Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cientistas transferiram centenas de corais da Florida para o Texas

Cientistas transferiram cerca de 300 corais marinhos do sul do Estado da Florida para a costa do golfo do Texas para investigação e restauro.

Investigadores das universidades Nova Southeastern [NSU] e Texas A&M – Corpus Christi transferiram os corais para as instalações da primeira, em Dania Beach, de onde foram transportados para um aeroporto nas imediações e levados para o Estado do Texas.

Foram tomados cuidados extremos para o transporte, disse a investigadora da NSU Shane Wever.

As instalações da NSU dedicadas à investigação da vida marinha servem de berço, de infantário, para os corais, onde são guardados, tratados para recuperação e devolvidos ao oceano.

A NSU tem partilhado os corais com outras universidades, como a de Miami, a Florida Atlantic e a do Estado do Texas, bem como com a Fundação para a Restauração do Coral.

Apesar da importância dos corais, é fácil para as pessoas que vivem em terra esquecerem-se da importância das coisas que estão nos oceanos, disse a investigadora Keisha Bahr, da Universidade Texas A&M – Corpus Christi.

“Os corais servem uma quantidade elevada de diferentes propósitos”, acentuou Bahr. “Antes de mais, protegem a nossa linha costeira, em particular aqui na Florida, da energia das ondas e da erosão costeira. Também nos fornecem muita da alimentação que obtemos dos oceanos. E são berço de uma grande quantidade de organismos”, especificou.

Temperaturas oceânicas extremamente elevadas causaram um branqueamento generalizado dos corais em 2023, destruindo-os no Florida Keys, o arquipélago de ilhas tropicais no sul do Estado.

Os investigadores da Texas A&M – Corpus Christi recorreram à NSU quando os seus parceiros nas Keys deixaram de conseguir fornecer corais para as suas investigações.

O condado de Broward foi poupado à maioria do branqueamento ocorrido em 2023, pelo que o berço ‘offshore’ da NSU tem corais saudáveis para disponibilizar.

“Estamos a perder corais a um ritmo alarmante”, disse Bahr. “Perdemos cerca de metade dos nossos corais nas últimas três décadas. Precisamos de garantir que vamos continuar a ter estas ‘meninas’ no futuro”.

fonte