Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRUZEIROS

«Le Bellot» estreou-se no Porto de Lisboa

O navio de cruzeiros ‘Le Bellot’ estreou-se na cidade de Lisboa, um dos destinos de uma viagem de nove noites com início em Saint-Malo, escala em Marselha e fim em Nice (França).

O navio de cruzeiros ‘Le Bellot’ foi entregue em Março de 2020, e o seu nome é uma homenagem a Joseph René Bellot, o oficial naval francês e explorador do Árctico. Foi construído em Alesund, na Noruega, e em Tulcea, na Roménia.

Porto de Tallinn abre novo terminal de cruzeiros mais sustentável

O Porto de Tallinn, na Estónia, inaugurou um novo terminal de cruzeiros que pretende reduzir o impacto ambiental da sua actividade, recorrendo a painéis solares e energia marítima.
O novo terminal tem painéis solares adaptados ao clima nórdico e é aquecido por energia marítima através de uma bomba de calor.

Carnival prevê ter 75% dos seus navios a fazer cruzeiros até ao final do ano

A Carnival Corporation, maior empresa de cruzeiros do mundo, planeia ter quase 75% dos navios de cruzeiros das suas marcas a navegar com passageiros até ao final de 2021, depois de mais de um ano de restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

A empresa anunciou que espera retomar as operações de cruzeiros “com 65% da frota até ao final de 2021 em oito das suas marcas”, a que se junta ainda a Carnival Cruise Line, que planeia ter toda a sua frota a navegar até ao final de 2021, “o que aumenta ainda mais a capacidade operacional total da Carnival Corporation para quase 75% até o final do ano”.

Norwegian Cruise Line retoma cruzeiros

A Norwegian Cruise Line (NCL) comemorou oficialmente o seu antecipado regresso com uma estreia dupla: o Norwegian Jade não foi apenas o primeiro de 17 navios da frota a dar as boas vindas aos passageiros depois de 500 dias, mas também fez história como o primeiro navio a partir de Atenas (Piraeus).

Novo navio da Virgin Voyages, de Richard Branson, inclui Portugal nos seus itinerários

Já estão abertas as reservas para o segundo navio da classe Lady da Virgin Voyages, a companhia de cruzeiros de Richard Branson. O Valiant Lady, nome pelo qual foi baptizado o novo navio da companhia, vai fazer a sua estreia na Europa na primavera de 2022.

O navio partirá do Reino Unido na próxima primavera para itinerários na Bélgica, Espanha e Portugal, incluindo escalas em Málaga, Palma de Maiorca, Ilhas Canárias, Lisboa e Bélgica.

MSC, FINCANTIERI E SNAM

PARCERIA PARA O PRIMEIRO NAVIO DE CRUZEIRO MARÍTIMO DO MUNDO A HIDROGÉNIO

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, a Fincantieri e a Snam, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU), para determinar, em conjunto, as condições para o projecto e construção do que tornar-se-á no primeiro navio de cruzeiro marítimo movido a hidrogénio do mundo.

MSC SEASHORE ENTREGUE À MSC CRUZEIROS PELA FINCANTIERI

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC recebeu oficialmente a entrega de seu novo navio emblemático, MSC Seashore - o maior navio de cruzeiro a ser construído em Itália. O seu navio irmão, MSC Seascape, está actualmente em construção no estaleiro de Monfalcone e deve entrar ao serviço no Inverno de 2022.

ESPERAM-SE MAIS 25 ESCALAS ATÉ SETEMBRO

Cruzeiros regressaram ao Porto de Lisboa com o World Navigator

Chegou segunda-feira ao Porto de Lisboa o World Navigator, da Mystic Cruises, durante a sua viagem inaugural de 11 dias com saída de Leixões e escalas em Lisboa, Gibraltar, Formentera, Ibiza e Capri, e Pireus, na Grécia.

Ricardo Medeiros, administrador da APL, afirmou que “a administração do Porto de Lisboa se congratula com este regresso da atividade de cruzeiros a Lisboa, que à data de hoje, prevê ainda a escala de mais 25 navios de cruzeiro até ao final de setembro“.

COM TESTES NEGATIVOS DOS PASSAGEIROS

Governo prorroga autorização de desembarque de cruzeiros

O despacho "prorroga a permissão do embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental".

A permissão dos passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro desembarcarem em portos de Portugal continental prolonga-se até 8 de agosto, sendo obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19, segundo o despacho que entrou segunda-feira em vigor.
 

NAVIO DE CRUZEIRO WORLD NAVIGATOR EM ESCALA INAUGURAL NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

Este domingo, dia 25 de julho, realizou-se a Escala Inaugural do navio World Navigator, que deixou o Porto de Viana do Castelo no sábado, com destino ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, para o embarque de passageiros, com destino à Grécia.

Este foi o primeiro cruzeiro pós-pandemia com saída do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e para celebrar a Escala Inaugural do World Navigator, realizou-se a habitual cerimónia de troca de placas, com a presença de Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL, de Mário Ferreira da Mystic Cruises e das autoridades locais, assinalando a primeira escala do navio em Leixões.

ESTE SÁBADO, PELAS 16 HORAS

WORLD NAVIGATOR ZARPA DO PORTO DE VIANA EM VIAGEM INAUGURAL

Este sábado, dia 24 de julho, pelas 16h00, realiza-se a Viagem Inaugural do navio de cruzeiro World Navigator, que deixará o Porto de Viana do Castelo com destino ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, onde chegará no domingo, dia 25 de julho, de manhã cedo, para o embarque de passageiros, com destino à Grécia.

Cruzeiros regressam ao Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa – APL informa que no dia 26 de julho, às 9h00, chega ao Porto de Lisboa o World Navigator, da Mystic Cruises, durante a sua viagem inaugural de 11 dias com saída de Leixões e escalas em Lisboa, Gibraltar, Formentera, Ibiza, Capri e Pireus, na Grécia.

De acordo com Ricardo Medeiros, administrador da APL, «a administração do Porto de Lisboa congratula-se com este regresso da atividade de cruzeiros a Lisboa, que à data de hoje, prevê ainda a escala de mais 25 navios de cruzeiro até ao final de setembro».

Entre o final de julho e o final de outubro

MSC Bellissima vai realizar 21 viagens pelo Mar Vermelho

A MSC Cruzeiros anunciou que o MSC Bellissima, um dos navios mais modernos da companhia, vai realizar 21 viagens pelo Mar Vermelho com partida de Jeddah, o núcleo comercial da Arábia Saudita, entre o final de julho e o final de outubro.

O MSC Bellissima é o maior navio de cruzeiro a navegar pelas águas do Mar Vermelho e chegou a Jeddah no fim de semana, para se preparar para a sua temporada inaugural.

CONDIÇÃO: testes negativos à Covid-19

Cruzeiros podem continuar a desembarcar em Portugal

A permissão de trabalhadores e passageiros de cruzeiros desembarcarem em portos nacionais foi prorrogada pelo Governo até 11 de julho, apesar de ser obrigatória a apresentação de testes negativos à Covid-19. O despacho publicado domingo em Diário da República prolonga a autorização dada em maio, que se seguiu a vários meses de proibição devido à Covid-19.

MADEIRA

Navios de cruzeiro transatlânticos deverão regressar após o verão

Os navios transatlânticos deverão estar de regresso à Madeira depois do verão, revelou o vice-presidente do Governo Regional, durante a visita às obras do novo edifício de apoio ao Cais Norte (6) do Porto do Funchal, um investimento de 800 mil euros que deverá ficar concluído em outubro deste ano.

Pedro Calado lembrou que apesar de os portos da Região permanecerem abertos e de oferecerem um plano de contingência a quem chega, a grande maioria das companhias não está a operar, devido à pandemia da covid-19, e por isso não têm chegado navios como antes.

GENTE DOS PORTOS E DO MAR

Mário Ferreira, o armador com sete navios registados no MAR

Mário Ferreira, proprietário do “World Voyager”, quis estar acompanhado da família, presente na estreia do navio na Madeira e viajou até às Desertas e ao Porto Santo, desembarcando na ilha e seguindo de avião para o continente.
Dos seus navios, sete estão registados no MAR, o Registo Internacional de Navios da Madeira e os impostos dos seus 2000 colaboradores são pagos nesta região.

Porto Santo, a ilha tranquila de águas turquesa

O Porto Santo é uma das ilhas que integram a rota do “World Voyager” no cruzeiro pelas ilhas atlânticas portuguesas.
O “ex-libris” é mesmo a praia de nove quilómetros de areia fina e dourada, com propriedades terapêuticas, banhada por águas cristalinas de cor turquesa.
 

As Desertas, a crescer como zona de turismo de natureza

A paragem do “World Voyager” nas Ilhas Desertas vem ao encontro do interesse e procura que esta área protegida, desde 1988, tem despertado nos estrangeiros, mas também nos madeirenses.
Em 1988, o Governo Regional quis proteger estas ilhas, de modo a preservar a pequena colónia de lobos-marinhos. Por isso, desde essa altura, há uma vigilância permanente, por parte do Corpo de Vigilantes da Natureza.

MARIA JOÃO CATANHO FERNANDES:

O novo cruzeiro entre as ilhas portuguesas é uma boa iniciativa

Maria João Catanho Fernandes, proprietária da Madeira Viagens, encara o novo cruzeiro entre as ilhas portuguesas como “uma boa iniciativa, se pensarmos que até aqui, não tínhamos nenhum cruzeiro com este percurso entre os dois arquipélagos.”
Considera que seria “excelente haver um cruzeiro regular entre os arquipélagos da Madeira e dos Açores, obviamente tendo em conta, nomeadamente o factor económico, a duração do itinerário e até o tipo de navio.”

«World Voyager» - decorre o segundo cruzeiro

Os 88 passageiros do “World Voyager” que embarcaram no Porto do Funchal há dias atrás, estão neste momento de visita às nove ilhas dos Açores para no final, regressarem ao porto de partida, no dia 24 de junho.
É o segundo cruzeiro pelas ilhas portuguesas, uma rota que tem vindo a despertar interesse junto dos agentes de viagens.

A primeira escala deste navio de luxo na Madeira serviu não só para de alguma forma marcar a retoma da atividade que os especialistas dizem “vai ser lenta e gradual”, mas sobretudo, para testar o protocolo e diversos procedimentos adotados pela APRAM, S.A.

Total: 1603