Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

O navio hidrográfico da Marinha NRP D. Carlos I encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos nos montes submarinos Gettysburg e Ormonde, os picos principais do banco do Gorringe, no âmbito do programa SEAMAP 2030.
​​​
Ao longo de 130 horas de sondagem o navio da Marinha usou os modernos sistemas de sondadores multifeixe para efetuar o levantamento de uma área de 2 200 quilómetros quadrados, recolhendo os dados batimétricos que oferecem pela primeira vez um modelo completo e contínuo do Banco do Gorringe.

Esta montanha submarina foi registada pela primeira vez em 1875 por Henry Gorringe, comandante do navio norte-americano Gettysburg, no decurso de uma missão de mapeamento do fundo Atlântico.

O programa SEAMAP 2023 é um programa conduzido pelo Instituto Hidrográfico com o objetivo de obter uma cobertura batimétrica, contínua e completa, com multifeixe, do mar Português. Com o esforço atual completa-se o modelo de uma estrutura geológica de caraterísticas únicas situada a 240 km a oeste-sudoeste do Cabo de S. Vicente. É a maior montanha submarina portuguesa com profundidades que variam desde os 5 000 metros, na sua base, até aos 25 metros na zona menos profunda.
​​​
É através de parcerias de desenvolvimento assim como do trabalho do Comando Naval juntamente com o Instituto Hidrográfico que são realizadas missões no âmbito científico para promover a investigação e o monitoramento ambiental.

Desde 2015, o banco do Gorringe integra a lista de áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000, um reconhecimento do valor natural desta montanha singular que se ergue no fundo do mar.