Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

RNCZ reúne indústria naval do Algarve para debater a descarbonização

O Projecto Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ) promoveu o 3.º Workshop de Auscultação “Ouvir a Indústria, nas instalações do CCMAR – Center of Marine Sciences, na Universidade do Algarve.

O evento, organizado pelo Fórum Oceano e pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, reuniu representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal de Faro, CCDR do Algarve, CCMAR, GAL Pesca do Sotavento do Algarve, Haedes, KIPT Colab, Navproject, Pinto Basto, Qualiseg, Sciaena, Sun Concept e Varzeamar-AlgarExperience – que partilharam ideias e soluções para a descarbonização do setor naval.

Durante a sessão, tendo a descarbonização como tema central do debate, abordaram–se as barreiras ao financiamento de projetos sustentáveis, os desafios da compatibilização entre a indústria e o turismo na região, bem a necessidade de inovação, regulamentação harmonizada e uma maior ligação entre a indústria e a academia. Apesar dos desafios, os participantes reforçaram o compromisso da indústria em encontrar soluções para a transição ecológica. “Somos um país com tradição náutica”, recordou Francisco Alexandre, sócio-gerente da Navproject.

Esta iniciativa é parte de um ciclo de encontros regionais que visa recolher contributos da indústria de Construção, Reparação e Manutenção Naval (CRMN) para um roteiro adaptado às realidades nacionais, com metas concretas de descarbonização entre 2025 e 2050.

O evento no Algarve dá seguimento às sessões realizadas no Porto e em Lisboa, reforçando a abordagem inclusiva e transversal do RNCZ. O próximo workshop está já planeado para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, dando continuidade ao envolvimento do setor na construção de soluções para a descarbonização.

fonte