Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Lisboa e de Setúbal marcam presença no seminário «Descarbonização do Transporte Marítimo»

O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, recebe esta quarta-feira, dia 20 de novembro, o evento "Descarbonização do Transporte Marítimo", promovido pela Fundação Repsol em parceria com a Associação dos Portos de Portugal (APP).

Este encontro conta com a participação de Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), enquanto representante da APP. Carlos Correia participa na sessão de abertura juntamente com António Calçada de Sá, Diretor-Geral da Fundação Repsol, e ainda no painel de debate “Descarbonização das Infraestruturas”, que reunirá outros especialistas de renome do setor. Este painel abordará as soluções tecnológicas e estratégias necessárias para adaptar os portos ao novo paradigma de sustentabilidade.

Atualmente, o transporte marítimo é um dos principais pilares do comércio mundial, responsável por 90% do comércio internacional e cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE), segundo a Agência Internacional de Energia Renovável. Diante destes números, o setor enfrenta o desafio de conciliar o aumento previsto no volume de carga transportada por navios – que poderá triplicar até 2050 – com a meta ambiciosa da Organização Marítima Internacional (IMO) de alcançar emissões líquidas nulas até 2050.

O programa do evento inclui também apresentações de estudos de referência, como o "Maritime Forecast to 2050", da DNV, e sessões dedicadas a temas como eletrificação de portos, combustíveis alternativos e tecnologias inovadoras para a descarbonização.

A Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, encerrará o evento, reforçando o empenho de Portugal em contribuir para a transição sustentável do setor marítimo.

A iniciativa conta com o Observador como Media Partner.