Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ligação ferroviária entre Évora e Elvas vai ficar concluída no final deste ano

 A ligação ferroviária entre Évora e Elvas, inserida no Corredor Internacional Sul, vai ficar concluída no final deste mês. É um dos principais investimentos do plano Ferrovia 2020 e vai permitir reduzir os custos do transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e Espanha.

É a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos e está quase terminada. A ligação ferroviária entre Évora e Caia, inserida no Corredor Internacional Sul, vai estar concluída até ao final deste ano. Mas não significa que os comboios comecem logo a circular, uma vez que há testes complexos a fazer.

É preciso avaliar as condições da obra, de segurança e de interoperabilidade, até porque todas as novas infraestruturas construídas na Europa têm de cumprir esses critérios. Este é um dos principais investimentos do plano Ferrovia 2020.

Mas, ao longo dos últimos dez anos, a obra da Infraestruturas de Portugal derrapou várias vezes nos prazos de conclusão. À complexidade da obra juntam-se as consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia, questões ambientais e outros imprevistos. Dez meses de atraso no troço Alandroal–Linha de Leste.

Mas a obra entre Évora Norte e Freixo também teve imprevistos com descobertas arqueológicas. Estas obras mais do que duplicaram o prazo previsto para a sua conclusão e, também, os custos aumentaram. Os quatro contratos para a construção da nova ligação entre Évora e Caia foram adjudicados por 339 milhões de euros, mas vão custar mais de 400 milhões.

Esta é a única linha construída de raiz, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha. Até ao final do ano está concluída. Deverá entrar em operação em meados de 2026, depois dos testes e do processo de certificação.

fonte