Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
SUGESTÃO DE LEITURA
Setúbal - O Porto e a Comunidade Fluvial e Marítima (1550-1650)
Este trabalho surgiu do contacto frequente do autor com Setúbal desde há várias décadas. Nele desenvolve, com base em fontes inéditas do respetivo Arquivo Distrital, e em documentação complementar, a vertente fluvial e marítima da vida da cidade, entre 1550 e 1650, sobretudo as actividades económicas que serviram de suporte material à sua população (a pesca, o sal, a moagem, o comércio marítimo e a construção naval) e os aspetos mais significativos da comunidade que a habitou (demografia, áreas de residência, hierarquias e dinâmicas sociais e associativismo).
SUGESTÃO DE LEITURA
Mares de Sesimbra
No fim do século XIX, os trabalhadores marítimos viam a área que as armações exploravam, e onde permaneceram até meados do século XX, como pertencentes à sua própria identidade, tendo-se formulado um desejo dos sesimbrenses: proteger com medidas excepcionais os mares cuja riqueza e diversidade biológica reconheciam há muitas gerações, preservando ao mesmo tempo os laços de solidariedade na sua própria comunidade.
SUGESTÃO DE LEITURA
O mar e a pesca
O livro “O Mar e a Pesca”, da autoria de Francisco Portela Rosa e com ilustrações de Mafalda Costa, é especialmente dirigido a crianças. Com uma linguagem acessível para os mais novos são abordadas questões como os peixes mais saudáveis, os mais vendidos nas lotas ou as artes de pesca, entre muitos outros temas. Com a ajuda do Luisinho, do cão Boinha, da gaivota Pica e do farol Sabichão, miúdos (e graúdos também) vão ainda aprender o que fazer para proteger o mar.
SUGESTÃO DE LEITURA
Viagem Marítima com D. Quixote
Thomas Mann realizou dez viagens aos Estados Unidos. Na primeira navegou a bordo do Volendam. No decurso dessa viagem o escritor dedicou-se à leitura de uma edição em quatro volumes de Dom Quixote e ocupou-se ainda com a escrita de um diário, a que chamou Viagem Marítima com Dom Quixote, onde, por um lado, expressa opiniões -certeiras, iluminadas, inteligentes -sobre a obra de Cervantes, e, por outro, descreve a vida a bordo e narra pequenos incidentes. Um magnífico ensaio que testemunha o envolvimento de um grande escritor com a obra-prima de outro grande nome da literatura.
CRUZEIROS NO PORTO DE LISBOA
O terminal desde o começo
Vasco Rosa escreve sobre o livro que ilustra a evolução do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, um documento historicamente relevante sobre um grande processo construtivo.
Como identificar, coleccionar e eliminar o Plasticus Maritimus, agora em livro
Podemos ajudar a combater a poluição marinha “sem entrar em desespero”? Ana Pêgo, bióloga marinha responsável pelo projecto Plasticus Maritimus, juntou-se à editora infanto-juvenil Planeta Tangerina e criou um guia de campo para (salvar) o mar.
LIVRO DE JORGE SILVA PAULO
A Autoridade do Estado no Mar
Está por fazer a História da política pública de Autoridade Marítima, assim como a sua delimitação, interna e face a outras políticas públicas. Este mapeamento é essencial para a análise rigorosa e abrangente da Autoridade Marítima, a qual também está por fazer. Este livro procura contribuir para preencher esses vazios. É longo, mas não é exaustivo.
Livro «Caminho Português da Costa, Estudos» apresentado em Viana do Castelo
Foi apresentado, na sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal, o livro “Caminho Português da Costa, Estudos". A obra reúne artigos de seis autores portugueses: Carlos Brochado de Almeida, Ivone Baptista de Magalhães, Aurora Botão Rego, Deolinda Carneiro, Álvaro Campelo e José Augusto Maia Marques.
AUTORIA DE ÁLVARO GARRIDO
«As Pescas em Portugal», um livro para desmistificar e clarificar
Um livro que avalia desde o domínio filosófico português ao domínio da componente científica dos Descobrimentos é um trabalho que lança a base para outras investigações, começou por reflectir o professor Viriato Soromenho Marques, a propósito do livro «As Pescas em Portugal».
INICIATIVA CONJUNTA DA APA E DA UA
Livro «Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização»
Foi publicado em Abril de 2018 o livro “Dragagens, Questões Ambientais e Monitorização”, numa iniciativa conjunta da Administração do Porto de Aveiro (APA) e da Universidade de Aveiro (UA), envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil, Física e Geociências. Este livro vem na sequência de outras iniciativas da Universidade de Aveiro e da APA sobre este tema, nomeadamente a organização do 1º Curso Técnico de Dragagens (2009) e do 2º Curso Técnico de Dragagens (2013), bem como da publicação do livro “Dragagens, Fundamentos, Técnicas e Impactos”, em 2011.
RODRIGUES PEREIRA
Ex-Director do Museu de Marinha escreve sobre os «Grandes Naufrágios Portugueses»
Os principais naufrágios, desde 1194 até 1991, são contados em mais uma obra literária do comandante José Rodrigues Pereira, antigo capitão do Porto de Aveiro e director do Museu de Marinha e actual presidente da Assembleia Geral dos Amigos do Museu de Ílhavo.
NAVIO MAIS VALIOSO QUE ESTÁ NO FUNDO DO MAR É PORTUGUÊS
A «Flor do Mar» dava para pagar o empréstimo à Troika
A Flor do Mar existiu e é uma história real. Estes são possivelmente os despojos marítimos mais valiosos existentes no mundo. A maioria dos portugueses não sabe, mas o navio mais valioso que está no fundo do mar é português e está do outro lado do mundo. É difícil saber quanto é que realmente pode valer a carga. O navio naufragou há 508 anos, não se sabia bem qual a carga exacta que tinha, mas as estimativas apontam entre 10 a 90 mil milhões de dólares. É um intervalo muito grande, mas falamos de mais ou menos de 65 mil milhões de euros. Acreditando nesse valor e respondendo à sua questão, sim é verdade que dava para pagar o empréstimo.
6 MIL ANOS DE HISTÓRIA
Vasco da Gama em destaque
O historiador Hugh Williams lançou um livro onde sintetiza 50 grandes acontecimentos ocorridos nos últimos 6000 anos. Entre eles, encontra-se a viagem marítima para a Índia, liderada por Vasco da Gama. A obra “Os 50 grandes acontecimentos da História” já chegou a Portugal pela editora Matéria-Prima e inclui, entre outras, marcas históricas como o 11 de Setembro, a coroação de Carlos Magno, Alexandre o Grande e a Internet.
DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
Um Oceano, Muitos Mundos de Vida
Documento distribuído pelo CBD (Convention of Biological Diversity) para celebrar a edição de 2012 do Dia Internacional da Biodiversidade. Recorde-se que no ano passado o Dia Internacional da Biodiversidade foi dedicado à biodiversidade marinha.
FERNANDO PESSOA
Olhando o mar, sonho sem ter de quê
Olhando o mar, sonho sem ter de quê.
Nada no mar, salvo o ser mar, se vê.
Mas de se nada ver quanto a alma sonha!
De que me servem a verdade e a fé?
Militares e Sociedade, Marinha e Política: um século de história
O livro estrutura-se em duas partes (uma centrada na Marinha, outra alargada às Forças Armadas em geral), assinalando o centenário da proclamação da República e a apresentação pública do projecto “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória.
Para uma melhor análise das dimensões políticas da Marinha e do seu lugar na conjuntura revolucionária portuguesa, num quadro marcado por grandes transformações como as que caracterizaram o país nas décadas de 1960 a 1990, tentou-se uma perspectiva alargada, a partir de um olhar sobre o papel da Marinha na vida política portuguesa no século XX e sobre as relações entre militares e sociedade.
SUGESTÃO DE LEITURA
Flotante, de David Wiesner
Obra diversas vezes premiada e vencedora, em 2007, da medalha Caldecott, Flotante narra, por meio de uma soberba (e exclusiva) combinação de imagens, a história de um menino a quem as grandes ondas do mar entregam, um dia, uma antiga máquina fotográfica subaquática. O mistério e a intriga, motivados pelo estranho aparecimento da câmara e pelas surpreendentes fotografias que guarda, transportam o jovem-protagonista num fantástico périplo marítimo e desafiam-no a resolver os enigmas do jogo para o qual foi, inesperadamente, chamado a participar.
«A Cidade Portuária do Século XXI | Novos Desafios na relação Porto-Cidade»
O lançamento do livro “A Cidade Portuária do Século XXI – Novos Desafios na relação Porto – Cidade” publicado pela RETE, celebra o seu décimo aniversário, tendo dedicado um capítulo ao trabalho desenvolvido por esta associação ao longo dos útimos 10 anos. Trata-se de uma obra fundamental para entender a cidade portuária contemporânea, as chaves e componentes das relações Porto – Cidade.
Investigadores lançam livro ilustrado sobre raias e tubarões dos Açores
O primeiro catálogo ilustrado publicado em Portugal sobre raias e tubarões, da autoria de investigadores das universidades dos Açores e de São Paulo, no Brasil, descreve 52 espécies encontradas no mar dos Açores, incluindo algumas quase desconhecidas.
O “Catálogo Ilustrativo de Raias e Tubarões dos Açores” é um trabalho dos investigadores João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, e Otto Gadig, da Universidade Estadual Paulista.
TESE DE DOUTORAMENTO DE EUGENE PASCELE LACERDA
O Atlântico Açoriano
O tema condutor do trabalho é a “Açorianidade”, uma categoria de apelo identitário, utilizada nos Açores (Portugal) e por comunidades de imigrantes e descendentes de açorianos localizadas em vários países. Tomando-a como um universo discursivo que constitui umaideia de nação para além das fronteiras nacionais, o trabalho procura fornecer um corpus etnográfico para este tema genérico, desdobrando-o em várias dimensões temáticas, segundo pesquisas de campo multi-situadas, na região da Nova Inglaterra (EUA), Arquipélago dos Açores e Sul do Brasil.