Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Pedro Marques (Ership):
«Duplicámos os ritmos de carga/descarga que se faziam no TMB»
Pedro Marques, membro da direcção da Ership Portugal, foi um dos convidados do segmento online ‘Conversas de Bordo’, organizado pela APAT e que versou sobre o ecossistema logístico centrado no Porto de Lisboa. O responsável abordou o processo de entrada do Grupo Ership no terminal multiusos TMB e as mudanças que foram entretanto operadas para maximizar a infra-estrutura.
![]() |
Paquete Funchal transformado em hotel flutuante
O paquete Funchal vai ser transformado num hotel flutuante. Ao fim de 60 anos, o navio de cruzeiros português saiu finalmente do cais da Matinha, onde estava atracada desde janeiro de 2015. Os cinco milionários norte-americanos que compraram a embarcação pretendem transformá-la numa unidade de cinco estrelas, com 200 quartos, e que ficará instalada em Lisboa.
![]() |
INOVSEA avança com vista à inovação da Economia do Mar
O Projeto INOVSEA deu os primeiros passos rumo à inovação da economia de mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego com o levantamento da capacidade de oferta instalada nas mesmas e a elaboração do respetivo plano de acção.
O estudo da capacidade de oferta e o plano de ação estão disponíveis para consulta na plataforma do projeto onde poderá também deixar a sua opinião e sugestões de melhoria para a dinamização das várias fileiras da economia do mar até ao dia 31 de julho.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO:
2021 vai ser o melhor ano de sempre para o Porto de Sines
O Porto de Sines não está a sentir efeitos da pandemia e prevê que 2021 seja "o melhor ano de sempre", estimando crescer 10% a 15% este ano.
Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, garante que a sustentabilidade futura da infraestrutura "está assegurada" com novos negócios e novas cargas, que "possam vir a substituir a economia do petróleo".
![]() |
Terminal Petroleiro de Leixões realizou exercício de simulacro de incêndio
Realizou-se a 15 de Julho, no Porto de Leixões, um Exercício de Simulacro e Treino de Combate a Incêndio no Terminal Petroleiro de Leixões, promovido pela empresa GALP, em estreita articulação com os serviços da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
A realização deste exercício de simulacro de treino de combate a incêndios, permitiu ao Porto de Leixões e restantes autoridades e organismos com responsabilidade e competências nesta matéria, «testar, validar e aperfeiçoar os seus dispositivos de resposta em caso de incêndio num tanque com produtos derivados de petróleo», informa a administração portuária.
![]() |
Portugal designa Marítimos como Trabalhadores Essenciais
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que Portugal integra a listas dos Membros da Organização Marítima Internacional (IMO) que já designaram os Marítimos como trabalhadores essenciais.
Reconhece-se o papel crucial desempenhado pelo setor do transporte marítimo internacional e pelos marítimos, principalmente no momento pandémico em que vivemos, para a manutenção de cadeias de abastecimento globais, assegurando a circulação de 90% dos bens, incluindo os materiais médicos de primeira necessidade, produtos alimentares e combustível.
![]() |
9 projetos financiados pelo programa Crescimento Azul apresentaram os seus produtos e tecnologias inovadoras
A segunda sessão de apresentação dos projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014‑2021, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar, decorreu recentemente, em formato digital.
A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que reforçou a importância destas sessões para dar a conhecer a diversidade dos projetos aprovados, representativos de uma economia azul vasta em termos de áreas de aplicação, e possibilitar a interação entre os Promotores.
![]() |
Caravel, o veículo robótico que vai navegar sozinho entre o Porto e os Açores
Prémio de 300 mil euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) permitirá a Renato Mendes e à sua equipa um duplo objectivo: demonstrar a tecnologia de um veículo autónomo de superfície e, ao mesmo tempo, a ciência que ele permite fazer numa travessia inédita.
![]() |
Porto de Aveiro com sistema inovador
Projecto em parceria com Altice ajuda a gerir cargas
Gerir os espaços para parquear cargas no porto de Aveiro vai ser mais fácil, graças a um projecto inovador que está a ser desenvolvido em parceria com a Altice Labs.
Actualmente, "é preciso medir diariamente as áreas ocupadas e as áreas livres e fazem-se arranjos" para os operadores saberem onde colocar as cargas, explica Fátima Alves, presidente da administração portuária. Com a aplicação que está a ser criada, que monitoriza o espaço com a ajuda de sensores, "o processo é muito mais agilizado, dá-nos mais certezas e a informação que transmitimos ao operador é muito mais rápida", acrescentou, adiantando que o objetivo é depois escalar esta solução para outros portos.
![]() |
Secretária de Estado das Pescas esteve em Aljezur para ouvir autarca, pescadores e mariscadores
A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, deslocou-se a Aljezur para uma visita de trabalho, acompanhada pelo Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos - DGRM, José Simão.
O Presidente da Câmara, José Gonçalves e o Vereador António Carvalho, abordaram temas como, o defeso do sargo, as zonas de pesca interdita no concelho, entre outros assuntos.
![]() |
Porto de Aveiro estreia rota marítima com Moçambique
O Porto de Aveiro acaba de estrear uma rota marítima com Moçambique. Recebeu, esta segunda-feira, 12 de Julho, pela primeira vez, um navio proveniente do Porto da Beira, em Moçambique.
A estreia da escala do navio Sassy Sofia contou com a visita oficial do Cônsul Geral de Moçambique acompanhado por uma comitiva constituída por todos os parceiros envolvidos neste novo projeto, a Navigator Company, a PTM Ibérica, a BSL e Aveifoz.
![]() |
Sines quer apostar na logística e no digital - sem perder a energia
Os navios movem-se lentos no horizonte. Na varanda da sede do porto, virada ao mar, José Luís Cacho aponta para o barco atracado no terminal de contentores. Foram embarcações como aquela que, em 2020, deixaram, em Sines, mais de metade das mercadorias e da carga contentorizada que foram processadas por via marítima no País. E, mesmo com a pandemia a afectar o comércio internacional, a atividade do porto de águas profundas cresceu 1 por cento. Um “sinal de grande resiliência”, nota o responsável da administração da principal porta comercial de Portugal para o Atlântico.
![]() |
VALOR É O MAIS ALTO DE SEMPRE NO PERÍODO JANEIRO-ABRIL
Sines atinge quota maioritária de 55%
A análise dos dados referentes à movimentação portuária de mercadorias nos primeiros quatro meses de 2021, levada a cabo pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) dá conta de uma quota maioritária absoluta por parte do Porto de Sines, que, ao atingir os 55%, obteve o «valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos» no que diz respeito à distribuição, por porto, dos volumes de carga movimentada.
Segundo o documento da AMT, a análise dos dados «reflecte a quota maioritária absoluta detida pelo Porto de Sines, que atinge o valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos, 55%, superior em 4,2 pontos percentuais à que detinha no mesmo período em 2020».
![]() |
Docapesca investe 406.000 euros para melhorar portos de pesca de Peniche e da Figueira da Foz
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, lançou dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz.
A execução da empreitada de requalificação da lota de Peniche representa um investimento global de 376.100€. A intervenção contempla um conjunto de operações em diversas zonas do porto, nomeadamente as que estão reservadas às operações com pescado, áreas técnicas e de empilhadores, instalações para trabalhadores e sanitárias. A requalificação visa a melhoria das condições da segurança alimentar da lota, com vista à certificação pelo referencial ISO22000, contribuindo para a valorização do pescado.
![]() |
APDL recebe Presidente da CCDR-N no Porto de Leixões
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu quarta-feira, dia 07 de julho, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Célia Ramos, Vice-Presidente, para uma visita ao Porto de Leixões.
O objetivo desta visita foi a apresentação dos principais projetos e investimentos previstos e em curso na APDL e dar a conhecer o funcionamento das suas unidades de negócio, tendo sido evidente a estreita cooperação entre a APDL e a CCDR-N para o desenvolvimento da região norte.
![]() |
Porto de Lisboa cresce 11,8% até Maio com forte contributo dos contentores
O Porto de Lisboa continua a navegar mares de maior estabilidade operacional, tendo, nos primeiros quatro meses do ano, fixado um crescimento de +11,8% face ao mesmo período de 2020.
O relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre a movimentação portuária de cargas entre Janeiro e Abril assinala o «desempenho positivo do Porto de Lisboa», que assentou, «maioritariamente, no mercado da Carga Contentorizada». Este segmento de carga registou, nos primeiros quatro meses de 2021, 1,17 milhões de toneladas, um acréscimo de 261,3 mil toneladas (+28,8%) face ao período de 2020.
![]() |
Maior investimento industrial estrangeiro em Portugal nos últimos dez anos
Repsol vai investir 657 milhões em Sines
A multinacional petroquímica Repsol vai fazer um investimento de 657 milhões de euros para aumentar o complexo industrial em Sines, avança o Jornal de Negócios. Deverão ser criados 375 postos de trabalhos em dois novos polos industriais e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, diz que é “o maior investimento industrial estrangeiro realizado em Portugal nos últimos 10 anos”.
![]() |
Madeira assina protocolo com APRAM de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória
O Governo da Madeira e a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) assinaram um protocolo, no valor máximo de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória devido a atividade de interesse público que lhe estão confiadas pela Região Autónoma da Madeira, explica uma resolução publicada em jornal oficial.
Este protocolo vai vigorar até 31 de dezembro de 2021.
![]() |
MSC Cruzeiros inicia construção do «MSC Euribia», o navio mais ecológico de sempre
Foi cortado o primeiro aço, nos Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado ambientalmente da MSC Cruzeiros até ao momento, e o seu nome foi também revelado.
Com entrada ao serviço prevista para Junho de 2023, o MSC Euribia tornar-se-á no 22º navio da frota da MSC Cruzeiros e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marinho mais limpo disponível actualmente. Como qualquer navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, estará equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. O início da construção do MSC Euribia assinala efectivamente mais um marco no compromisso da Companhia com a sustentabilidade ambiental.
![]() |
Porto de Leixões recebe visita de Autoridade Portuária da Corunha
A APDL recebeu, esta terça-feira, dia 06 de julho, a visita da Autoridade Portuária da Corunha no Porto de Leixões. Esta visita teve como principais objetivos o reforço da cooperação e das relações institucionais existente entre os dois portos, nomeadamente, o acordo de cooperação na área dos Cruzeiros, que já tem promovido importantes operações na faixa Atlântica.