Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Baleias azuis engolem mais de 40 quilos de microplásticos por dia
As baleias azuis consomem até 10 milhões de microplásticos todos os dias, revela uma pesquisa, na qual é sugerido que a poluição representa um perigo maior do que se pensava anteriormente.
Os minúsculos fragmentos de plástico são encontrados em todo o lado, como relatou o Science Alert, desde os oceanos mais profundos até às montanhas mais altas, e até mesmo no interior de órgãos humanos e no sangue.
![]() |
Transição verde atrai mais de 20 mil milhões de euros para Sines
O concelho do litoral alentejano deverá atrair até 2030 mais de €20 mil milhões de investimento, do hidrogénio à tecnologia, das baterias à aquacultura. É uma agenda verde em marcha.
![]() |
92% das tartarugas do Mediterrâneo têm plástico no estômago
Estudo realizado em Espanha visa perceber o "estado de conservação dos mares" e tem as tartarugas como indicador. Na primeira análise, as notícias não são animadoras.
Os dados são da fundação CRAM, de Barcelona, que desde há quatro anos participa num estudo para perceber as opções que existem para a conservação dos mares e oceanos e para a sobrevivência dos que ali habitam, e apontam para que o plástico seja ainda uma dura realidade, neste caso no Mediterrâneo.
![]() |
MSC Foundation e IUCN anunciam parceria para a conservação dos recifes de corais
A MSC Foundation e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) anunciaram uma nova parceria para conservar e restaurar os recifes de corais ameaçados. O anúncio foi feito durante a Monaco Ocean Week, um evento que reúne especialistas e líderes de toda a comunidade de conservação marinha para discutir os principais desafios enfrentados pelos oceanos em todo o mundo.
![]() |
Grupo Costa e Proman unem-se para descarbonizar sector dos cruzeiros
O Grupo Costa, parte da Carnival Corporation e o principal operador de cruzeiros da Europa, com as duas marcas Costa Cruises e AIDA Cruises, assinou um memorandum de entendimento com a Proman, o principal produtor de metanol, para impulsionar a implementação do metanol como combustível marinho para o sector de cruzeiros.
A parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização da frota existente, através do fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a adaptação das embarcações existentes para operarem com combustível limpo, além do investimento em novas construções alimentadas com metanol, refere um comunicado conjunto das duas empresas.
![]() |
Projecto OceanLit já retirou do mar da Madeira três toneladas de resíduos
O Secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, mostra-se satisfeito com a “forma empenhada e entusiasta com que os pescadores estão ao aderir ao programa OceanLit”. O projecto já retirou do mar perto de três toneladas de resíduos.
“Temos já uma adesão de 14 embarcações. Poderiam ser mais? Sim, mas isto é um processo de continuidade, e há dois anos não tínhamos nenhuma”, disse Teófilo Cunha aos jornalistas, referindo-se à adesão ao programa promovido pela Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional de Pescas, que tem sensibilizado os agentes do sector para a importância de um eficaz tratamento selectivo dos resíduos produzidos a bordo durante a actividade piscatória.
![]() |
ONU pede mais acção para conservação de ervas marinhas
As Nações Unidas celebram pela primeira vez, neste 1 de março, o Dia Mundial das Ervas Marinhas.
Adoptada pela Assembleia Geral em maio de 2022, a data destaca a necessidade urgente de aumentar a conscientização e facilitar ações para a conservação desse tipo de vegetação.
As ervas marinhas são plantas encontradas em águas rasas em muitas partes do mundo, desde os trópicos até o círculo ártico. Elas formam extensos prados subaquáticos, altamente produtivos e biologicamente ricos.
![]() |
Portugal tem aquíferos salinos profundos onde talvez possa enterrar o seu CO2
Portugal tem formações geológicas profundas onde possa injectar e, de forma segura e permanente, armazenar volumes significativos de dióxido de carbono (CO2)? Um projecto de investigação recente, que foi financiado pela União Europeia (UE) e envolveu quatro parceiros nacionais — a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade de Nova de Lisboa e ainda a cimenteira Cimpor —, diz que, sobretudo offshore (isto é, abaixo do chão do nosso mar), parecem existir condições para termos grandes reservatórios deste nocivo gás com efeito de estufa (GEE).
![]() |
Bazuca europeia dá 20 milhões de euros ao Porto de Sines para se descarbonizar
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai beneficiar de, pelo menos, 19,95 milhões de euros da ‘bazuca’ europeia para pagar o investimento na modernização da infraestrutura portuária de Sines com vista à sua descarbonização.
O dinheiro não vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas do REACT-EU, nome do envelope menos conhecido do instrumento NextGenerationEU que a Europa montou para recuperar da pandemia Covid-19.
![]() |
Grupo ETE quer reduzir 6000 toneladas de CO2 em dois anos
O Grupo ETE assume como objetivo, até ao final de 2024, obter, pelo menos, uma melhoria de 10% na sua eficiência energética, o que se traduzirá numa redução de cerca de 6.000 toneladas de CO2 emitidas. A meta, apresentada pelo diretor corporativo de Certificação Ambiente e Segurança, Guilherme Tavares, enquadra-se na visão de que uma conduta responsável e sustentável “será sempre” o primeiro passo a seguir.
![]() |
DGRM participou na 79.ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho da IMO
A DGRM participou na 79.ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho (MEPC) da Organização Marítima Internacional (IMO), que decorreu de 12 a 16 de dezembro de 2022, na cidade de Londres.
![]() |
APSS apoia acção de limpeza do Mar no Porto de Sesimbra
A 18 de Dezembro decorreu uma acção educativa para a preservação dos Oceanos, levada a cabo pela Anthia Diving, no cais de pesca no Porto de Sesimbra à qual a APSS de associou, considerando de extrema importância a sensibilização de toda a população para as boas práticas ambientais, não deitando objectos ao mar.
![]() |
Galp e Douro Azul unem-se em parceria que traz gasóleo 100% renovável ao Douro
Três cruzeiros da Douro Azul iniciaram viagem a partir do Cais de Gaia, Rio Douro, movidos a gasóleo 100% renovável fornecido pela Galp. O combustível usado foi o gasóleo renovável HVO produzido a partir de matérias-primas sustentáveis, como resíduos de óleos alimentares e gorduras.
Esta parceria permite à Douro Azul ser mais sustentável na sua atividade de promoção turística nos percursos fluviais do Douro, a Região Demarcada de Vinho mais antiga do mundo e Património Mundial da Humanidade. Este gasóleo 100% renovável disponibilizado aos navios da Douro Azul permite reduzir a pegada carbónica em 80% face ao gasóleo de origem fóssil.
![]() |
Oceanário faz nascer corais da Austrália, um processo pioneiro para preservar espécies
No Oceanário de Lisboa estão a ser reproduzidos corais em aquários, um processo pioneiro que pode levar mesmo, no futuro, a evitar o colapso dos recifes e a criar corais mais resistentes às alterações climáticas.
![]() |
«É uma questão de sobrevivência»
Porto de Leixões quer atingir neutralidade carbónica até 2035
Nuno Araújo, Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, explica que a infraestrutura está a implementar várias medidas para atingir este compromisso em 2035, menos 15 anos que o estipulado no European Green Deal.
![]() |
Portugal quer criar Zona de Controlo de Emissões na Costa Atlântica
Num evento sobre a "Green Shipping Challenge" o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, destacou medidas de descarbonização do setor, como a constituição de uma área marítima de controlo de emissões no Atlântico ou a aposta na eletrificação de navios de rotas curtas.
![]() |
DGRM
Novas medidas para a descarbonização do transporte marítimo
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, no dia 1 de novembro de 2022, entraram em vigor as alterações ao Anexo VI da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navio (MARPOL), que visam a prevenção da poluição atmosférica por navios.
As novas medidas enquadram-se no âmbito da Estratégia Inicial da IMO (Organização Marítima Internacional/ONU) para a descarbonização do transporte marítimo, e estabelecem a implementação, a partir do dia 1 de janeiro de 2023, do cálculo dos índices EEXI (Energy Efficiency Existing Ship Index) e CII (Carbon Intensity Indicator), com o objetivo de reduzir em 40% as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), até 2030, em comparação com 2008.
![]() |
DGRM na COP27
Portugal adere à Greenshipping Challenge Initiative
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, que através do seu Diretor-Geral, José Carlos Dias Simão, integra a comitiva da Secretaria de Estado do Mar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27) a decorrer até 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito, informa que Portugal está comprometido com a descarbonização do transporte marítimo, tendo, nesta sequência, decidido aderir à iniciativa internacional Green Shipping Challenge.
![]() |
APDL reduz «pegada» de emissões das embarcações em 20% em parceria com a Prio
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) prevê reduzir a sua ‘pegada’ de emissões poluentes das embarcações em 20%, após celebrar uma parceria com a Prio para a utilização de combustíveis ecológicos.
“Com este combustível a APDL vai conseguir reduzir em 20% a pegada associada às suas embarcações, concretizando mais um desígnio do roteiro para a descarbonização e transição energética do Porto de Leixões”, disse o Presidente da APDL, Nuno Araújo, citado em comunicado da administração portuária.
![]() |
Portos da Madeira vão tornar-se mais sustentáveis até 2030
APRAM revela à NiT que está a desenvolver um projecto de transição digital e energética para os navios de cruzeiro.
“Temos um projecto no valor de três milhões de euros ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência para fazer a transição digital dos portos da Madeira, ou seja, dotar os portos de plataformas informáticas para a melhoria do serviço oferecido a quem nos visita aumentando assim a nossa eficiência”, avança Paula Cabaço.