Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APSS apresenta Projecto da Futura Marina de Setúbal

Decorreu a 28 de Novembro, no auditório do edifício sede da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, a apresentação do Estudo Prévio para a Futura Marina de Setúbal. Uma sessão que, para além do Conselho de Administração da empresa, contou com a presença de André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, de vereadores do município e dos presidentes das juntas de freguesia.

ESTE FIM DE SEMANA

Vela+ Porto de Lisboa

No âmbito do Programa Nacional do Desporto para Todos, a Associação Seawoman, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, realiza este fim de semana - 24 e 25 de Setembro - mais uma edição do evento Vela+ Porto de Lisboa (Desporto e Juventude), enquadrado na Semana Europeia do Desporto, após dois anos de interregno devido ao contexto pandémico por COVID-19.

APDL apoia Grande Prémio de Baião de Motonáutica

No último fim de semana, 10 e 11 de setembro, realizou-se na Albufeira da Pala, em Baião, o Grande Prémio de Baião de Motonáutica, terceira prova do Campeonato Mundial de Motonáutica F2, ao qual a APDL, uma vez mais, se associou.

Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL que acompanhou esta prova afirmou que, "sendo uma prova do campeonato do mundo com dimensão internacional, a APDL não poderia deixar de apoiar, tendo em conta os efeitos na promoção e no desenvolvimento da região e do país, nomeadamente da Via Navegável do Douro”

FRANCISCO FONSECA

Aveirense no Campeonato do Mundo Sub21 de ILCA7

Terminou, no domingo, o Campeonato do Mundo Sub21 de ILCA 6 e 7, classe de vela olímpica.

A prova decorreu em Vilamoura de 21 a 28 de agosto e contou com a presença de 238 velejadores provenientes de 42 países, sendo o Francisco Fonseca o único representante do distrito de Aveiro e um dos 10 portugueses (8 masculinos e 2 femininas) em prova.

ESTE SÁBADO

VI Regata Marquês de Pombal entre a Torre de Belém e a Marina de Oeiras

Este sábado, dia 3 de Setembro, entre a Torre de Belém e a Marina de Oeiras, vai poder assistir à passagem da VI Regata Marquês de Pombal.
A saída dos barcos acontece na Fundação Champalimaud, às 12h00. A chegada poderá ser observada na Marina de Oeiras, por volta das 14h00.

Marina de Lisboa comprometida com a defesa do ambiente

A Marina de Lisboa, com as suas quatro docas de recreio, geridas de forma integrada pela Administração do Porto de Lisboa e localizadas na margem norte do rio Tejo (Alcântara, Santo Amaro, Belém e Bom Sucesso), disponibiliza vários serviços e tem capacidade para cerca de
900 embarcações. Com uma localização privilegiada na área ribeirinha de Lisboa, os seus clientes podem beneficiar ainda de todos os serviços que uma grande metrópole tem para oferecer.

VEJA O VÍDEO

Regata Internacional e Oceânica Discoveries Race 2022 | Chegada a Sines

A Regata Internacional e Oceânica Discoveries Race 2022, que comemora a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, navegador português, e Juan Sebastián Elcano, navegador espanhol, realizada entre 1519 e 1522, passou por Sines entre os dias 26 e 28 de julho.

Impulsionada pela Confraria Europeia da Vela pela terceira vez, esta Regata tem como propósito homenagear Portugal e Espanha, e as suas respectivas armadas, como principais países descobridores.

COM VÍDEO

Moliceiros típicos da Ria de Aveiro soltaram velas na tradicional regata

A maior regata de barcos típicos da Ria de Aveiro realizou-se recentemente. Os barcos moliceiros soltaram velas ao vento numa corrida bem disputada.

A tradicional regata contou com 16 barcos. As embarcações da Ria de Aveiro são genuínas e têm sido construídas e preservadas por famílias com um passado ligado à faina do moliço.

APDL

Auditório Infante D. Henrique acolhe Seminário «Sustentabilidade Ambiental e Economia do Mar»

O Auditório Infante D. Henrique, da APDL, acolheu a 14 de julho o Seminário " Sustentabilidade Ambiental e Economia do Mar ", promovido pela CEV – Confraria Europeia da Vela.

No âmbito da passagem dos participantes da regata "Discoveries Race 2022" 500 Anos da Viagem de Circum Navegação Fernão de Magalhães/Sebastião del Cano, a par com a actividade desportiva náutica, entendeu a CEV – Confraria Europeia da Vela (Porto), que seria oportuno, entre outras iniciativas que pretende realizar, trazer à discussão e debate o tema ambiental, os oceanos, a sua protecção, defesa e exploração sustentável.

ESTE SÁBADO

TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES RECEBE ROTA IACOBUS MARIS

Chegam este sábado, dia 16, ao Porto Cruise Terminal 8 embarcações que estão a realizar a Rota Iacobus Maris.
Trata-se da maior regata da história para celebrar o Xacobeo (Ano Jubilar Compostelano, também conhecido como Jubileu ou Ano Santo).

O itinerário, denominado Iacobus Maris, recria o percurso marítimo do corpo do apóstolo Santiago Maior, desde Israel até à Galiza, sendo a mais longa peregrinação do mar jacobino da história.

A 11 DE SETEMBRO | INSCRIÇÕES ABERTAS

Corrida Porto de Leixões

A Corrida Porto de Leixões, a decorrer no dia 11 de Setembro, está a ser organizada pela APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e pela EventSport, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL. As inscrições já se encontram abertas.

Turismo de Portugal, WSL, MEO e EDP juntam-se para a proteção do Oceano através do surf

O Turismo de Portugal associa-se à Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa desde 27 de junho até 1 de julho, através da organização de dois eventos paralelos que pretendem mostrar ao mundo a estreita relação de Portugal com o mar, elemento central na nossa história e na nossa cultura e, simultaneamente, perspetivar o futuro centrado no Oceano.

22 A 26 DE JUNHO

Catamarãs voadores colocam Lagos no centro das atenções

Lagos confirma-se como um dos palcos privilegiados, a nível mundial, para a realização das provas do circuito GC32, provavelmente o circuito de catamarãs mais espetaculares do mundo da vela.

Desde 2018 que estes ‘barcos voadores’ incluem Lagos no mapa do circuito mundial, composto por cinco etapas. Depois do evento de abertura, que decorre em Riva del Garda, Itália, no final de maio, os 7 catamarãs em competição assentam arraiais na baía de Lagos para a 2ª etapa, Lagos Cup, e para a discussão do Mundial da classe, que pela segunda vez se realizará em Lagos.

Surf & Rescue passou pela primeira vez em Sesimbra

O Surf & Rescue, projecto único em Portugal que une o Surf e o Salvamento Aquático, está de regresso às praias nacionais pelo 3.º ano consecutivo, e teve a sua estreia na Praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
A Praia da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, foi palco na semana passada da primeira ação da iniciativa ‘Surf & Rescue’ de 2022, fruto de uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal. A meta principal do projeto passa por reforçar a segurança nas praias portugueses, envolvendo os surfistas no processo.

Trimaran 100% sustentável parte de Cascais para missão no Mediterrâneo

Para assinalar o Dia da Europa e o Dia Europeu do Mar, um trimaran sustentável e futurista vai em missão por cinco países para sensibilizar a população sobre a poluição nos oceanos. Ponto de partida é a marina de Cascais.

DOMINGO, 24 DE ABRIL | COM O APOIO DA APSS

XX Regata Naval em Sesimbra

O Clube Naval de Sesimbra organiza, em conjunto com a ANL – Associação Naval de Lisboa, a XX Regata Naval, que terá lugar este domingo, dia 24 de abril.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, do Porto de Sesimbra (APSS), da Mútua Seguros e dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

Portugal vai ter um Caminho de Santiago por mar

A pé, de bicicleta ou a cavalo são algumas das formas de fazer a rota de peregrinação mais antiga da Europa. Este ano, Portugal tem uma nova proposta para o percurso que o liga a Santiago de Compostela, em Espanha: um caminho a realizar à vela, o primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em território nacional.

A proposta nasce da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e tem como mote “Santiago chama-te. Vai com o Vento”.

Marina de Oeiras recebeu benção dos veleiros da «Expedição Lusitânia»

A marina de Oeiras recebeu a benção dos veleiros e à despedida das tripulações que vão prosseguir a viagem de ”Expedição Lusitânia.”

Um dos veleiros participantes, o ‘Anixa II’, é conhecido por ter sido atacado pelos piratas da Somália, em 2009, quando navegava no Oceano Índico. O ‘Anixa II’ foi abandonado no mar e recuperado pela Marinha Inglesa. Em 2018 o Comandante José Mesquita comprou a embarcação, acabando por colocá-la ao serviço da Associação David Melgueiro.

Ílhavo quer liderar a dinamização das estações náuticas

A Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto entidade coordenadora da Estação Náutica do Município de Ílhavo, promoveu um encontro com as entidades parceiras no Cais Criativo da Costa Nova.

Na abertura deste encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, defendeu o Turismo como alavanca para o relançamento económico pós-covid e o objectivo da autarquia ser líder na região Centro e no país na dinamização das estações náuticas.

DGRM no lançamento de embarcação da LaserPerformance

Em representação do Ministro do Mar, a DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, através do seu Diretor-Geral, José Carlos Simão, participou na cerimónia de apresentação da nova embarcação da empresa LaserPerformance, designada de “PortStar”.

A “PortStar” é uma nova embarcação à vela, cuja conceção, design e construção é totalmente realizada em Portugal, na unidade de produção desta empresa em Setúbal, representando um passo essencial no desenvolvimento das competências nacionais para a produção deste tipo de embarcações e para as indústrias náuticas em geral.

Total: 429
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22