Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
RNCZ reúne indústria naval do Algarve para debater a descarbonização
O Projecto Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ) promoveu o 3.º Workshop de Auscultação “Ouvir a Indústria, nas instalações do CCMAR – Center of Marine Sciences, na Universidade do Algarve.
O evento, organizado pelo Fórum Oceano e pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, reuniu representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal de Faro, CCDR do Algarve, CCMAR, GAL Pesca do Sotavento do Algarve, Haedes, KIPT Colab, Navproject, Pinto Basto, Qualiseg, Sciaena, Sun Concept e Varzeamar-AlgarExperience – que partilharam ideias e soluções para a descarbonização do setor naval.
Durante a sessão, tendo a descarbonização como tema central do debate, abordaram–se as barreiras ao financiamento de projetos sustentáveis, os desafios da compatibilização entre a indústria e o turismo na região, bem a necessidade de inovação, regulamentação harmonizada e uma maior ligação entre a indústria e a academia. Apesar dos desafios, os participantes reforçaram o compromisso da indústria em encontrar soluções para a transição ecológica. “Somos um país com tradição náutica”, recordou Francisco Alexandre, sócio-gerente da Navproject.
Esta iniciativa é parte de um ciclo de encontros regionais que visa recolher contributos da indústria de Construção, Reparação e Manutenção Naval (CRMN) para um roteiro adaptado às realidades nacionais, com metas concretas de descarbonização entre 2025 e 2050.
O evento no Algarve dá seguimento às sessões realizadas no Porto e em Lisboa, reforçando a abordagem inclusiva e transversal do RNCZ. O próximo workshop está já planeado para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, dando continuidade ao envolvimento do setor na construção de soluções para a descarbonização.