Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
APSS certificada em Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
A APSS, SA foi de novo certificada, agora no âmbito da ISO 45001:2018, norma global para sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.
O processo de certificação foi conduzido pela LLOYD’S REGISTER (LR) e envolveu a participação ativa, através de contributos, dos colaboradores de todas áreas da empresa em duas fases: a primeira na preparação da transição da norma OSHAS 18001, que deixa de vigorar este mês, para o novo referencial ISO 45001, auditada em maio de 2021; a segunda, numa auditoria de certificação com a duração de 5 dias, entre os meses de junho e julho de 2021.
![]() |
PORTOS DOS AÇORES
Assente último «caixotão» da construção de ponte-cais nas Lajes das Flores
A Portos dos Açores, que tutela os portos açorianos, informa ter sido assente o último ‘caixotão’ da empreitada relativa à construção de ponte-cais no Porto das Lajes das Flores, no âmbito da recuperação de infra-estruturas dos prejuízos resultantes do furacão ‘Lorenzo’, que assolou o arquipélago dos Açores nos dias 1 e 2 de Outubro de 2019.
![]() |
Governo quer fomentar emprego no mar, descarbonizar economia e incentivar produtividade
O plano de ação da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2021-2030, publicado quarta-feira em Diário da República, contém 185 medidas, como fomentar o emprego e a economia azul circular e sustentável, criando incentivos “para a dinamização do emprego azul altamente qualificado”, nomeadamente de um voucher emprego azul.
![]() |
Porto de Setúbal mantém trajectória positiva
Mais 3,2% de toneladas até julho
O Porto de Setúbal movimentou 3,9 milhões de toneladas até julho de 2021, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2020. O desempenho positivo do Porto de Setúbal tem vindo a ser dominante no decorrer deste ano, apresentando um crescimento de cargas consistente e bastante activo como plataforma de expedição das exportações nacionais.
![]() |
FABIEN COSTEAU:
Temos de construir a Estação Espacial Internacional dos Mares
Neto mais velho de Jacques-Yves Cousteau, Fabien ainda tentou carreira no marketing, mas a força do apelido foi mais forte e tornou-se um aquanauta. Depois de uma participação na Glex Summit 2021, organizada pelo Clube de Exploradores de Nova Iorque e pela Expanding World, de Manuel Vaz, falou ao DN por zoom sobre passar 31 dias debaixo de água, a necessidade de investir tanto em explorar os oceanos como o espaço e sobre o seu laboratório submarino Proteus.
![]() |
Sines com picos de congestionamento nas importações do Extremo Oriente
À excepção de Sines, apenas pequenos navios estão a chegar aos portos nacionais. No maior porto português, José Luís Cacho reconhece o atraso de algumas mercadorias de importação, mas diz que a maior parte dos congestionamentos está a aligeirar.
![]() |
VÍDEO RTP - 1975
Comercialização de Bacalhau
Reportagem de Pitacas Antunes sobre a comercialização de bacalhau, a propósito da sessão de formação de fiscais da Direcção-Geral da Fiscalização Económica (DGFE), orientada por técnicos da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau (CRCB).
![]() |
Porto de Lisboa assinala «recuperação gradual» com 178 mil TEU movimentados até Junho
O Porto de Lisboa continua a navegar a rota da revitalização operacional, assim confirmando as perspectivas de José Castel-Branco (administrador da APL) e de Diogo Vaz Marecos (administrador Yilport Iberia). Entre Janeiro e Junho, a plataforma portuária movimentou 178 mil TEU.
![]() |
Mais de 80 projectos aquícolas em curso com investimento de 102,8 milhões
Mais de 80 projectos aquícolas estão em curso, sobretudo no Algarve, envolvendo 102,8 milhões de euros de investimento, com 40,9 milhões de euros de apoio público, através do programa operacional Mar 2020, foi anunciado.
"Com apoio do Mar 2020, 81 projetos de empresas aquícolas estão em curso, envolvendo um investimento de 102,8 milhões de euros e que contam com um apoio público de 40,94 milhões de euros", lê-se numa nota divulgada no 'site' do Mar 2020.
![]() |
Veleiros no Porto de Leixões
O Porto de Leixões acolhe na Estação de Passageiros, em Leça da Palmeira, dois veleiros muito especiais.
O AVONTUUR pertencente à comunidade TIMBERCOAST e que se dedica ao transporte ecológico de mercadorias, utilizando a energia eólica, e o DE GALLANT pertencente, desde 2017, à companhia Blue Schooner Company, que se baseia igualmente numa alternativa ecológica ao transporte marítimo tradicional.
![]() |
VÍDEO RTP - 1976
Guindastes para o Bahrein
Setúbal, carregamento e transporte de dois guindastes construídos pela empresa de construção civil "Mague", para uma encomenda do Bahrein, no Golfo Pérsico. (21.11.1976)
![]() |
Economia do Mar: As oportunidades azuis que Portugal não pode deixar escapar
Em Portugal, a economia do mar assume-se de extrema relevância: corresponde a cerca de 5% do PIB, 5% das exportações e 4% do emprego nacionais. Estes valores estão entre os mais elevados nos Estados-membros da União Europeia (UE). A isto, soma-se o facto de ser verdadeiramente resiliente em tempos de crise: em 2008, os setores da economia do mar mantiveram-se robustos na geração de receita ena retenção de emprego. Contudo, importa equacionar as ameaças: desde as alterações climáticas e os seus efeitos até à atual crise pandémica, que desafios enfrenta a economia do mar?
![]() |
Empresa do Dubai desenvolve sistema que promete agilizar armazenamento e transporte de contentores
A DP World, uma operadora portuária sediada no Dubai, desenvolveu uma inovação que permite economizar tempo e espaço, noticia a ‘CNN’. A tecnologia, que está a ser testada no porto de Jebel Ali, visa agilizar, melhorar e automatizar a maneira como os contentores são armazenados, transportados e entregues.
![]() |
Mar 2020 com taxa de execução de 56% em Julho de 2021
A Autoridade Gestora do Programa Operacional Mar 2020 informa que, em final de Julho, 6.326 projectos estavam aprovados, os quais envolvem um investimento de 701,5 milhões de euros e contam com um apoio público de 470,7 milhões de euros.
Desses projectos, 60% da despesa aprovada está já executada. Já a taxa de execução do programa é agora de 56% da dotação programada.
![]() |
Porto de Viana do Castelo recebeu o «TITLIS» para operação de descarga de estilha de madeira
O Porto de Viana do Castelo recebeu a escala do navio ‘TITLIS’, proveniente de Tarragona, em Espanha, para descarregar estilha de madeira destinada à fábrica de papel D.S. Smith.
O Porto de Viana do Castelo vinca, no seguimento desta operação de descarga, que se encontra «idealmente situado para atender às necessidades desta importante unidade industrial». Recorde-se que esta empresa, pela actividade industrial que desenvolve, assume «uma posição relevante no contexto florestal português», assinala ainda a infra-estrutura portuária.
![]() |
276 mil euros para a Portos dos Açores apoiar cluster do mar dos Açores
O Governo dos Açores decidiu autorizar a celebração de um contrato-programa entre a Região Autónoma dos Açores e a empresa Portos dos Açores, S.A., no montante de 275.997,32 euros, para os anos económicos de 2021 a 2024, destinado a apoiar a empresa com os encargos da mesma no apoio técnico ao projecto integrado no “cluster do mar dos Açores”.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Aveiport comandou descarga de 2,3 toneladas de «waste woodchips» no terminal ro-ro
O operador portuário Aveiport – que integra o Grupo ETE desde 2007 – comandou a operação de descarga de 2,328 toneladas de waste woodchips (cavacos de madeira) no terminal ro-ro do Porto de Aveiro, na sequência da escala no navio ‘Amberland’
![]() |
PORTOS DOS AÇORES
EMPRESA PÚBLICA ENCARREGUE DA GESTÃO UNIFICADA DOS PORTOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES COMPLETA 10 ANOS
Cumpriu-se este domingo, 22 de agosto, 10 anos da constituição da Portos dos Açores, S.A. (PA), em resultado da publicação do diploma regional que determinou a administração e gestão unificada dos portos das Região Autónoma dos Açores, tarefa cometida, então, há uma década, a esta sociedade comercial, em substituição de um modelo tripolar, já na altura de cariz empresarial público, que vigorava desde 2003 e que se prolongou até 2011.
![]() |
ATÉ FINAL DE 2019
Concessões portuárias representaram um investimento total de 1,1 mil milhões
De acordo com o último relatório da AMT sobre o Ecossistema Portuário, as 26 concessões foram alvo, desde o seu início até Dezembro de 2019, de investimentos de 1,1 mil milhões de euros, sendo 86,7% deste investimento assumido pelas concessionárias e 13,3% pelas Administrações Portuárias (concedente). Este valor total excede largamente, os 732 milhões de euros previstos nos contratos de concessão.
![]() |
Urge captar novos talentos:
«Indústria marítima precisa de trabalhar mais para se promover»
O horizonte do sector do transporte marítimo poderá navegar águas tumultuosas no futuro, devido à crescente escassez de marítimos – depois da Drewry, foi a BIMCO a alertar para o problema estrutural que poderá ameaçar o desenvolvimento do sector. Para Henrik Jensen, da Danica Crewing Specialists, urge captar novos talentos: para tal, a indústria tem de «trabalhar mais para se promover» de forma mais apelativa.