Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
EMPRESA OPERA NO PORTO DE SETÚBAL
Novo combustível nasce em Setúbal a partir de águas contaminadas
A Eco-Oil agarra em águas contaminadas com hidrocarbonetos e separa a fração de hidrocarbonetos para produzir um novo combustível, ao mesmo tempo que trata a água contaminada e a devolve ao rio Sado.
A Eco-Oil – Tratamento de Águas Contaminadas é uma empresa portuguesa localizada no Porto de Setúbal, direccionada para o tratamento de águas contaminadas com hidrocarbonetos. Esses resíduos, de origem marítima provenientes dos navios-tanque destinados ao estaleiro de reparação da Lisnave, mas também de origem terrestre, ganham aqui uma segunda vida como fuelóleo, dentro do espírito da economia circular.
![]() |
Portugal hasteia Bandeira Azul em 432 locais com Norte a ultrapassar Algarve
Portugal tem 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano, o galardão que distingue as zonas balneares com maior qualidade ambiental e segurança no país. Destas, 394 são praias e o Norte do país ultrapassou o Algarve no número de bandeiras azuis hasteadas nos areais face ao ano passado.
O Norte do país conta com 87 praias com o galardão da segurança e sustentabilidade ambiental, das quais 77 costeiras e dez fluviais. São mais cinco do que no ano passado. Merelim São Paio, em Braga, Praia dos Beijinhos, Pedras da Agudela e Boa Nova, em Matosinhos e Seca, em Espinho.
![]() |
Parlamento Açoriano aprova por unanimidade moratória à mineração do mar profundo
O Parlamento Açoriano aprovou, por unanimidade, o Projecto de Resolução conjunto do Bloco de Esquerda e do PAN – Pessoas-Animais-Natureza que recomenda ao Governo que declare uma moratória à mineração do mar profundo, na mesma sessão em que foi discutida a petição por uma moratória à mineração no mar dos Açores, entregue no início de Março ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, pelas Organizações Não-Governamentais de Ambiente ANP|WWF e Sciaena.
![]() |
LEIXÕES TEM PLANO PARA ACELERAR DESCARBONIZAÇÃO
O objectivo é tornar Leixões num porto de referência na transição para um novo sistema energético, baseado nos seus próprios recursos naturais, com a ambição de ser um porto autossuficiente e com emissões zero.
![]() |
MEDWAY
Metas ambientais
As preocupações ambientais agitam cada vez mais os pessoas, as empresas e o mundo. Mas o caminho é longo e, além de medidas imediatas, tornam-se relevantes as medidas de consciencialização. Foi o ponto de partida para a criação de ações como a iniciativa de atribuição de Certificados de Transporte Sustentável da MEDWAY.
![]() |
Os cientistas têm um plano ousado para eliminar o excesso de carbono no fundo do oceano
As sucessivas tentativas falhadas dos humanos em mitigar de forma decisiva e eficaz as alterações climáticas levaram os cientistas a examinar abordagens mais drásticas, tais como a fertilização dos oceanos para combater o enorme excesso de dióxido de carbono. “Neste momento, o tempo é essencial”, descreve Michael Hochella, cientista do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico do Departamento de Energia dos EUA.
![]() |
400 milhões de pessoas poderão ter de ser deslocadas pela subida do nível do mar
“O ritmo actual de subida do nível do mar levará entre 250 e 400 milhões de pessoas a precisarem “de novas casas, em novos locais” em menos de 80 anos, alerta o presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Num debate aberto de nível ministerial sobre o aumento do nível do mar e as suas implicações para a paz e segurança internacional, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Csaba Korosi citou dados do Programa Mundial de Investigação Climática que dão conta de um aumento do nível do mar de 1 a 1,6 metros até 2100. Korosi frisou que o deslocamento de centenas de milhões de pessoas associado a esse aumento, representará um risco à segurança internacional.
![]() |
Dois projectos da Universidade de Coimbra
Green Talk: As redes biodegradáveis da Biorede e a pesca sustentável da Artfish
Apresentamos-lhe uma Green Talk diferente, onde se dão a conhecer dois projectos inovadores do UC Mar da Universidade de Coimbra, que estão intimamente ligados à pesca e à sustentabilidade no sector, em Portugal. Para esta conversa, reunimos o professor Arménio Serra, do projeto BIOREDE, e o investigador Filipe Martinho, do projecto ARTFISH.
![]() |
As baleias podem ser uma arma secreta na luta contra as alterações climáticas
Embora muitos esforços para combater as alterações climáticas se tenham concentrado em soluções como a plantação de árvores ou a restauração de zonas húmidas, os investigadores defendem agora a importância da remoção do carbono pelos maiores animais do planeta – as baleias.
De acordo com estudo publicado recentemente na Trends in Ecology and Evolution, as baleias podem minimizar a quantidade de carbono no ar e nos oceanos.
![]() |
A protecção dos oceanos é fundamental para combater a crise climática
Mas estaremos a fazer o suficiente?
Olivier Poivre d’Arvor, embaixador especial do Presidente francês Emmanuel Macron para os pólos e assuntos marítimos, respondeu a essa pergunta com um rotundo ‘não’, apontando, numa mensagem endereçada aos líderes mundiais, que, no que toca à proteção dos oceanos, não basta falar, é preciso agir.
![]() |
EUA, Panamá e Fidji querem criar corredores marítimos ecológicos
Os EUA, o Panamá e as Fidji iniciaram conversações com vista à criação de corredores marítimos ecológicos, para a circulação de navios mercantes, felicitou-se o antigo chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.
“Estamos contentes por anunciar que, com o Panamá, as Fidji e a Associação de Transporte Marítimo Pacific Blue, integramos uma cooperação técnica para ajudar a criação de corredores de transporte marítimo ecológico nas nossas zonas exclusivas”, declarou Kerry, no primeiro de dois dias da conferência mundial “O Nosso Oceano”, dedicada à protecção destas massas de água.
![]() |
Baleias azuis engolem mais de 40 quilos de microplásticos por dia
As baleias azuis consomem até 10 milhões de microplásticos todos os dias, revela uma pesquisa, na qual é sugerido que a poluição representa um perigo maior do que se pensava anteriormente.
Os minúsculos fragmentos de plástico são encontrados em todo o lado, como relatou o Science Alert, desde os oceanos mais profundos até às montanhas mais altas, e até mesmo no interior de órgãos humanos e no sangue.
![]() |
Transição verde atrai mais de 20 mil milhões de euros para Sines
O concelho do litoral alentejano deverá atrair até 2030 mais de €20 mil milhões de investimento, do hidrogénio à tecnologia, das baterias à aquacultura. É uma agenda verde em marcha.
![]() |
92% das tartarugas do Mediterrâneo têm plástico no estômago
Estudo realizado em Espanha visa perceber o "estado de conservação dos mares" e tem as tartarugas como indicador. Na primeira análise, as notícias não são animadoras.
Os dados são da fundação CRAM, de Barcelona, que desde há quatro anos participa num estudo para perceber as opções que existem para a conservação dos mares e oceanos e para a sobrevivência dos que ali habitam, e apontam para que o plástico seja ainda uma dura realidade, neste caso no Mediterrâneo.
![]() |
MSC Foundation e IUCN anunciam parceria para a conservação dos recifes de corais
A MSC Foundation e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram uma nova parceria para conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados. O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week, um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos em todo o mundo.
![]() |
Grupo Costa e Proman unem-se para descarbonizar sector dos cruzeiros
O Grupo Costa, parte da Carnival Corporation e o principal operador de cruzeiros da Europa, com as duas marcas Costa Cruises e AIDA Cruises, assinou um memorandum de entendimento com a Proman, o principal produtor de metanol, para impulsionar a implementação do metanol como combustível marinho para o sector de cruzeiros.
A parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização da frota existente, através do fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a adaptação das embarcações existentes para operarem com combustível limpo, além do investimento em novas construções alimentadas com metanol, refere um comunicado conjunto das duas empresas.
![]() |
Projecto OceanLit já retirou do mar da Madeira três toneladas de resíduos
O Secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, mostra-se satisfeito com a “forma empenhada e entusiasta com que os pescadores estão ao aderir ao programa OceanLit”. O projecto já retirou do mar perto de três toneladas de resíduos.
“Temos já uma adesão de 14 embarcações. Poderiam ser mais? Sim, mas isto é um processo de continuidade, e há dois anos não tínhamos nenhuma”, disse Teófilo Cunha aos jornalistas, referindo-se à adesão ao programa promovido pela Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional de Pescas, que tem sensibilizado os agentes do sector para a importância de um eficaz tratamento selectivo dos resíduos produzidos a bordo durante a actividade piscatória.
![]() |
ONU pede mais acção para conservação de ervas marinhas
As Nações Unidas celebram pela primeira vez, neste 1 de março, o Dia Mundial das Ervas Marinhas.
Adoptada pela Assembleia Geral em maio de 2022, a data destaca a necessidade urgente de aumentar a conscientização e facilitar ações para a conservação desse tipo de vegetação.
As ervas marinhas são plantas encontradas em águas rasas em muitas partes do mundo, desde os trópicos até o círculo ártico. Elas formam extensos prados subaquáticos, altamente produtivos e biologicamente ricos.
![]() |
Portugal tem aquíferos salinos profundos onde talvez possa enterrar o seu CO2
Portugal tem formações geológicas profundas onde possa injectar e, de forma segura e permanente, armazenar volumes significativos de dióxido de carbono (CO2)? Um projecto de investigação recente, que foi financiado pela União Europeia (UE) e envolveu quatro parceiros nacionais — a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade de Nova de Lisboa e ainda a cimenteira Cimpor —, diz que, sobretudo offshore (isto é, abaixo do chão do nosso mar), parecem existir condições para termos grandes reservatórios deste nocivo gás com efeito de estufa (GEE).
![]() |
Bazuca europeia dá 20 milhões de euros ao Porto de Sines para se descarbonizar
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai beneficiar de, pelo menos, 19,95 milhões de euros da ‘bazuca’ europeia para pagar o investimento na modernização da infraestrutura portuária de Sines com vista à sua descarbonização.
O dinheiro não vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas do REACT-EU, nome do envelope menos conhecido do instrumento NextGenerationEU que a Europa montou para recuperar da pandemia Covid-19.