Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
SUGESTÃO DE LEITURA
Lendas do Mar, de José Jorge Letria
Esta colectânea é composta por sete histórias que abre muitas portas intertextuais. O livro abre com a lenda «Castigo de Sal», texto que nos situa, desde logo, num tempo longínquo, imemorável. O Grande Deus das Águas é desafiado pela filha e o resultado e o castigo da sua irreverência redundaram numa lição. Partindo, de novo, da ideia de que a Água é temperamental por natureza, sendo dona de uma força quase incontrolável pela Terra, a narrativa «Grão a Grão se trava o mar».
De conquistas é igualmente feita a lenda «O Reino das Sete Ondas», cujo protagonista, um rei, enfadado com uma vida repleta de sonhos realizados e objectivos atingidos, resolve recorrer às engenhosas magias da feiticeira Maresia, para aliviar a sua melancolia. E assim fez a feiticeira ao arquitectar, com a ajuda de uma fêmea do albatroz-real, o nascimento de ciclos sucessivos de sete ondas.
Em «Os Três Avisos do Mar’, uma história que adverte metaforicamente contra os perigos da ambição, intervém, de novo, o Grande Deus das Águas. É ele que dá uma grande lição a um velho e obstinado pescador que, de ouvidos tapados, ignora os sábios avisos de outro pescador, de uma gaivota e de um peixe-voador. Em «A Ambição das Luas», relata-se o modo como nasceram as ilhas. As duas histórias que fecham o livro, «O Dia da Sereia» e «A Fada das Ondas», são dominadas por seres femininos: uma sereia e uma fada.
Nesta obra, com uma forte componente maravilhosa, cruzam-se tópicos como a ambição, a solidariedade, a união, a aceitação da diferença e o sonho.