() |
DouroAzul dá (re)início aos cruzeiros fluviais no Rio Douro
A DouroAzul (re)começou esta semana com os itinerários de Verão pelo Rio Douro com o luxuoso navio-hotel Douro Serenity. A companhia de Mário Ferreira propõe dois itinerários distintos para o Verão de 2020, um de 2 noites e outro de 4 até ao final do mês de Agosto.
![]() |
Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de julho
O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até 31 de julho. A informação acaba de ser confirmada à Renascença por fonte do ministério das Infraestruturas. As únicas exceções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.
De resto, e tal como acontece desde março, os cruzeiros só poderão atracar apenas para trabalhos de reparação e manutenção das embarcações.
![]() |
Douro Azul retoma cruzeiros no rio Douro a 20 de Julho
A Douro Azul, a empresa europeia de cruzeiros fluviais que tem como CEO Mário Ferreira, anunciou que vai continuar a retoma da sua atividade no rio Douro, a partir do dia 20 de julho.
A retoma dos cruzeiros no Douro pela Douro Azul terá “um programa inédito e exclusivo de quatro cruzeiros, dirigido ao mercado português, a bordo de um dos seus mais modernos navios-hotel, o Douro Serenity cuja madrinha é Sara Sampaio”, lê-se no comunicado.
![]() |
Governo prolonga até 15 de julho interdição do desembarque de cruzeiros
A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi novamente prolongada pelo Governo, até às 23:59 de 15 de julho, segundo um despacho publicado esta terça-feira
![]() |
MSC World Europa, movido a LNG, deve começar a navegar em 2022
O MSC World Europa, o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (LNG), deve começar a navegar em 2022. A tradição marítima da Cerimónia da Moeda realizou-se esta segunda-feira nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique em Saint-Nazaire, França. A companhia de cruzeiros recorda que o MSC World Europa é dos navios mais avançados tecnologicamente e ambientalmente da sua classe.
![]() |
MADEIRA
Cruzeiros regressam ao Funchal em Setembro
A estreia, depois do período de confinamento cabe ao ‘Silver Whisper’, a 13 de Setembro. Depois de passada a época baixa, já no que seria o princípio da época alta (ainda estão programadas 7 escalas no mês, seis na Madeira, uma no Porto Santo), segundo a informação disponibilizada pela APRAM no seu site, este pequeno navio de luxo (28.258 toneladas e 190 metros de cumprimento) tem prevista chegada às 7 horas e partida às 18 horas.
![]() |
ENTREVISTA A EDUARDO CABRITA, DIRECTOR-GERAL DA MSC CRUZEIROS:
Os portugueses terão uma grande surpresa nos cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa
Ainda sem data para o regresso dos cruzeiros a nível mundial a entrevista a Eduardo Cabrita centra-se na pandemia que assola o mundo e o turismo em particular, e a forma com a MSC Cruzeiros espera restabelecer a confiança dos passageiros.
As boas notícias é que a temporada de 2021 parece estar acima das previsões e isso deve-se à confiança que os passageiros têm no sector.
![]() |
Cruzeiros deixam de usar gasóleo para atracar em Lisboa em 2022
Os navios de cruzeiro vão deixar de poder utilizar gasóleo quando atracarem em Lisboa, a partir de 2022, anunciou hoje o vereador do Ambiente da autarquia, José Sá Fernandes.
"Conseguimos chegar a acordo com o Porto de Lisboa para que os cruzeiros a partir de 2022 não usem gasóleo quando atracam em Lisboa. Portanto, que haja eletrificação do porto para não haver poluição atmosférica", disse o vereador.
![]() |
10 Fotos que ilustram o impacto da pandemia no sector dos Cruzeiros
MSC Seaside e MSC Divina ancorados ao largo de Miami Beach. Muitos navios optaram por ficar no Porto de Miami por prolongados períodos de tempo durante a proibição de navegar em águas americanas.
Esta e mais nove fotos para ver nesta galeria
![]() |
Francisco Teixeira:
O sector dos cruzeiros regressará mais forte
Vamos levar algum tempo a reconstruir e a voltar para onde estávamos. Mas isso é o que a nossa indústria faz.
Existe uma razão pela qual esta é a maior e mais importante indústria do mundo de hoje, e é porque as pessoas precisam dela. Depois do Covid-19, a necessidade de estar com outras pessoas, de ter novas experiências, será realmente mais valiosa do que era.
![]() |
Mário Ferreira descarta despedimentos no turismo e diz que «ainda vai contratar»
O empresário Mário Ferreira, dono, entre outras empresas do turismo, da Douro Azul, garante, em entrevista à Lusa, que não vai despedir, assegurando até que o grupo "ainda vai contratar mais", apesar do impacto da pandemia.
"Temos 500 trabalhadores em 'lay-off' e não vamos despedir. Ainda vamos contratar mais em Portugal e fora", assegura o empresário.
![]() |
Governo mantém até 15 de Junho interdição do desembarque de cruzeiros
A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada pelo Governo, pela segunda vez, até às 00:00 de 15 de junho, revela um despacho publicado.
Publicado em suplemento do Diário da República de quinta-feira, para produzir efeitos a partir das 00:00 horas desse dia, admite nova prorrogação deste diploma “em função da evolução da situação epidemiológica”.