Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Reabertura de portos aos cruzeiros em Espanha é oportunidade para a Madeira

Os navios internacionais de cruzeiro podem atracar em portos espanhóis a partir de 7 de Junho, anunciou no sábado o Governo espanhol, suspendendo assim as restrições impostas no início da pandemia de covid-19.

Numa altura em que apenas as Canárias recebiam navios de cruzeiro, em operações entre as ilhas vizinhas da Madeira, esta reabertura ao exterior significa que a parceria entre os dois portos pode voltar a funcionar, assim entendam as companhias de cruzeiro. O Porto do Funchal não recebe navios de cruzeiro desde Dezembro de 2020, tendo visto apenas duas escalas desde 14 de Março do ano transacto.

Madeira, Lisboa e Porto no roteiro dos cruzeiros da Ambassador

A Madeira será um dos portos de paragem para os cruzeiros da Ambassador. Porto e Lisboa serão outras paragens para estas embarcações. Os primeiros navios devem ser recebidos nos portos nacionais no final de 2022.

“É com grande expectativa que a Garland aguarda a retoma da atividade de cruzeiros nos nossos portos, previsivelmente a partir do último trimestre deste ano, e, em especial, as escalas desta nova linha que é, como sempre, bem-vinda a Portugal. O lançamento desta nova rota dá um sinal de esperança na retoma, após um período que levou ao desaparecimento de alguns operadores”, diz Carlos Fortuna, diretor da Garland Navegação.

Norwegian Prima estreia-se como navio mais procurado da marca com record de vendas

A Norwegian Cruise Line (NCL) garante estar a quebrar barreiras das experiências convencionais de cruzeiro e férias, com a revelação do Norwegian Prima, que se tornou o navio mais procurado de sempre da marca, com reservas record no primeiro dia e semana de vendas.

Cruzeiros entre Madeira e Açores a 10 de Junho

O World Voyager inicia no dia 10 de junho, a partir da Madeira, cruzeiros de oito dias com ligação ao Arquipélago dos Açores. O navio arranca de Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, a 28 de maio; chega a São Miguel, nos Açores, a 1 de junho e ao Funchal a 9, dia em que está agendada uma visita ao Jardim Botânico.

MSC Cruzeiros recomeça cruzeiros no Mar Báltico em Julho, com partidas da Alemanha

A MSC Cruzeiros anunciou que irá recomeçar as suas operações de viagens de cruzeiros na Alemanha a partir do dia 3 de julho com o posicionamento do navio da classe Seaside, o MSC Seaview, a operar no Mar Báltico com um itinerário totalmente novo para a região.

Ferryboat para ligar Reino Unido a Portugal na mira

A Brittany Ferries está a estudar uma ligação marítima entre Portsmouth e o Porto que pode surgir já este mês. A companhia britânica de transporte marítimo Brittany Ferries está a estudar uma ligação inédita de ferryboat entre Portsmouth e o Porto, que pode ser lançada já este mês.

A notícia foi avançada por uma fonte da empresa à BusinessLive, um website de notícias britânico, citado pelo Negócios.

Porto de Lisboa tem programadas cerca de 50 escalas de cruzeiros

Depois de terem sido interrompidas logo em Março do ano passado pela pandemia de covid-19, as viagens de cruzeiro podem voltar aos portos de Portugal Continental. No caso do Porto de Lisboa, que disputa a liderança deste segmento com o Porto do Funchal, fonte oficial diz que até ao final da semana que vem ainda não há nada programado, mas que estão alinhavadas “perto de 50 escalas para os meses de Junho a Agosto”.

CRUZEIROS REGRESSAM AO PORTO DE LEIXÕES

O Porto de Leixões congratula-se com o levantamento das restrições impostas aos navios de cruzeiro e que torna possível a operação nos portos do território nacional, a partir desta segunda-feira, 17 de maio de 2021.

Após mais de um ano sem poder receber navios de cruzeiro, o Porto de Leixões encontra-se já preparado para a retoma da atividade que espera intensa nos próximos anos, em articulação com as autoridades de saúde por forma a cumprir e fazer cumprir todas as normas de higiene e segurança impostas pela situação epidemiológica que ainda vivemos.

PORTO DE LISBOA

Navios de Cruzeiro regressam a partir desta segunda feira, dia 17

A Administração do Porto de Lisboa (APL) informa que esta segunda-feira, 17 de maio, o movimento de passageiros de cruzeiro volta a ser autorizado nos portos do território nacional continental, como no Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa, nos termos do Despacho conjunto 4957-B/2021, de 14 de maio de 2021, pelos Ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde e das Infraestruturas e da Habitação.

A partir das 00:00 horas do dia 17 de maio de 2021 e até às 23:59 horas do dia 30 de maio de 2021, é permitido o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com exceção de passageiros cuja origem ou destino sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais.

COM ÁUDIO

Cruzeiros entre Madeira e Açores arrancam em junho

Está tudo pronto para arrancar o circuito de cruzeiros entre a Madeira e os Açores. A operação foi aprovada terça-feira pelos dois Governos Regionais e vai ficar a cargo de uma companhia portuguesa.

AGEPOR, MADEIRA

Cruzeiros devem recuperar valores de 2019 em dois anos

Associação de Agentes de Navegação destaca capacidade de resiliência do sector que conseguiu manter os postos de trabalho na Região. Cátia Esteves, delegada na Madeira da Associação de Agentes de Navegação (AGEPOR), considera que as previsões para a retoma dos cruzeiros este verão são de difícil concretização. A profissional aponta a retoma para outubro e acredita que o setor terá condições para regressar aos valores de 2019 dentro de um a dois anos.

Arquipélago da Madeira «tem tudo pronto» para receber cruzeiros, diz Governo Regional

O vice-presidente do Governo Regional disse esta quarta-feira que a Madeira tem "tudo pronto" para voltar a receber cruzeiros turísticos, mas ressalvou que as escalas na região dependem mais dos "países e da origem dos passageiros" do que do destino.

"Temos tudo preparado para receber as operações e, se calhar, durante o verão deste ano podemos ter já novidades na Região Autónoma da Madeira em articulação com outros portos como são os dos Açores e de Canárias. Da nossa parte, temos tudo pronto", referiu Pedro Calado, após uma reunião com os representantes da Cruise Lines International Association (CLIA), considerada a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo.

A PARTIR DE MAIO

Costa Cruzeiros confirma dois navios no Mediterrâneo Ocidental e outros dois no Mediterrâneo Oriental

Com estadias prolongadas nos portos de escala e excursões em terra organizadas exclusivamente para os passageiros da Costa, os cruzeiros da empresa italiana no Mediterrâneo incluirão dois navios no Oeste e dois no Leste, com viagens para os destinos de Itália, França, Grécia e possivelmente Espanha, e itinerários acessíveis a partir de 13 diferentes portos de embarque.

APRAM

Certificação e «corredor verde»: instrumentos de promoção

A certificação de Boas Práticas na Gestão de Riscos Biológicos e a criação de um “Corredor Verde” para quem desembarca nos portos da Madeira são neste momento, dois importantes instrumentos, em termos da promoção comercial dos Portos da Madeira, junto das companhias e outros parceiros, garante a Presidente do Conselho de Administração da empresa.

APRAM promove nova rota de cruzeiros pelas ilhas portuguesas

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM desafiou os portos dos Açores a unirem-se à Madeira e juntos criarem uma rota comum para cruzeiros, podendo nascer assim um novo produto turístico neste segmento.

Paula Cabaço intervinha na 1.ª Conferência on line da Macaronésia, dedicada à temática dos transportes e integrada no painel dirigido ao Turismo de Cruzeiros.

MADEIRA

Portos também vão ter «via verde»

Ainda não há data prevista para o regresso dos navios de cruzeiro. Mas as regras estão a ser implementadas. Nos portos da Região também passa a haver uma via verde para quem desembarca, vacinado, com teste feito, ou que tenha tido Covid-19 nos meses anteriores.

NAUFRÁGIO FAZ 110 ANOS

A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?

Será que a tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? Viajámos de porto em porto pelo Mediterrâneo e confirmámos: não! A única coisa na mente de milhares de pessoas num hotel flutuante é mesmo o descanso. E as atividades a bordo, claro. Quanto ao Costa Concordia, essa é uma memória mais presente, mas que quem pagou umas férias no mar nem quer recordar.

Recuperamos, nesta newsletter temática, alguns dos artigos publicados no portal da APP aquando do centenário do terrível naufrágio.

Funchal com dois navios de cruzeiro esta semana

Quinta e sexta-feira serão dias das embarcações da ‘Mystic Invest’, do empresário português Mário Ferreira, fazerem escala na Pontinha. O movimento de cruzeiros começa já a reposicionar-se no mercado, com a Madeira na rota.

Guia para ficar a saber como está o mundo dos cruzeiros

Depois da tempestade, vem a bonança. Em abril já há oito navios a navegar com passageiros e para o verão algumas viagens a partir de Lisboa já estão esgotadas. Este guia mostra-lhe o calendário dos cruzeiros confirmados para 2021, as frotas atuais das companhias de cruzeiro e os navios novinhos em folha prontos para receber passageiros.

Reabertura do Terminal de Cruzeiros para Visitas Guiadas

A partir deste domingo, dia 11 de abril, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está de novo aberto ao público para visitas guiadas, todos os domingos da parte da manhã.

A Portaria do Molhe Sul de acesso ao edifício está aberta entre as 09h30 e as 12h00, tendo as visitas início às 10h15, 11h15 e 12h15. De modo a cumprir todas as normas de higiene e segurança, os grupos estarão limitados a 15 participantes por visita.

Total: 1555