Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

As guardiãs das pradarias marinhas estão a ajudar a vida a voltar ao estuário do Sado

Raquel Gaspar fundou o projecto Ocean Alive para recuperar as pradarias marinhas, maternidade e berçário de muitas espécies do estuário do Sado. Com isso, quer também empoderar as pescadoras locais.

Uma caminhada no baixio do Catita, em pleno estuário de Sado, é uma experiência sensorial: o cheiro estuarino faz-se presente, o ruído ritmado de conchas a serem pisadas estimula os ouvidos, o verde vai tomando conta do castanho da areia, anunciando uma pradaria marinha. É este habitat que viemos visitar: a manta verde é formada por folhas estreitas que fazem lembrar relva fina e espalham-se por dezenas de metros. Na maré baixa, quando o baixio fica a descoberto e é possível caminhar por ele sem molhar os pés, as folhinhas da pradaria do Catita ficam abandonadas sobre o sedimento, sem água para lhes dar estrutura. O que permite investigá-las melhor.

reportagem para ler na íntegra aqui