Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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MADEIRA
Remoção do velho guindaste do porto do Caniçal
Foi removida e abatida para a sucata a velha grua do porto de pesca do Caniçal. A operação de desmontagem e remoção obrigou a cuidados redobrados, mas foi concluída com sucesso.
O equipamento havia sido desmontado do cais do Porto Novo e montado no porto de pesca do Caniçal em 2005, mas uma avaria tornou-o inoperacional há quatro anos, por o valor da despesa não justificar o arranjo.
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TLA
Terminal Logístico Automóvel aposta no aTrans para gestão do transporte de viatura
O TLA – Terminal Logístico Automóvel, novo projecto do Grupo SAPEC e do Grupo Barraqueiro, reforçou a oferta do Porto de Setúbal para a logística automóvel. A actividade já arrancou e a gestão operacional está a cargo do software aTrans.
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Maio deu «inflexão na curva»:
Sines disparou (+80%) e deu «grande impulso» nacional
«O grande impulso para o actual comportamento global positivo é induzido maioritariamente pelo Porto de Sines, que no mês de Maio, ao registar um acréscimo homólogo de +80%, fixa em termos acumulados um crescimento de +17,9% que corresponde a +3 milhões de toneladas», aponta o mais recente relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Recorde-se que, no total de todos dos segmentos de carga, os portos do Continente movimentaram 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões de toneladas do que no período homólogo de 2020 – um crescimento de 5,8%.
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Porto de Lisboa ultrapassa nova etapa de recuperação e cresce 9,3% até Maio de 2021
O Porto de Lisboa prossegue o seu caminho de reabilitação gradual, tendo, novamente, merecido destaque por parte da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), no mais recente relatório sobre a movimentação de cargas nos portos do Continente, até Maio. O porto lisboeta cresceu +9,3% face a Janeiro-Maio de 2020 e atingiu um «desempenho positivo» nos contentores, com uma subida homóloga de +32,9%.
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Ministro do Mar visitou novo Quebra-Mar de Angeiras
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou no sábado o novo Quebra-Mar de Angeiras, infraestrutura construída pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) para aumentar a segurança da navegação neste porto.
Acompanharam a visita a Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho, a Presidente da Camara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, a Deputada à Assembleia da República Ana Paula Vitorino, e o Diretor-Geral da DGRM José Carlos Simão.
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CONTENTORES
Portos movimentam 1,27 milhões de TEU e crescem 13,4% até Maio
Segundo dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros cinco meses de 2021 foram movimentados nos portos do Continente um total de 787,62 mil contentores (+14%) que correspondeu a um volume de cerca de 1,27 milhões TEU (a uma média de 1,61 TEU por unidade) que excedeu em +149,5 mil TEU (+13,4%) o registo efectuado no período homólogo de 2020.
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Encomendas de porta-contentores recordistas
Segmento «New Panamax» com 40% do total
As encomendas de novos navios porta-contentores estão em crescendo assinalável, tendo, neste primeiro semestre de 2021, atingido novos records. Registaram-se 286 novas encomendas neste sector de navios,com cerca de 40% de todas as encomendas a ocorrer no segmento "New Panamax".
De acordo com o relatório da ‘Vessels Value‘, o primeiro semestre demonstrou a dinâmica do mercado no que toca a novas encomendas no domínio dos navios porta-contentores, tendo-se atingido, na sequência dessa tendência, um record que bate, em larga escala, os registos anteriores.
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Governo aprova despacho que prolonga e ajusta o apoio à economia do mar do Fundo Azul
O Governo ajustou e prolongou o apoio do Fundo Azul, para as atividades ligadas à economia do mar e à proteção do património natural, por prever que o impacto da pandemia se possa prolongar para 2022, segundo despacho esta segunda-feira publicado.
O diploma altera medidas extraordinárias no âmbito do Fundo Azul, criadas em maio de 2020 para agilizar pagamentos e tornar elegíveis despesas de iniciativas suspensas devido à Covid-19, prosseguindo com o apoio e aprofundando as medidas de mitigação dos impactos económicos do surto epidémico.
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Movimento de carga nos portos continentais aumenta 36,4% em maio
O volume de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente totalizou 7,6 milhões de toneladas em maio, um aumento de 36,4% comparativamente a igual mês de 2020, marcado por baixa atividade, devido à pandemia, divulgou a AMT, esta quarta-feira.
“O mês de maio introduz uma inflexão na curva do volume acumulado de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente, ao registar um total de 7,6 milhões de toneladas, que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,4%, que fixa um acréscimo de 5,8% no movimento total observado no período janeiro-maio de 2021, que, assim, ascende a 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões do que no período homólogo de 2020”, concluiu a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
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Porto de Aveiro cresce 19% no primeiro semestre de 2021
O movimento do Porto de Aveiro registado no primeiro semestre de 2021 foi de 2,9 milhões de toneladas, a que corresponde um crescimento de 19,19%, traduzindo uma nova marca histórica desta infraestrutura portuária.
Este crescimento registou-se em todas as tipologias de carga, com destaque para a carga geral fraccionada, com um aumento de 24% (953 mil toneladas), e para o segmento de granéis líquidos, com um aumento de 22%, totalizando um movimento de 735 mil toneladas.
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Porto de Setúbal cresce 6,5% até junho
O Porto de Setúbal cresceu 6,5% no 1º semestre face a igual período em 2020, com 3,4 milhões de toneladas movimentadas. Alavancado pela carga geral, que atingiu o valor 2 milhões de toneladas (aumento de 21% no semestre), este crescimento acentua o contributo do porto para a recuperação da economia da nacional.
Por modos da carga geral, a carga fracionada cresceu 38%, com 832 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 137 mil unidades e a carga contentorizada, 14,5%, com 91 mil TEU´s.
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EM 4 PORTOS DO NORTE, ATÉ 2023
Governo contratualiza 4,1 milhões de euros em dragagens
O Governo vai investir, até 2023, um total de 4,12 milhões de euros em dragagens anuais nos portos de Vila Praia de Âncora (Caminha), Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi anunciado esta segunda-feira. O investimento consta de um contrato celebrado, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a empresa Rohde Nielsen.
Em causa estão dragagens de um total de 525 mil metros cúbicos de areia, repartidos pelos portos de Vila do Conde (130 mil metros cúbicos) e Póvoa de Varzim (200 mil), no distrito do Porto, Esposende (115 mil), distrito de Braga, e Vila Praia de Âncora (80 mil), distrito de Viana do Castelo.
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JORGE DELGADO
Corredor Internacional Sul permitirá alteração profunda no acesso dos portos à fronteira
Durante a intervenção no seminário ‘Corredor Internacional Sul – a sua importância estratégica’, o Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, enfatizou a importância do Corredor Internacional Sul no acesso dos portos à região Sul e à fronteira.
Na abertura da sessão do evento online, o governante deu ênfase à importância do investimento português no Corredor Internacional Sul, que consiste na «construção de 90 quilómetros de nova linha que permitirá uma alteração profunda no acesso dos portos da região sul do país à fronteira, reduzindo a distância percorrida em 150 quilómetros, bem como o tempo de viagem».
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No Domínio dos Transportes Marítimos e dos Portos
Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Índia
Foi publicado no Diário da República, Série I, o Decreto n.º 18/2021, que Aprova o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Índia no Domínio dos Transportes Marítimos e dos Portos, assinado em Nova Deli, em 14 de fevereiro de 2020, cujo texto, nas versões autenticadas, nas línguas portuguesa, inglesa e hindi, consta publicado em anexo ao referido decreto-lei.
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PORTO DE LISBOA
«St Helena» descarregou dois todo-o-terreno no Terminal de Santa Apolónia
A 15 de Julho, o navio ‘St Helena’ deixou o Porto de Lisboa, após a conclusão de uma operação de descarga de dois veículos todo-o-terreno. A operação de descarga teve lugar no Terminal de Contentores de Santa Apolónia.
O navio ‘St Helena’ descarregou dois veículos todo-o-terreno referentes à competição EXTREME E, bem como outro equipamento necessário à logística do navio e da prova.
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Grupo Sousa segue tendência dos gigantes do Shipping e reforça vertente logística terrestre
O Grupo Sousa está prestes a materializar, através da subsidiária ETF – Empresa de Tráfego do Funchal, a aquisição da operadora logística LOGIC. A informação foi publicada no site da Autoridade da Concorrência (AdC) e dá conta do processo de aquisição da operadora logística dedicado à prestação de serviços de logística integrada, incluindo o armazenamento e distribuição, LOGIC, por parte do grupo logístico-marítimo português.
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LASO escolhida para transportar 18 rebocáveis, desde Herência até ao Porto de Barcelona
A transportadora rodoviária de mercadorias – especializada em cargas de projecto e transporte de componentes de dimensões significativas – foi seleccionada para participar neste projecto, que implicará o carregamento, por via rodoviária, 18 rebocáveis, desde Herência (município espanhol na província de Ciudad Real, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha).
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Porto de Sines a crescer mais de 23%
Os números do primeiro semestre de 2021 revelam a trajetória de crescimento que tem vindo a ser apresentada desde o final do ano anterior pelo Porto de Sines. No conjunto de todos os segmentos de carga, uma movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas representa um crescimento homólogo de 23.8%. Esta evolução positiva deve ser associada à flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado.
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Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebe concerto ao ar livre e à luz das velas
O terraço do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai ser o palco de um concerto especial. Algumas das obras mais famosas de Vivaldi serão tocadas por um quarteto de cordas à luz das velas, em ambiente intimista e ao ar livre, com vista para o mar.
O espectáculo acontece na noite de 24 de Julho, às 21.30, com a duração de uma hora.
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APDL vê aprovada Candidatura de Estudo para a Sustentabilidade, ao Programa Connecting Europe Facility - Transport
Foi aprovada no dia 15 de julho a candidatura da APDL “Studies for the Sustainable Development of the Port Cluster of Leixões”, a única candidatura portuguesa a merecer aprovação na CALL 2020, do Connecting Europe Facility - Transport.
A Acção, com um valor de investimento aprovado de 990 mil euros e uma taxa de comparticipação de 50% (correspondendo a um co-financiamento de 495 mil euros), consiste em estudos preparatórios para intervenções nas áreas de resiliência das infraestruturas de proteção marítima e transição energética no Porto de Leixões e Cais da Arrábida na Via Navegável do Douro.