Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APSS e Instituto Hidrográfico assinam contrato de cooperação para produção de cartografia hidrográfica oficial

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e o Instituto Hidrográfico (IH) assinaram um Contrato Interadministrativo de Cooperação que visa a produção de cartografia hidrográfica oficial para os Portos de Setúbal e Sesimbra. A assinatura do protocolo contou com a presença dos membros do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, Carla Ribeiro e Ricardo Roque e do Contra-Almirante João Paulo Ramalho Marreiros e Capitão-de-fragata Carlos Videira Marques, pelo Instituto Hidrográfico.

O contrato tem como objetivo garantir a segurança da navegação, a acessibilidade marítima e a salvaguarda ambiental, através da realização de um conjunto de atividades essenciais, nomeadamente ao nível do intercâmbio de informação técnica e científica; partilha de informação hidrográfica; atualização da Cartografia Náutica; observação de marés, correntes e agitação marítima e acesso a Cartografia Digital.

Com um investimento previsto de cerca de 500 mil euros, o contrato irá vigorar até 31 de dezembro de 2027, garantindo que o Instituto Hidrográfico execute os levantamentos hidrográficos programados nos principais canais de acesso aos portos, nomeadamente:
- Canal da Barra;
- Canal Norte (Jusante);
- Canal Norte (Curva/RO-RO);
- Canal Norte (RO-RO/Sapec);
- Canal Sul (Bacias Terminais Nascente);
- Canal Sul (Centro).

De acordo com Carlos Correia, “este acordo representa um passo fundamental para o reforço da segurança e eficiência das infraestruturas portuárias de Setúbal e Sesimbra, permitindo um conhecimento aprofundado das condições hidrográficas e contribuindo para a melhoria da gestão e operação portuária.”

A colaboração entre a APSS e o Instituto Hidrográfico reforça o compromisso de ambas as entidades na modernização e segurança da atividade portuária, assegurando a sustentabilidade e competitividade dos portos na região.