Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Ligação ferroviária entre Évora e Elvas vai ficar concluída no final deste ano
A ligação ferroviária entre Évora e Elvas, inserida no Corredor Internacional Sul, vai ficar concluída no final deste mês. É um dos principais investimentos do plano Ferrovia 2020 e vai permitir reduzir os custos do transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e Espanha.
É a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos e está quase terminada. A ligação ferroviária entre Évora e Caia, inserida no Corredor Internacional Sul, vai estar concluída até ao final deste ano. Mas não significa que os comboios comecem logo a circular, uma vez que há testes complexos a fazer.
É preciso avaliar as condições da obra, de segurança e de interoperabilidade, até porque todas as novas infraestruturas construídas na Europa têm de cumprir esses critérios. Este é um dos principais investimentos do plano Ferrovia 2020.
Mas, ao longo dos últimos dez anos, a obra da Infraestruturas de Portugal derrapou várias vezes nos prazos de conclusão. À complexidade da obra juntam-se as consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia, questões ambientais e outros imprevistos. Dez meses de atraso no troço Alandroal–Linha de Leste.
Mas a obra entre Évora Norte e Freixo também teve imprevistos com descobertas arqueológicas. Estas obras mais do que duplicaram o prazo previsto para a sua conclusão e, também, os custos aumentaram. Os quatro contratos para a construção da nova ligação entre Évora e Caia foram adjudicados por 339 milhões de euros, mas vão custar mais de 400 milhões.
Esta é a única linha construída de raiz, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha. Até ao final do ano está concluída. Deverá entrar em operação em meados de 2026, depois dos testes e do processo de certificação.
