Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Excessos em terra, tempestade no mar
O mar é quem mais paga pelos nossos pecados ambientais. Da poluição à sobrepesca, passando pelas alterações climáticas, a Humanidade está a pôr em risco a biodiversidade marinha como já não acontecia desde a última grande extinção, que matou 75% da vida no planeta, incluindo os dinossauros. Mas também já começamos a sofrer as represálias desses impactos , a subida do nível das águas e a escassez de peixe são uma ameaça cada vez mais real para milhões de pessoas. O que podemos ainda fazer para salvar os oceanos?
![]() |
Oceano Ártico começou a aquecer no início do século XX, indica estudo
O Oceano Ártico começou a aquecer no início do século XX, décadas mais cedo do que se pensava, segundo uma investigação publicada na revista “Science Advances”, que aponta as últimas duas décadas como as mais “quentes”.
O aquecimento do Ártico deve-se a água mais quente que flui para o delicado ecossistema a partir do Oceano Atlântico, com o aumento da temperatura a ser mais notório nos últimos 20 anos, indica o estudo de um grupo internacional de investigadores liderado pela Universidade de Cambridge, Reino Unido.
![]() |
BANDEIRA AZUL 2022
Candidaturas até 15 de Janeiro
Estão abertas, até 15 de janeiro, as candidaturas à Bandeira Azul 2022, para praias, marinas e portos de recreio, embarcações de ecoturismo e centros azuis.
A plataforma de candidatura está disponível para promotores, municípios, embarcações ecoturísticas, portos de recreio e marinas que pretendam apresentar as suas candidaturas.
![]() |
SEGUNDO ESTUDO
Portugueses revelam-se muito preocupados com a preservação dos recursos marinhos
O mais recente estudo do Marine Stewardship Council (MSC), feito pela GlobeScan Incorporated, analisou as tendências do consumo de peixe e as principais preocupações dos consumidores em 23 países. A análise revela que Portugal é dos país que mais gosta de consumir pescado e que os cidadãos se revelam preocupados com a preservação dos recursos marinhos.
A poluição, sobretudo pelos plásticos e microplásticos, é a grande preocupação dos portugueses (67%), que se destacam ainda por ter uma maior preocupação neste campo do que a média global dos países inquiridos. A segunda preocupação dos inquiridos portugueses é a sobrepesca e a extinção das espécies (48%).
![]() |
Protecção total à volta das ilhas Selvagens torna-se a maior da Europa
São mais de 2600 quilómetros quadrados de mar totalmente protegidos. A mais antiga reserva natural do país quer ser um farol para a conservação da natureza.
É maior área marinha protegida (AMP) com protecção total da Europa e de todo o Atlântico Norte. A Madeira vai alargar os limites da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, passando dos actuais 97 quilómetros quadrados de mar protegido para 2677 quilómetros quadrados de área marinha com protecção total. É uma das maiores do mundo.
![]() |
EM SINTRA, ATÉ 27 DE MARÇO DE 2022
Duas exposições que sensibilizam para o problema do lixo marinho
As novas exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” dão vida ao plástico encontrado nas praias de Sintra. É com o intuito de sensibilizar toda a comunidade e visitantes para o problema do lixo marinho, e para a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, que surgem diversas obras, entre as quais algumas realizadas pelo artista Ricardo Nicolau.
![]() |
DOCUMENTÁRIO
A Morte dos Gigantes dos Mares
A morte de uma baleia na Noruega foi o alerta que o mundo esperava para perceber a real dimensão trágica do plástico nos oceanos.
Esta baleia que foi “pedir ajuda” junto a Bergen trazia muito mais do que uma mensagem clara em relação a comportamentos do homem com o ambiente e com os mares. No estômago trazia muitos sacos de plástico!
![]() |
DGRM na 32.ª Sessão da Assembleia da Organização Marítima Internacional
Decorre desde o dia 06 e termina esta quarta-feira, em Londres, na sede da Organização Marítima Internacional, a 32.ª Sessão da Assembleia deste importante organismo das Nações Unidas.
A descarbonização do transporte marítimo é um dos temas principais deste ano, tendo em linha de conta a estratégia de curto prazo definida pela IMO para a redução de emissões até 2030, bem como as medidas de médio e longo prazo para 2050 e depois. Outro tema importante são os marítimos e a pandemia, contemplando itens como a vacinação, rendições de tripulações e apoio em termos de prevenção e assistência médica.
![]() |
Libertados cavalos-marinhos na Ria Formosa para travar queda de população
Um grupo de 60 cavalos-marinhos, a maioria nascidos em cativeiro, foi recentemente libertado na Ria Formosa durante a primeira acção de repovoamento no local onde há 20 anos se concentrava a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo.
No ano 2000, a comunidade destes peixes na Ria Formosa, no Algarve, era considerada a maior do mundo, mas em 20 anos “houve uma redução de 96% dos efetivos”, disse aos jornalistas Jorge Palma, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg).
![]() |
Marinha realiza missão de estudo do plástico e seus efeitos
O NRP Andrómeda terminou a 1 de dezembro a missão “I-PLASTIC 2021”, entre Aveiro e a Figueira da Foz. Esta missão, realizada em colaboração com o Instituto Hidrográfico, contou com o apoio de quatro técnicos daquela unidade da Marinha, embarcados na lancha hidrográfica Andrómeda.
A missão “I-PLASTIC 2021” tem como objetivo a recolha de amostras superficiais de sedimentos e de amostras para análise de microplásticos à superfície da água, por arrasto horizontal e, nos primeiros vinte metros da coluna de água, por arrasto vertical.
![]() |
2022 | 35 anos do Programa Bandeira Azul
A Bandeira Azul celebra, em 2022, 35 anos e é o momento de refletir sobre o futuro das nossas Praias e, sobretudo, de ser uma parte ativa na estratégia adoptada por um Portugal resiliente no que respeita as Alterações Climáticas.
Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.
![]() |
AÇORES
Recolhida uma tonelada de lixo em acção de limpeza nas praias de Rabo de Peixe
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha colaboraram, a 20 de Novembro, durante a manhã, numa acção de sensibilização e limpeza costeira nas praias de Rabo de Peixe, no arquipélago dos Açores, tendo sido recolhida cerca de uma tonelada de resíduos.
Esta iniciativa, enquadrada nas comemorações do Dia Nacional do Mar e sob a coordenação do Clube Naval de Rabo de Peixe, contou com dezenas de participantes voluntários de diferentes entidades e teve como objectivo alertar a sociedade civil para a necessidade de proteger os oceanos, assim como promover uma maior consciência ambiental.
![]() |
Ministro do Mar debate papel do oceano na adaptação às alterações climáticas na COP26
A 26ª cimeira da ONU sobre alterações climáticas (COP26), no Dia de Acção do Oceano, foi foi palco do debate sobre a necessidade de adoptar medidas ambiciosas e urgentes para a saúde do oceano, tendo o ministro do Mar português, Ricardo Serrão Santos, realçado a importância do nexo oceano-clima, nas várias intervenções que fez na cimeira em Glasgow, na Escócia.
![]() |
Docapesca convida para acção de limpeza costeira no porto de pesca de Lagos
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, promove uma acção de limpeza costeira no porto de pesca de Lagos, este sábado, dia 6.
A entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo a exploração de Portos de Pesca e Lotas, promove a iniciativa em parceria com o Centro Ciência Viva de Lagos, no âmbito do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”.
![]() |
Governo e FEI aprovam novo fundo para startups tecnológicas ligadas à economia azul
O “Faber Blue Pioneers I Fund” é o primeiro fundo para empresas de alta tecnologia da Península Ibérica que trabalhem com o mar e no combate às alterações climáticas. O objetivo é ter 30 milhões para financiamento à inovação.
![]() |
A poluição sonora já devasta a vida animal dos oceanos
Michel André está à escuta
Ao contrário dos plásticos, a poluição acústica no mar não se vê, mas é mais um desastre provocado pelo Homem e “não pode continuar a ser ignorado”, alerta o especialista em Bioacústica, Michel André.
![]() |
SINES
Município e a Brigada do Mar recolhem 1800 quilos de resíduos
O Município de Sines e a Brigada do Mar efetuaram uma limpeza na Costa do Norte até ao limite norte do concelho, retirando um total de 1800 quilos de resíduos.
A acção que decorreu no fim-de-semana serviu para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira e realizou-se no âmbito do Projeto TransforMAR, do Lidl Portugal e do Programa de Atividades Bandeira Azul.
![]() |
Áreas marinhas protegidas:
«É fundamental levar a sério a protecção do oceano»
O Guia de Áreas Marinhas Protegidas (MPA Guide, em Inglês), publicado a 10 de Setembro por uma equipa internacional de 42 investigadores num artigo na revista Science, resultado de 10 anos de trabalho, faz o ponto de situação das áreas marinhas protegidas no planeta. Hoje, só 3% do oceano está totalmente protegido; a meta é chegar a 2030 com 30%.
![]() |
Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar
O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira presidiu à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorreu nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.
![]() |
Ministro do Mar destaca importância da limpeza costeira para a sustentabilidade dos oceanos
“O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos maiores problemas ambientais da actualidade, produzindo efeitos negativos nos ecossistemas marinhos e directamente na economia das regiões costeiras. Produzir menos lixo, recolhê-lo e reciclá-lo deve fazer parte das prioridades quotidianas dos cidadãos em todo o Mundo”, alertou o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que participou numa acção de limpeza costeira, em Cascais, no Dia Internacional da Limpeza Costeira, que este ano se assinalou a 18 de Setembro.