Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
05.10.2011 | NOVA ZELÂNDIA | COM VÍDEOS
Navio encalhado derrama combustível sobre recife
Um porta-contentores encalhado ao largo da costa da Nova Zelândia derramou combustível no mar. A Autoridade Marítima neozelandesa referiu que a fuga parece ter origem em condutas danificadas.
No dia 5 de outubro, o navio Rena da Libéria encalhou no recife Astrolabe, a cerca de 12 milhas náuticas do Porto de Tauranga, na Nova Zelândia. A tripulação está a bordo a tentar salvar o navio.
O ministro dos transportes Steven Joyce referiu que a situação é pior do que se pensava. Advertiu que o navio pode quebrar devido à sua posição precária no recife.
Rob Service, da Autoridade Marítima, refere que a mancha de combustível estende-se por mais de cinco quilómetros. “É difícil determinar com precisão a escala dos danos. Não se sabe quanto vazou das 1700 toneladas de combustível transportado no Reno." Acrescentou ainda que o combustível parece ser proveniente de canalizações danificadas na altura do embate do navio com o recife.
O Departamento da Conservação da Nova Zelândia referiu que o Recife Astrolabe está coberto com esponjas e anémonas coloridas. Numerosos peixes e focas frequentam as águas vizinhas. Foram criados dois centros para acolher animais selvagens.
FONTE: NATURLINK
Artigos relacionados: