Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Sines na rota de cooperação belga para a neutralidade carbónica
Pierre-Yves Dermagne, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia e do Trabalho da Bélgica, visitou o complexo portuário, logístico e industrial de Sines, acompanhado por uma comitiva de empresários daquele país, de áreas como a transição energética e sustentabilidade ambiental.
A delegação belga foi recebida por António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar e pelo Conselho de Administração da APS, acompanhados ainda por altos representantes da aicep Global Parques, IAPMEI e Câmara Municipal de Sines.
![]() |
Os desafios de um mar que não pára de subir
A proximidade do mar costumava ser uma medalha no peito de muitas cidades portuguesas, que prosperaram ao longo de décadas com o contributo do turismo, do comércio e da capacidade de atrair população e investimento. Hoje, em tempos de alterações climáticas, estar junto à costa pode significar maior risco ou vulnerabilidade. A subida do nível médio das águas pode acelerar a erosão costeira, a perda de território e o aumento das inundações nas áreas junto ao litoral.
![]() |
Cientistas nos Açores mostram como microplásticos estão a afectar aves marinhas
Os níveis de microplásticos estão "a afectar o tracto digestivo" das aves marinhas, mas as alterações que já ocorrem na natureza poderão "servir como sinal de alerta para os problemas de saúde" que possam estar a ocorrer nos humanos.
As conclusões resultam de um estudo realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, com investigadores do Instituto de Investigação em Ciências do Mar, OKEANOS, da Universidade dos Açores e das Universidades Acadia e McGill, do Canadá.
![]() |
APS integra projecto europeu para descarbonizar o corredor Sines-Madrid
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) integra um projecto europeu (ADMIRAL) que pretende revolucionar a forma como as empresas gerem as suas cadeias de abastecimento e logística.
Tendo como base a Janela Única Logística (JUL), e o envolvimento dos operadores de terminais, plataformas logísticas, operadores logísticos multimodais e autoridades, a APS lidera o desenvolvimento do programa piloto “Portugal-Espanha” que tem como objetivo estabelecer um corredor multimodal, digital e verde, entre Sines e Madrid promovendo a utilização das infraestruturas de uma forma mais eficiente, de modo a que as emissões de CO2 e utilização de energia proveniente de combustíveis fósseis seja significativamente reduzida.
![]() |
EROSÃO COSTEIRA
«Nenhuma solução é perfeita», mas é preciso ouvir «quem é afectado»
Ovar é um dos municípios do litoral em maior risco devido ao impacto da erosão costeira. Um projecto da Universidade de Aveiro mostrou que as soluções podem — e devem — passar por ouvir a população.
![]() |
CADA VEZ MAIS QUENTE
Temperatura do oceano à superfície atinge novo record
A temperatura média à superfície do oceano atingiu um novo record a nível mundial no início de Abril: 21,1 graus Celsius, segundo os dados preliminares da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). O anterior record era de 21ºC, registado em 2016, e este é agora o valor mais elevado desde que começaram as medições por satélite.
Os cientistas temem os efeitos que esta subida de temperatura possa ter em eventos meteorológicos ao longo deste ano. Desde a década de 1980 que as temperaturas dos oceanos têm vindo a aumentar.
![]() |
Governo cria grupo de trabalho dedicado ao lixo marinho
Governo criou um grupo de trabalho dedicado ao lixo marinho. O despacho estabelece a criação e os objectivos do grupo, entre os quais, “elaborar, até Dezembro de 2023, a proposta do plano de acção nacional para o lixo marinho” e “constituir uma base de dados de lixo marinho”, de acordo com o que se lê no documento.
A criação do grupo surge no contexto da política ambiental da União Europeia, que conta com uma estratégia sobre plásticos, uma directiva para a redução de “certos produtos de plástico”, e com o Pacto Ecológico Europeu, que tem como objectivo “a redução em 50% do lixo plástico no mar”, adianta o despacho n.º 5169/2023.
![]() |
O mar começa aqui
Pintura das sarjetas até junho
Com mais de 100 municípios e 400 escolas da rede Eco-Escolas a participar no Projeto “O mar começa aqui”, chegou o momento da validação das imagens e da execução da pintura das sarjetas.
Caso o município e ABAE ainda não tenham validado o trabalho das escolas, estas últimas devem contactar o Programa Eco-Escolas e/ou o Município.
![]() |
Limpezas de Praia Brigada «AMARoMAR»
As limpezas de Praia realizadas no âmbito do Projeto Eco-Escolas Brigada #AMARoMAR já se encontram a decorrer em várias regiões do país, dinamizadas pelas XXX escolas que se inscreveram no projeto.
Dessas acções listadas, a equipa ABAE – Eco-Escolas irá acompanhar 5 escolas de norte a sul do país, numa limpeza de praia que contará com uma parte inicial de sensibilização para o lixo que irão encontrar e posterior explicação dos resíduos mais comuns apanhados nas praias Portuguesas.
![]() |
EMPRESA OPERA NO PORTO DE SETÚBAL
Novo combustível nasce em Setúbal a partir de águas contaminadas
A Eco-Oil agarra em águas contaminadas com hidrocarbonetos e separa a fração de hidrocarbonetos para produzir um novo combustível, ao mesmo tempo que trata a água contaminada e a devolve ao rio Sado.
A Eco-Oil – Tratamento de Águas Contaminadas é uma empresa portuguesa localizada no Porto de Setúbal, direccionada para o tratamento de águas contaminadas com hidrocarbonetos. Esses resíduos, de origem marítima provenientes dos navios-tanque destinados ao estaleiro de reparação da Lisnave, mas também de origem terrestre, ganham aqui uma segunda vida como fuelóleo, dentro do espírito da economia circular.
![]() |
Portugal hasteia Bandeira Azul em 432 locais com Norte a ultrapassar Algarve
Portugal tem 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul este ano, o galardão que distingue as zonas balneares com maior qualidade ambiental e segurança no país. Destas, 394 são praias e o Norte do país ultrapassou o Algarve no número de bandeiras azuis hasteadas nos areais face ao ano passado.
O Norte do país conta com 87 praias com o galardão da segurança e sustentabilidade ambiental, das quais 77 costeiras e dez fluviais. São mais cinco do que no ano passado. Merelim São Paio, em Braga, Praia dos Beijinhos, Pedras da Agudela e Boa Nova, em Matosinhos e Seca, em Espinho.
![]() |
Parlamento Açoriano aprova por unanimidade moratória à mineração do mar profundo
O Parlamento Açoriano aprovou, por unanimidade, o Projecto de Resolução conjunto do Bloco de Esquerda e do PAN – Pessoas-Animais-Natureza que recomenda ao Governo que declare uma moratória à mineração do mar profundo, na mesma sessão em que foi discutida a petição por uma moratória à mineração no mar dos Açores, entregue no início de Março ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, pelas Organizações Não-Governamentais de Ambiente ANP|WWF e Sciaena.
![]() |
LEIXÕES TEM PLANO PARA ACELERAR DESCARBONIZAÇÃO
O objectivo é tornar Leixões num porto de referência na transição para um novo sistema energético, baseado nos seus próprios recursos naturais, com a ambição de ser um porto autossuficiente e com emissões zero.
![]() |
MEDWAY
Metas ambientais
As preocupações ambientais agitam cada vez mais os pessoas, as empresas e o mundo. Mas o caminho é longo e, além de medidas imediatas, tornam-se relevantes as medidas de consciencialização. Foi o ponto de partida para a criação de ações como a iniciativa de atribuição de Certificados de Transporte Sustentável da MEDWAY.
![]() |
Os cientistas têm um plano ousado para eliminar o excesso de carbono no fundo do oceano
As sucessivas tentativas falhadas dos humanos em mitigar de forma decisiva e eficaz as alterações climáticas levaram os cientistas a examinar abordagens mais drásticas, tais como a fertilização dos oceanos para combater o enorme excesso de dióxido de carbono. “Neste momento, o tempo é essencial”, descreve Michael Hochella, cientista do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico do Departamento de Energia dos EUA.
![]() |
400 milhões de pessoas poderão ter de ser deslocadas pela subida do nível do mar
“O ritmo actual de subida do nível do mar levará entre 250 e 400 milhões de pessoas a precisarem “de novas casas, em novos locais” em menos de 80 anos, alerta o presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Num debate aberto de nível ministerial sobre o aumento do nível do mar e as suas implicações para a paz e segurança internacional, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Csaba Korosi citou dados do Programa Mundial de Investigação Climática que dão conta de um aumento do nível do mar de 1 a 1,6 metros até 2100. Korosi frisou que o deslocamento de centenas de milhões de pessoas associado a esse aumento, representará um risco à segurança internacional.
![]() |
Dois projectos da Universidade de Coimbra
Green Talk: As redes biodegradáveis da Biorede e a pesca sustentável da Artfish
Apresentamos-lhe uma Green Talk diferente, onde se dão a conhecer dois projectos inovadores do UC Mar da Universidade de Coimbra, que estão intimamente ligados à pesca e à sustentabilidade no sector, em Portugal. Para esta conversa, reunimos o professor Arménio Serra, do projeto BIOREDE, e o investigador Filipe Martinho, do projecto ARTFISH.
![]() |
As baleias podem ser uma arma secreta na luta contra as alterações climáticas
Embora muitos esforços para combater as alterações climáticas se tenham concentrado em soluções como a plantação de árvores ou a restauração de zonas húmidas, os investigadores defendem agora a importância da remoção do carbono pelos maiores animais do planeta – as baleias.
De acordo com estudo publicado recentemente na Trends in Ecology and Evolution, as baleias podem minimizar a quantidade de carbono no ar e nos oceanos.
![]() |
A protecção dos oceanos é fundamental para combater a crise climática
Mas estaremos a fazer o suficiente?
Olivier Poivre d’Arvor, embaixador especial do Presidente francês Emmanuel Macron para os pólos e assuntos marítimos, respondeu a essa pergunta com um rotundo ‘não’, apontando, numa mensagem endereçada aos líderes mundiais, que, no que toca à proteção dos oceanos, não basta falar, é preciso agir.
![]() |
EUA, Panamá e Fidji querem criar corredores marítimos ecológicos
Os EUA, o Panamá e as Fidji iniciaram conversações com vista à criação de corredores marítimos ecológicos, para a circulação de navios mercantes, felicitou-se o antigo chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.
“Estamos contentes por anunciar que, com o Panamá, as Fidji e a Associação de Transporte Marítimo Pacific Blue, integramos uma cooperação técnica para ajudar a criação de corredores de transporte marítimo ecológico nas nossas zonas exclusivas”, declarou Kerry, no primeiro de dois dias da conferência mundial “O Nosso Oceano”, dedicada à protecção destas massas de água.