Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Número de passageiros desembarcados em portos nos Açores sobe 19,08% em março

 Os números publicados na página do SREA e consultados pela Lusa revelam que, em março, desembarcaram nos portos da região 31.609 passageiros, provenientes de viagens interilhas, mais 5.065 (19,08%) do que no mesmo mês em 2024.

Em janeiro e fevereiro, a região tinha registado quebras no número de desembarques em portos, mas a subida de março foi suficiente para equilibrar os valores do primeiro trimestre.

No total, nos primeiros três meses do ano, contabilizaram-se 74.877 desembarques, mais 510 (0,69%) do que no período homólogo.

Na época baixa, há apenas ligações marítimas de passageiros nos Açores entre as ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e entre Flores e Corvo.

Em março, quase todas as ilhas registaram uma subida de desembarques, com exceção das Flores.

A ilha do Faial, que tem várias viagens diárias para o Pico, durante todo o ano, foi a que registou maior movimento de passageiros, com 14.998 desembarques, mais 22,63% do que no período homólogo.

Já a ilha do Pico, que habitualmente tem o maior número de desembarques da região, somou 14.506 passageiros, verificando um aumento de 14,26% em comparação com março de 2024.

A ilha de São Jorge, que também tem ligações ao Pico e ao Faial, durante todo o ano, registou a maior subida em termos percentuais (44,33%), com um total de 1.986 desembarques.

No grupo Ocidental, também há viagens por via marítima entre Flores e Corvo, durante todo o ano.

Nas Flores, o número de desembarques baixou 29,63%, passando de 81 para 57, enquanto no Corvo aumentou 3,33%, de 60 para 62 passageiros.

Olhando para o valor acumulado do primeiro trimestre, apenas São Jorge (9,45%) e Faial (1,78%) apresentam uma subida no número de passageiros desembarcados.

O Pico regista uma quebra de 0,92%, enquanto as Flores baixam 53,55% e o Corvo 27,78%.

Desde 2020 está suspensa a operação sazonal da Atlânticoline, que ligava todas as ilhas do arquipélago (com exceção do Corvo), com navios de maior dimensão, entre maio e setembro.

Nos meses de época alta (de junho a setembro), há agora apenas ligações marítimas entre as ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e entre as Flores e o Corvo (grupo Ocidental).

fonte