Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Descarbonizar é prioridade para o transporte marítimo

O investimento em tecnologias limpas e em combustíveis renováveis deve ser uma prioridade para o transporte marítimo, incluído as infraestruturas portuárias. Esta foi a mensagem central do encontro “Descarbonização do Transporte Marítimo” promovido pela Fundação Repsol em Lisboa.

O objetivo do evento foi a partilha de experiências e perspetivas à luz sobre a descarbonização do setor à luz dos dados da Agência Internacional de Energia Renovável, que apontam para que o transporte marítimo seja responsável por 90% do comércio internacional e cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE).

Presente na sessão, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, enfatizou que “investir em tecnologias limpas, digitalização e eficiência energética não é apenas uma necessidade”. É – disse – “uma oportunidade para consolidar Portugal como um líder em inovação portuária e transporte marítimo sustentável”.

Por sua vez, o diretor-geral da Fundação Repsol, António Calçada de Sá, sublinhou que “o transporte marítimo desempenha um papel vital na transição energética”: “É um setor intimamente ligado à tecnologia e à indústria e um setor fundamental para a economia nacional. Portugal tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas e pode e deve, por isso, desempenhar um papel de liderança na procura e desenvolvimento de soluções para a transição energética”, defendeu.

Este é um desafio que se estende aos portos nacionais, como atestou o vogal do Conselho Fiscal da Associação dos Portos de Portugal e presidente da administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia. “Na estratégia para os portos nacionais é consensual que, estes, além de serem plataformas logísticas e de transporte, devem evoluir no sentido de serem hubs energéticos e digitais”, afirmou, acrescentando que, “além do transbordo e da logística, o futuro dos portos nacionais reside no desenvolvimento do seu papel fundamental como polos de energia, para a economia circular, para a comunicação e para a indústria”.

A encerrar a sessão, o administrador delegado da Repsol em Portugal, Armando Oliveira, sustentou que “os combustíveis renováveis são uma solução imediata para a descarbonização de todos os setores do transporte”. “Já existem muitas soluções, e, por isso, o nosso país deve ser capaz de responder de forma eficiente às diferentes necessidades energéticas”, concluiu.

fonte